terça-feira, 30 de junho de 2009

CPRH discutirá impactos ambientais do incinerador hospitalar

A Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), promove nesta quarta-feira (01), no município de Moreno, uma audiência pública sobre o estudo e o relatório de impacto ambiental do empreendimento “Unidade de Tratamento Térmico de Resíduos de Saúde”, referente a um incinerador de lixo hospitalar. O incinerador será instalado às margens da BR-232, no km 21, 500 metros após a entrada de Matriz da Luz.

A audiência faz parte do processo de licenciamento ambiental e representa o momento em que o empreendedor, através dos técnicos que elaboraram o relatório, dará explicações a respeito do projeto, inclusive sobre os impactos positivos e negativos que a obra trará ao local, bem como as medidas que serão adotadas para minimizar os impactos causados ao meio ambiente. "A audiência pública pode ser realizada sempre que o empreendimento requerer estudos ambientais, obedecendo aos princípios de publicidade e transparência no licenciamento ambiental", comentou o diretor-presidente da CPRH, Hélio Gurgel.

Além da população de São Lourenço da Mata, também haverá representantes de Moreno, Bonança, Vitória de Santo Antão, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Recife. Além disso, foram convidados a participar da audiência membros de órgãos estaduais e federais, do Ministério Público Estadual e Federal, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e lideranças comunitárias. O encontro acontece no Sesi de Moreno, na av. Cleto Campelo, 2713, Centro.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Divulgados os vencedores do concurso “Declare o seu amor pela Cidade da Copa”

Foram eleitas nesta terça-feira (30) as 10 (dez) melhores frases cadastradas no site oficial da Prefeitura que concorreram a promoção “Declare o seu amor por São Lourenço da Mata”. Cada vencedor receberá o kit da Cidade da Copa com bolsa, camisa, boné, mouse pad, adesivo, e cd com o jingle. As dez melhores frases, de um total de 157 enviadas, foram escolhidas pelo prefeito Ettore Labanca, e pela secretária de Comunicação Social e Institucional, Renata Gondim.

Os ganhadores deverão retirar os seus prêmios a partir desta quarta-feira, dia 1º de julho, até a sexta, dia 3, das 10h às 13h, na recepção do prédio sede da Prefeitura, mediante apresentação do documento de identidade. Confira abaixo os ganhadores:

01 – “São Lourenço, terra, corpo e paixão. Agora mais amarela com a cor da seleção”, Thiago Juan.

02 – “Em 2014 a bola rola e o mundo inteiro celebra São Lourenço da Copa”, José Antônio de Souza Júnior.

03 – “São Lourenço terra nova, capital do pau-brasil. Eleita a Cidade da Copa. Vamos Torcer! Somos Brasil”, Erikson Pereira do Nascimento.

04 – “O sonho se realizou. São Lourenço com a Copa amarelooooouuuuuuu”, Amanda Millena Camilo.

05 – “Palco de tantas lutas e vitórias, São Lourenço da Mata com Labanca, agora é a cidade da copa”, Marta Magalhães.

06 – “Sou filho da terra, sou filho da nação. E com orgulho tenho a Cidade da Copa no coração”, Thiago Juan.

07 – “Todo mundo ligado no telão, São Lourenço agora é só emoção”, Dinas José Nery de Santana.

08 – “Tu és cidade de tradição, raça, amor e paixão. Te amo São Lourenço da Mata”, Geraldo Neto.

09 – “Nela nasci, nela moro, sou desta terra com muito orgulho. São Lourenço é minha vida e também minha paixão”, Natália Fernanda.

10 – “São Lourenço, de tuas matas nasce a esperança de ganharmos, mais uma vez, a tão sonhada taça”, Jamilson Alves Ferreira.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Jornada Municipal de Prevenção das DSTs/HIV/AIDS


Powered by GoodWidgets.com
Foi realizada hoje pela manhã, uma Jornada Municipal de Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, na Câmara de Vereadores. A palestra foi apresentada por François Figueróa (Medico da Secretaria de saúde do estado). O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção destas doenças. Também visa o preparo dos profissionais para a implantação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município.

Na ocasião estiveram presentes, moradores de São Lourenço, Humberto Antunes (Secretario de Saúde), Marta Ramos (Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal), os vereadores, Ricardo Satiro, Leonardo Barbosa, Alcides Francisco, José Leopoldo e Reginaldo Costa.

Rádio Damata FM realizará debate

Nesta quarta-feira, (1) de Julho, a rádio comunitária Damata FM realizará um debate sobre segurança pública a partir das 8h, no programa Revista da Manhã com Ibineias Júnior juntamente com o comandante do 20º batalhão Stênio Farias, e o delegado de São Lourenço Paulo Nogueira.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Parlamento Metropolitano discutirá problema da água

A dificuldade do abastecimento d’água nos municípios é o principal assunto a ser discutido na próxima reunião do Parlamento Metropolitano, que acontece na próxima sexta-feira (03), as 9h30, no Cine Royal, em São Lourenço da Mata. O evento vai contar com a presença do secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Bosco de Almeida.

Representando o município, participa o secretário de Cultura, Adalberto Epaminondas. Para ele, é importante haver esse tipo de discussão na região metropolitana. “Essas discussões são bastante relevantes e mostram resultados. Já discutimos sobre os aterros sanitários e agora sobre recursos hídricos”, ressaltou Adalberto.

O objetivo da reunião é solucionar o problema do abastecimento d’água em Jaboatão, Moreno e São Lourenço da Mata. E para dar continuidade às discussões dos problemas comuns entre as cidades que compõem o Parlamento Metropolitano, o grupo idealizou o I Seminário do Parlamento Comum, que será realizado no dia 6 de julho, a partir das 9h, no auditório do Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, em Recife.

Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata

Município discute ações para a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) começará a funcionar em julho
.

Nesta terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual, promove uma Jornada Municipal de Prevenção das DSTs/HIV/AIDS. O evento, que acontece na Câmara de Vereadores e no Centro Social Urbano, é voltado para os profissionais da saúde do município. Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes de saúde e demais pessoas ligadas à questão, participam de oficinas de trabalho e debates, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção destas doenças. Também visa o preparo dos profissionais para a implantação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município. No local, a população poderá realizar testes capazes de detectar DSTs, além de receber orientações sobre como prevenir tais doenças.

Já a partir de julho, o CTA deve começar a funcionar no Centro de Especialidades Médicas, antigo PAM, na Vila do Reinado, até que seja determinada a sede própria. “A população de São Lourenço da Mata precisa se deslocar para Camaragibe ou Recife para realizar este tipo de exame. Este é mais um grande avanço promovido pelo secretário Humberto Antunes em nosso município”, enfatizou Marta Ramos, Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal.

INFORMAÇÕES - As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DSTs também podem ser transmitidas da mãe infectada para o bebê durante a gravidez ou durante o parto. Podem provocar, assim, a interrupção espontânea da gravidez ou causar graves lesões ao feto.

Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata

Maratona do Forró encerra festejos juninos

População lotou a praça Dom Hélder, no Parque Capibaribe
.
São Lourenço da Mata foi palco, neste último domingo, de mais uma grande festa, que encerrou os festejos juninos no município: a Maratona do Forró. Segundo os organizadores do evento, que é promovido pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), de todas as cidades que receberam os shows, a nossa foi a que apresentou a melhor organização e número de público.

Os são-lourencenses lotaram a praça Dom Hélder, no terminal do Parque Capibaribe, para prestigiar as apresentações de artistas como Genival Lacerda e Banda, João Lacerda e Banda, Ivan Ferraz, e Banda Jaqueta de Couro, dentre um total de 10 (dez) atrações. Quadrilhas juninas também animaram a festa, que ainda contou com uma organizada estrutura de barracas com bebibas e comidas típicas.

O prefeito Ettore Labanca, os secretários municipais de Governo, Maciel Rogério; Cultura Esportes e Juventude, Adalberto Epaminondas; e de Comunicação Social, Renata Gondim; o diretor do Hospital Petrolina, Eduardo Feitosa, e o vereador Leopoldo, também acompanharam a festa.

“Uma festa muito bonita, que coroou o fechamento do ciclo junino em São Lourenço da Mata. E neste momento eu não poderia deixar de elogiar o trabalho do secretário de Cultura (Adalberto Epaminondas), que vem se mostrando muito competente, com eventos organizados e muito bem aprovados pelo povo”, elogiou o prefeito.

O evento foi comemorado também pelos comerciantes, que se mostraram satisfeitos com a renda da noite. “Em um evento como esse ganha o povo, que se diverte, e ganham os comerciantes, que incrementam a renda mensal da família. E nossa preocupação será sempre com esse conjunto”, disse o secretário Adalberto Epaminondas.

Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata

Dois homens presos por tráfico em São Lourenço

Dois homens foram presos na noite de domingo (28), no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Em comum, as prisões têm uma mesma motivação: o tráfico de entorpecentes. Outras semelhanças são que os acusados foram autuados em flagrante e terão o mesmo destino, ou seja, o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

A primeira prisão ocorreu por volta das 20h, na rua 1á Travessa Riachuelo, no bairro Vila do Reinado. O jovem Felipe Douglas da Silva, de 20 anos, foi encontrado com doze papelotes de maconha e onze pedras de crack no bolso traseiro da bermuda que vestia.

Já na avenida Beira Rio, no bairro da Muribara, por volta das 21h30, foi preso Adeilson da Costa Oliveira, de 28 anos. Morador da rua Três Marias, em Santa Mônica, ele estava com 25 papelotes de maconha, um revólver calibre 38 e três munições intactas.

Os dois foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecentes, com o agravante do porte de arma.

Com informações de Manoel Guimarães
repórter de Grande Recife

Tiro no próprio pé

Na semana passada o líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado estadual Augusto Coutinho (DEM), teceu várias críticas ao projeto pernambucano para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Argumentou o parlamentar, entre outras coisas, que o novo estádio corria o risco de virar um “elefante branco”, e que o grande volume de investimentos necessários para viabilizar a nova arena e chamada “cidade da copa” seria um desperdício. Coutinho defende que uma reforma no Arruda seria a solução mais viável e barata para o Estado.

Ante a polêmica, o site oficial da bancada oposicionista lançou uma enquete sobre o tema. O resultado parcial no deve estar agradando muito ao deputado. Até o momento a maioria dos internautas, 76%, diz concordar com o investimento de R$1,6 bilhão para o erguimento da Cidade da Copa, enquanto apenas 24% dos visitantes se posicionaram contra o projeto.

(Informações Blog da Folha)

Rádio Damata estréia novo programa

Gil Moraes
A partir desta segunda-feira a Rádio Damata FM, estréia o novo programa Ídolos do Povo, o programa será apresentado por Gil Moraes de segunda a sexta-feira das 18h às 19h, com isso o programa Revista da Cidade que tem como apresentadores Mário Silva e Fausto Neto terá novo horário será das 16h às 18h.

domingo, 28 de junho de 2009

Últimos preparativos para fennearte

Entre terça e quarta-feira, será realizada na secretaria de cultura uma reunião para definir os últimos detalhes com os artesãos do nosso município que vão representa São Lourenço na fennearte, no centro de convenções entre os dias (3) e (12) de julho.

Ultima reunião ordinária

Nesta segunda-feira (29), a câmara de vereadores realizará a ultima reunião ordinária do mês de junho. A câmara entrará em recesso neste mês de julho e só voltará no mês de agosto.

Domingo de muito forró em São Lourenço

Os festejos de São João ainda não acabaram em São Lourenço da Mata. Para este domingo (28), o Governo do Estado, por meio da Empetur, traz ao município a “Maratona do Forró”. A festa acontece no terminal do Parque Capibaribe, a partir das 16h, e se estende até a madrugada da segunda-feira.

Serão dez (10) atrações:

Ary Sanfoneiro Cantador e Banda

Eduardo Anízio e Banda Jaqueta de Couro

João Paulo Jr

Aracílio Araújo e Banda Forró Sem Fronteiras

Ivan Ferraz e Banda Forró Verso e Viola

Genival Lacerda e Banda

João Lacerda e Banda

Banda Kartuxo

Luizinho Calixto

Banda Baião de 6

Resultado da Enquete

Você concorda com o voto obrigatório ?

Sim - 24,14% (21 votos)

Não - 75,86% (66 votos)

Total: 87 votos

Em breve a nova enquete!

sábado, 27 de junho de 2009

Acidente na BR-408 deixa uma pessoa morta

Um acidente envolvendo dois veículos passeio e um caminhão provocou uma morte e seis feridos, na BR-408, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu no final da manhã deste sábado (27), por volta das 10h30, nas proximidades do trevo de São Lourenço.

A vítima fatal foi Moacir Bezerra da Silva, de 60 anos. O corpo dele já está no Instituto de Medicina Legal, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Até então, nenhum familiar da vítima apareceu no local. A previsão é que o corpo seja liberado ainda neste sábado.

Fonte: Diario de Pernambuco

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Palestra da Amicro fala sobre informalidade

Vanessa Martins
Nesta sexta-feira (26), na sede da Amicro no Parque Capibaribe, foi realizada uma palestra sobre a MEI (Micro Empreendedor Individual), a palestra foi apresentada pela Vanessa Martins (Proprietária da Contabilize Contabilidade).

O objetivo da MEI é simplesmente tirar empreendedores da informalidade e dar estrutura necessária para a sua empresa. As
inscrições estarão abertas para a MEI a partir do dia 1 de julho, na sede da Amicro ou pelos fones: 3535- 8709- 8889 -8140.

Na ocasião estiveram presentes, membros da diretoria da Amicro e empreendedores do município em busca de sair da informalidade.

Amicro (Associação de Microempresas e empresas de pequeno porte), localizada na AV. Dois, Nº 20 A, no bairro do Parque Capibaribe.

São Lourenço volta à normalidade com o Fim da greve

Com o fim da greve os ônibus votarão a normalidade a partir da meia-noite desta sexta-feira.

Após reunião envolvendo rodoviários e representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte, foi decretado o fim da greve dos motoristas e cobradores na Região Metropolitana o percentual ficou desta maneira, Motoristas e cobradores receberão reajuste de 5,3%, enquanto os salários de fiscais e despachantes serão reajustados em 5,6%. O valor do vale-refeição vai subir de R$ 110 para 118.

AMICRO promove palestra sobre o Micro Empreendedor Individual

Nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, a AMICRO realizará uma palestra em sua sede no Parque Capibaribe, com o tema: MEI (Micro Empreendedor Individual). A palestra será apresentada por Vanessa Martins proprietária da Contabilize Contabilidade.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Decretada greve de ônibus na região metropolitana

A partir da meia-noite desta quinta-feira (25) Os motoristas e cobradores de ônibus do Grande Recife decidiram entrar em greve a Paralisação deixa quase 1,8 milhão sem transporte.

A decisão foi tomada em assembleia após reunião entre empresas e sindicato num primeiro momento, as empresas ofereceram um reajuste de 2,5% e depois aumentaram para 4,47%. As duas propostas foram rejeitadas pelos trabalhadores, a categoria reivindica o reajuste salarial de 13,5%.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Setrans), Alfredo Bandeira, informou que vai montar uma operação emergencial para poder ter ônibus circulando nesta sexta-feira (26) e a população não ficar prejudicada.

As linhas afetadas em são Lourenço serão as seguintes:

356 - Parque Cidade

402 - Parque Caxangá

487 - Várzea Fria (Integração)

491 - São Lourenço (Integração)

493 - Tiuma (Integração)

Maratona do Forró chega ao município neste domingo (28)

Os festejos de São João ainda não acabaram em São Lourenço da Mata. Para este domingo (28), o Governo do Estado, por meio da Empetur, traz ao município a “Maratona do Forró”. A festa acontece no terminal do Parque Capibaribe, a partir das 16h, e se estende até a madrugada da segunda-feira.

Ao todo, serão dez (10) atrações:

Ary Sanfoneiro Cantador e Banda

Eduardo Anízio e Banda Jaqueta de Couro

João Paulo Jr

Aracílio Araújo e Banda Forró Sem Fronteiras

Ivan Ferraz e Banda Forró Verso e Viola

Genival Lacerda e Banda

João Lacerda e Banda

Banda Kartuxo

Luizinho Calixto

Banda Baião de 6

Campanha de Vacinação atingiu 91% das crianças. Segunda etapa acontece em agosto

Dia 22 de agosto acontecerá segunda etapa da vacinação

No último sábado (20) foi realizada, em todo o Brasil, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Crianças menores de cinco anos foram levadas aos locais de vacinação para receberem a dose. Em São Lourenço da Mata, foram 27 locais de vacinação, envolvendo aproximadamente 170 profissionais, entre agentes de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
.
No município, 8.261 crianças foram vacinadas. A meta do Ministério da Saúde para São Lourenço da Mata foi de 8,5 mil. Portanto, 91,14% das crianças na cidade foram vacinadas. Além da vacina contra a poliomielite, também foram oferecidas as vacinas que estavam atrasadas no cartão de vacinação da criança.
.
O Brasil – assim como em toda a América Latina - já foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que não há circulação do vírus da poliomielite no nosso território. Esso fato ocorreu, sobretudo, pelas campanhas e dias de vacinação, realizadas desde a década de 1980. A segunda etapa da campanha ocorrerá dia 22 de agosto.
.
Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Rodoviários podem entrar em greve

Hoje às 15h no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) haverá uma reunião entre os sindicatos dos rodoviários e patronais. Os rodoviários querem um reajuste salarial de 13,5% pedido pela categoria, caso não seja concedido, 1,8 milhões de passageiros do Grande Recife ficarão sem transporte público. Até agora, as empresas se posicionaram contra qualquer aumento, se a greve acontecer vai prejudicar mais ainda os trabalhadores, pois os metroviários também estão em greve.

Se for decretada a greve em são Lourenço serão afetadas cinco linhas.

São elas:

356 Parque Cidade

402 Parque Caxangá

487 Várzea Fria (Integração)

491 São Lourenço (Integração)

493 Tiuma (Integração)

Dia de São João com muito forró Pé-de-Serra na Rua do rosário

Nesta quarta-feira (24), a Rua do Rosário foi palco de muito forró Pé-de-Serra além de várias barracas de comidas da época como também tendas armadas dos artesãos que mostraram grandes variedades de produtos já se preparando para a fenearte.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

São Lourenço sem água

Serviços de manutenção em adutoras vão afetar o abastecimento em São Lourenço da Mata, nesta quinta-feira (25), o conserto acontece das 8h às 18h, na adutora do Várzea do Una. Cerca de 100 mil habitantes serão atingidos, menos os moradores do bairro do Parque Capibaribe.

A Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento (Compesa) informou que o abastecimento voltará ao normal após a conclusão dos serviços, dentro do calendário de distribuição de água. Em caso de dúvida, a Companhia atende pelo telefone 0800-081-0195, ligação gratuita.

Primeira noite de forró Pé-de-Serra

Foi realizada nesta terça-feira (23), na Rua do Rosário, a primeira noite de forró Pé-de-Serra. Hoje os festejos continuam a partir das 19h, com forró, apresentações de trios do gênero, e barracas típicas de comidas e bebidas.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Noites de forró Pé-de-Serra

Hoje e amanhã a partir das 19h, a Rua do Rosário se transformará na Rua do forró Pé-de-Serra. O grande homenageado é o sanfoneiro Mestre Arruda.

Dias 23 e 24

Queima de Fogueira Gigante – No Alto da Igreja

Quadrilhão Comunitário – Saindo da Rua do Rosário

Apresentação de diversos Trios de Forró Pé-de-Serra

Barracas de artesanato bebidas e comidas típicas.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Senado SIM / Câmara dos Deputados NÃO

Senado SIM

Na última semana o senado aprovou emenda à Constituição que reduz o porcentual de repasse de recursos para as câmaras municipais. Em todos pais a aprovação da proposta foi comemorada por meia centena de suplentes de vereadores que encheram as galerias do plenário do Senado. Isso porque a medida abre caminho para a promulgação da emenda constitucional que aumenta em 7.343 o número de vereadores em todo o País, a chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Vereadores.

Câmara dos Deputados NÃO

Num encontro com o presidente da UVP, Biu Farias, o deputado Maurício Rands (PT) garantiu que votará e trabalhará contra a aprovação da PEC outro deputado Sílvio Costa (PMN) disse também que votará contra a PEC dos Vereadores.

São Lourenço ?

Só resta saber dos deputados federais mais votados em São Lourenço o que eles vão dizer aos suplentes do nosso município que os apoiaram nas eleições de 2006.

Veja os 10 deputados mais votados e eleitos em 2006

José Chaves - 5.490 Votos

Edgar Moury - 3.193 Votos

Marcos Antonio - 2.816 Votos

Cadoca - 2.075 Votos

Ana Arraes - 2.026 Votos

Andre de Paula - 1.860 Votos

Raul Jungmann - 1.071 Votos

Roberto Magalhães - 927 votos

Raul Henry - 862 Votos

Mauricio Rands - 614 Votos

(Informações Blog do Magno)

Festejos Juninos em São Lourenço serão marcados por muito forró pé-de-serra. Mestre Arruda será o homenageado

Mestre Arruda é o safoneiro mais antigo do município

Muito forró pé-de-serra irá animar os são lourencenses nos festejos juninos deste ano. Numa programação que homenageará o sanfoneiro mais antigo da cidade, o Mestre Arruda, a Prefeitura de São Lourenço da Mata prezou por resgatar as tradições e montou uma festa para toda a família.
.
Nesta terça (23) e quarta (24), a partir das 19h, a rua do Rosário será tomada por muito forró, com apresentações de trios do gênero, e barracas típicas de comidas e bebidas. Um quadrilhão improvisado também promete animar os presentes.
.
A festa está sendo organizada pela Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude, e tem o apoio cultural do Banco do Brasil e do Governo Federal.
.

Nota Oficial

A Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio do prefeito Ettore Labanca e de seu corpo de funcionários lamenta o falecimento, no início da tarde de hoje (22), do servidor Ivan Carlos Bernardo da Silva, psicólogo do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro de Tiúma.

Ivan, que tinha apenas 24 anos, foi acometido de um infarto fulminante enquanto participava de uma festa de confraternização junina da Secretaria de Assistência Social. O jovem foi socorrido pelos colegas e levado ao hospital municipal Petronila Campos, onde veio a falecer.

Segundo informações, ele havia concluído recentemente um tratamento de quimioterapia para curar um tumor no pulmão. Todavia, ainda não foi divulgado um parecer médico com a causa da morte, ou confirmações de problemas cardíacos anteriores.

O prefeito Ettore Labanca lamentou o ocorrido. “É o tipo de incidente que pega a todos de surpresa, sobretudo por se tratar de uma pessoa tão jovem. Nós não temos mais o que fazer senão prestarmos nossas condolências a família do rapaz”, disse o prefeito.

Renata Gondim - Secretária de Comunicação

Manutenções afetam abastecimento em São Lourenço da Mata

Dois serviços de manutenção em adutoras vão afetar o abastecimento d’água em São Lourenço. O primeiro deles ocorrerá na quinta-feira (25), das 8h às 18h, quando haverá uma paralisação na adutora do Várzea do Uma. Pelo menos 100 mil habitantes, em toda a cidade de São Lourenço da Mata (exceto o bairro de Parque Capibaribe), serão atingidos pela falta d’água.

Já o segundo, irá paralisar a manutenção corretiva a ser realizada na adutora da Várzea do Una, que abastece toda a cidade de São Lourenço da Mata, terá duração de 10 horas e servirá para a retirada de um vazamento na linha adutora de 600mm. Os serviços envolvem a correção na tubulação de aço, responsável pela travessia sob um afluente do rio Tapacurá e visa oferece uma maior confiabilidade a operação do sistema.

Os moradores voltarão a receber água após a conclusão da intervenção, dentro do calendário de distribuição de água.

Resultado da Enquete

Você concorda com o terceiro mandato do Presidente Lula?

Sim - 74,03% (57 votos)

Não - 25,97% (20 votos)

Total: 77 votos

Participe da nova enquete

domingo, 21 de junho de 2009

Câmara realizará a última reunião antes do recesso

Nesta segunda-feira (22), será realizada a última reunião do mês de junho. A câmara de vereadores entrará em recesso após a próxima reunião ordinária e só voltará no dia 17 de agosto devido a festa do padroeiro de São Lourenço Mártir.

Secretaria homenageará Mestre Arruda

Nos dias 23 e 24 de junho, a Rua do Rosário será palco para homenagear Mestre Arruda (sanfoneiro natural de São Lourenço da Mata, 71 anos), com isso a Secretaria de Cultura, esportes e Juventude da Prefeitura de São Lourenço da Mata, procura valorizar os talentos da terra, também haverá forro Pé de serra e comidas típicas de São João.

Anarrie Junina é a campeã do I Festival de Quadrilhas Juninas SESC LER de São Lourenço

Foi realizado nesta sexta-feira (19), e sábado (20), no ginásio de esporte Pereirão o I Festival de Quadrilhas Juninas SESC LER onde participaram nove Quadrilhas Juninas, (quatro na sexta-feira e cinco no sábado).

A Quadrilha do Parque Capibaribe “Anarrie Junina” foi à grande Campeão com 276 pontos, a boa notícia foi que o presidente do SESC LER de Pernambuco afirmou que na segunda semana de julho todas as quadrilhas campeã dos festivais SESC LER irão se apresentar em São Lourenço da Mata.

Na ocasião estiveram presentes Adalberto Legal (Secretario de cultura, esportes e juventude), Renata Gondim (Secretaria de Comunicação Social e Institucional) e o vereador Antônio Barros (Manga).

Parabéns a todos que fazem parte do SESC LER pela realização do evento.

sábado, 20 de junho de 2009

A meta da secretaria de saúde é vacinar 8.350 crianças


Powered by GoodWidgets.com
Durante todo o dia foi realizado em vários bairros de São Lourenço da Mata a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O objetivo da secretaria de saúde é vacinar cerca de 8.350 crianças em todo o município. O dia foi bastante movimentado, o exemplo disto foi o posto de Matriz da Luz que recebeu as crianças para a vacinação com muita alegria e brincadeiras.

São Lourenço contra a Poliomielite

Posto de Saúde Severino Felipe de Lima localizado no bairro do Pixete

Hoje pela manhã teve início a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos locais de vacinação para receberem a dose, os responsáveis devem levar o cartão de vacinação das crianças na hora da vacinação. Em São Lourenço da Mata, serão 27 locais de vacinação, envolvendo aproximadamente 170 profissionais, entre agente de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A meta é vacinar 8.350 crianças para que seja atingida 100% de cobertura.

Os locais de vacinação serão no hospital Petronila Campos, nos postos de saúde Aristeu Chaves, no Parque Capibaribe, e o da Avenida Dois, no Centro de Especialidades Médicas de São Lourenço da Mata - que fica ao lado da Secretaria de Saúde, na rua Siqueira Campos, Vila do Reinado -, e em um posto itinerante na Praça do Canhão, além dos 22 PSFs do município.

Informações Prefeitura de São Lourenço da Mata

sexta-feira, 19 de junho de 2009

PETI é inaugurado no dia mundial contra o trabalho infantil


Powered by GoodWidgets.com
Na tarde desta sexta-feira (19), foi realizada uma caminhada para comemora o dia mundial contra o trabalho infantil e também a inauguração do PETI (programa de erradicação do trabalho infantil) da Rua do Rosário. Várias entidades participaram da caminhada que percorreu o centro da cidade. No evento houve apresentações de Quadrilhas Juninas e outras atividades com o grupo teatral Alberto de Moura, sobre a exploração do trabalho infantil.

Crianças até cinco anos recebem vacina contra poliomielite

Pais deverão procurar os postos de saúde mais próximos de suas residências

Será realizada neste sábado (20), em todo o Brasil, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos locais de vacinação para receberem a dose. Em São Lourenço da Mata, serão 27 locais de vacinação, envolvendo aproximadamente 170 profissionais, entre agente de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A meta é vacinar 8.350 crianças para que seja atingida 100% de cobertura.
.
Os locais de vacinação serão no hospital Petronila Campos, nos postos de saúde Aristeu Chaves, no Parque Capibaribe, e o da Avenida Dois, no Centro de Especialidades Médicas de São Lourenço da Mata - que fica ao lado da Secretaria de Saúde, na rua Siqueira Campos, Vila do Reinado -, e em um posto itinerante na Praça do Canhão, além dos 22 PSFs do município.
.
De acordo com Fernanda Carvalho, supervisora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do município, os responsáveis devem levar o cartão de vacinação das crianças na hora da vacinação. “Serão oferecidas outras vacinas também. Vamos verificar o cartão da criança e ver se existe alguma atrasada para aplicar na hora”, salientou Fernanda. Também será oferecida a vacina contra rubéola, pois o município não atingiu no ano passado a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Eduardo da Fonte recebe vereadores de São Lourenço da Mata em Brasília

Os vereadores Leopoldo (PSB) e Genildo Machado (PMDB), de São Lourenço da Mata, se reuniram nesta quarta-feira (17) com o deputado Eduardo da Fonte (PP) em Brasília para angariar verbas para os municípios. Durante a conversa, os vereadores pleitearam recursos para garantir melhorias na região, como a implantação de programas de saneamento básico e calçamento de ruas. Após a reunião, o deputado e os vereadores estiveram no Senado Federal para acompanhar a votação da PEC nº 47/2008, que trata da redução das despesas do Poder Legislativo Municipal.

CDL promove palestra na câmara de vereadores


Powered by GoodWidgets.com
Foi realizada nesta quinta-feira (18), na câmara de vereadores, uma palestra sobre os desafios do varejo no cenário atual. A palestra foi apresentada por Bruno Aguiar (Consultor SENAC / SEBRAE – Brasil), também estiveram presentes no evento Leda Nascimento (Coordenadora dos Projetos Especiais), Ana Carolina (Gestora de projetos do comercio da unidade comercial e serviço do SEBRAE – Recife), empresários do nosso município, além dos vereadores Ricardo Satiro (Presidente da Câmara de vereadores) e Antônio Barros (Manga).

I Festival de Quadrilhas Juninas SESC LER São Lourenço da Mata

O SESC LER abre inscrições para o “I Festival de Quadrilhas Juninas” selecionando quadrilhas adultas profissionais que concorrerão a prêmios de R$ 700,00 a R$ 1,200,00 reais, além de oferecer a oportunidade ao vencedor de concorrer à final do concurso SESC Santo Amaro.

O Festival ocorrerá nos dias 19 e 20 de junho no Ginásio Pereirão.

Informações e inscrições 3525-9033.
Valor: R$ 5,00
Período: 04 a 22 de maio.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Prefeitura realiza caminhada para lembrar Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Caminhada acontece amanhã (19), às 14h saindo da Rua do Rosário

A Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará, nesta sexta-feira (19), às 14h, uma caminhada para comemorar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A concentração do evento está marcada para as 13h30, no Núcleo Urbano do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), na rua do Rosário, 66.

A caminhada é o fechamento de uma semana marcada por atividades sócio-educativas realizadas com as crianças nas áreas urbana e rural, e celebra o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho.

Debates, mesas redondas e palestras sobre a sensibilização do trabalho infantil, além de brincadeiras e oficinas de arte e dança, fizeram parte das ações desenvolvidas pelos educadores do PETI.

Ao todo, oito núcleos do PETI funcionam no município. Na área urbana, em Chã da Tábua, Várzea Fria e no Centro. Na área rural, em Lages, Cavaco, Santa Rosa e dois em Matriz da Luz. O evento marca a inauguração oficial dos núcleos do PETI.

O objetivo da caminhada é conscientizar as pessoas sobre o combate a exploração do trabalho infantil. De acordo com Eliane Sebastião, coordenadora do programa em São Lourenço da Mata, 1.077 crianças são atendidas em todo o município. “Precisamos cada vez mais abraçar esta causa e combater este tipo de abuso”, comentou. As atividades mais exploradas para o trabalho infantil são nos lixões, no comércio de alimentos, serviços domésticos e na agricultura.

A caminhada segue pelas principais ruas do município e termina na praça Dr. Araújo Sobrinho, em frente à Prefeitura. Em frente ao prédio sede do Executivo acontecerão apresentações culturais de crianças assistidas pelo PETI. Foram convidadas para participarem da caminhada Organizações Não-Governamentais e outros grupos e movimentos da cidade.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Protesto interrompe trânsito na BR-408, em São Lourenço da Mata

Moradores reivindicam a construção de uma passarela e afirmam que já ocorreram vários acidentes no local; PRF já está no local e orienta os motoristas a retornarem.

O trânsito na rodovia federal BR-408, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, está interditado desde as 11h por um protesto. Os manifestantes fecharam a estrada com pneus queimados e pedaços de madeira na altura do quilômetro 91, no sentido Paudalho. Os moradores da área reivindicam a construção de uma passarela e afirmam que já ocorreram vários acidentes no local. O último teria sido no sábado (13), quando um menino de dez anos morreu atropelado.

Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local e também há carros da Polícia Militar. Os agentes estão orientado os motoristas retornarem, pois não é possível passar pelo trecho.

Fonte: pe360graus.com

FUNESO realiza palestra

A FUNESO realizou na noite desta quarta-feira (17), no espaço Bulevar, uma palestra apresentada pela professora Ywanosca, sobre a importância da contribuição da Psicopedagogia na educação escolar.

Na ocasião estiveram presentes, Mário Marques (diretor geral da Funeso), a ex-Prefeita de Olinda Luciana Santos, Francisco Vital (presidente do PCdoB de Camaragibe), Vilma Lins (representando a secretaria de educação do município), além de professores que compareceram ao evento.

Agradecimentos especiais: Os representantes da Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO Pólo-Madre Teresa/São Lourenço da Mata, o Professor Magno Dantas e sua esposa Patrícia Peregrinai pela belíssima palestra Parabéns.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jogos escolares já têm data definida

Foi realizada hoje uma reunião na sede da secretaria de esportes, sobre os jogos escolares que há anos acontece no nosso município. Os jogos serão realizados no ginásio de esportes O Pereirao, a abertura dos jogos será no dia 07 de julho às 15h. O início dos jogos será no dia seguinte 08 de julho, Mirim a partir das 8h, Infantil a partir das 14h.

Na ocasião estiveram presentes Celso Luiz (Diretor de Esportes), Leu e Jomar (Diretores do ginásio de esportes O Pereirão), Sandra Maranhão (Diretora de apoio social e educação - DASE) professores e representantes das escolas municipais e estaduais.

Colégio Agrícola de São Lourenço abre 125 vagas para cursos técnicos

Estão abertas 125 vagas no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, para os cursos técnicos em agropecuária e administração empresarial e marketing. Também há 25 vagas para o curso pós-técnico em agropecuária, com especialização em cana-de-açúcar, que é inédito no país.

As avaliações incluem provas de português e matemática para todos os candidatos aos cursos técnicos, e de provas específicas na área de conhecimento para os candidatos do curso pós-técnico em agropecuária. As provas serão no dia 5 de julho.

As inscrições serão realizadas através do site do Codai, até o dia 23 de junho. Ao se inscrever, o candidato solicita um boleto bancário (GRU), que deve ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil. O manual do candidato também está disponível na página.

As aulas têm início no segundo semestre de 2009. O colégio pertence à Universidade Rural Federal de Pernambuco (UFRPE) os interessados podem ligar para o telefone (81) 3525-0175.

Fonte: Pe360 graus

Audiência pública com a compesa


Powered by GoodWidgets.com
Na manhã de hoje (17), foi realizada a audiência pública de autoria do vereador Antônio Barros (Manga) juntamente com a câmara de vereadores, sobre os diversos problemas da compesa que estão afetando o nosso município.

Na audiência os vereadores, líderes comunitários e moradores que estavam presentes fizeram perguntas pertinentes aos problemas causados pela compesa. O Representante da compesa, Alex Ramos respondeu algumas perguntas e disse que levaria ao conhecimento do secretário João Bosco todas as reivindicações.

Na ocasião estiveram presentes os vereadores Antônio Barros (Manga), Leonardo Barbosa, Fabinho Pereira, Alcides Francisco, Gilberto Monteiro, Ricardo Satiro, Márcia Pereira, Reginaldo Costa, os secretários, José Amaro (Secretário de Educação), Ivaldo Beltrão (Secretario de Infra-estrutura e Planejamento), Marcos Robalinho (Secretario de desenvolvimento econômico e turismo), os representantes da compesa, Alex Ramos (Gerente de negócios da área metropolitana), Eduardo Leal (Engenheiro), Braulle Vieira (Coordenador da área oeste) e Ramos (Gerente da compesa em São Lourenço).

Os vereadores José Leopoldo e Genildo Machado não estavam presentes porque estão em Brasília representando a câmara de vereadores.

Assalto em plena luz do dia

Por volta das 12h de hoje à loja Center Cell, localizada no centro de São Lourenço da Mata foi assaltada. A mesma anteriormente já tinha sido arrombada duas vezes nos dias 15 de setembro de 2008 e 17 de março de 2009.

Em conversa com este Blog o proprietário afirmou que alem de ser assaltado quando foi até a delegacia prestar queixa só encontrou uma agente que lhe disse que só poderia fazer o BO (Boletim de ocorrência) a partir das 14h

Academia União é destaque na região metropolitana

Jefferson Lira, Hamilton (Mithola) e Carlos Roberto

No último domingo dia (14), na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) no bairro da Jaqueira, no Recife. A Academia União que representou São Lourenço da Mata no 10º Campeonato Pernambucano de Karatê interestilos, trouxe troféus e medalhas com os atletas Jefferson Lira, Carlos Roberto e o professor Hamilton (Mithola).

Academia representará nosso município no 16º campeonato Brasileiro de karatê interestilos que será realizado em São Luiz (MA), no período de 02 a 05 de Julho de 2009.

Infelizmente os atletas da Academia União estão sem estrutura para treinar, isso não é novidade no nosso país. Quantos atletas hoje campeões não tiveram apoio? E quantos superarão as dificuldades? Apesar de tudo temos campeões em São Lourenço da Mata.

PARABÉNS
Jefferson Lira, Carlos Roberto e o professor Hamilton (Mithola)

I fórum sobre os direitos do Idoso


Powered by GoodWidgets.com
Na tarde de ontem (16), na câmara de vereadores foi realizado o I fórum sobre os direitos do Idoso. O evento foi promovido pela Coordenação Municipal de Políticas para os idosos. A palestra foi apresentada por Paula Machado, que é Coordenadora do Centro do Idoso da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos, juntamente com a Teresa Cristina, coordenadora da Política para o Idoso de São Lourenço da Mata, sobre a Representação Social do Idoso e seus Diretos. Na ocasião houve a apresentação do Coral do SESC de Santo Amaro.

Na ocasião estiveram presentes moradores de São Lourenço, a vice-prefeita, Íris Moura, Charlys Estilos (fez as apresentações), Nadja Santana (Secretaria de Assistência Social), Adalberto Legal (Secretario de cultura, juventude e esportes), Francisco de Assis (Delegado de São Lourenço da Mata) e os vereadores, Ricardo Satiro, Antônio Barros (Manga), Leonardo Barbosa e Reginaldo Costa.

É hoje

Será realizada logo mais às 9h, no plenário da câmara de vereadores a audiência pública com membros do escritório central da compesa para tratar de diversos problemas que estão afetando o nosso município, até o presente momento não esta confirmada a presença do secretário de recursos hídricos do estado João Bosco de Almeida.

Reunião adiada

Vai ser realizada logo mais às 16h, a reunião da câmara de vereadores que estava marcada para acontecer ontem às 20h.

terça-feira, 16 de junho de 2009

COOPEMICRO abrangerá todos os municípios da Região Metropolitana do Recife

Você vai ver o que uma cooperativa de crédito pode fazer por você! Foi a partir desse slogan que a FEMICRO/PE realizou com o apoio do Sebrae e do Sicoob Central NE, no dia 9 de junho, o Encontro para Apresentação do Projeto da Cooperativa de Crédito das Micro e Pequenas Empresas da Região Metropolitana do Recife – COOPEMICRO.

O evento aconteceu no Recife Praia Hotel, no Pina e discutiu além do projeto final da cooperativa, a forma de adesão. “Ficou acordado que para pessoa física será uma quota parte no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) e para pessoa jurídica R$ 2.000,00 (dois mil reais) podendo ser parcelada em até 10 meses”, explicou o presidente da FEMICRO/PE – José Tarcísio da Silva. A área de atuação da COOPEMICRO vai abranger os 14 municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife.
.
Os principais benefícios que uma cooperativa de crédito pode trazer aos associados é a obtenção de empréstimos com juros mais baixos, uma maior agilidade e flexibilidade na obtenção do crédito, a participação na distribuição de sobras, a orientação técnica especializada, entre outros. Segundo o presidente da FEMICRO/PE, José Tarcísio a COOPEMICRO deverá está funcionando em meados de dezembro a janeiro de 2010.
O encontro contou com a participação de aproximadamente 100 microempresários e empresários de pequeno porte, além do gerente de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil - Antonio Augusto, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Pernambuco - Leonardo Carolino e o vice-presidente e o analista técnico do Sicoob NE - José Evaldo Campos e José Flávio, respectivamente.

AMICRO - São Lourenço

AMICRO - São Lourenço

Convida Dia 26-06/2009. Grande palestra de como abrir sua empresa.

Você :

PIPOQUEIRO
ELETRICISTA
MANICURE
MECÂNICO
PINTOR
COSTUREIRA
VENDEDOR DE PICOLÉ E MUITO MAIS.

Formalizar você como empresa, agora ficou mais fácil venha saber como. Tudo totalmente grátis

Palestrante: A profissional Doutora Vanessa Martins

INFORMAÇÕES : 3525-8709 ou 8889-8140

E-MAIL: CONTABILIZE_ASSESSORIA@HOTMAIL.COM

Prefeitura convoca servidores para recadastramento

A prefeitura de São Lourenço da Mata convoca todos os servidores contratados e comissionados para realizar um recadastramento até o próximo dia 10 de julho. O objetivo da ação é atualizar os dados cadastrais de todos os funcionários do município. Para a atualização, é necessário que o servidor preencha uma ficha com o número da carteira de identidade e CPF originais, o número do PIS e uma foto 3x4.

O recadastramento ocorre no prédio-sede do governo municipal, na praça Dr. Araújo Sobrinho, das 8h às 13h, e das 14h30 às 17h. Caso o servidor perca o prazo estipulado, ficará sujeito a não receber o salário de julho.

Renata Gondim - Secretária de Comunicação

Amanhã será realizada audiência pública com a compesa

Amanhã (17) será realizada na câmara de vereadores, a partir das 9h, uma audiência pública com membros do escritório central da compesa para tratar de diversos problemas que estão afetando o nosso município, tais como A falta d’água, vazamentos constantes na maioria dos bairros entre outros assuntos serão debatidos nesta audiência. Todos estão convidados para participar desta audiência que sem dúvida será muito importante para o nosso município.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Loteamento São João & São Paulo vai ganhar escola-modelo

Em breve o loteamento São João & São Paulo vai ganhar uma escola-modelo. O vereador Alcides Francisco através de muita luta conseguiu o terreno para a construção da escola o terreno fica localizado no antigo parque das sombras, sem dúvida a escola será muito importante para comunidade.

Vereadores viajam para Brasília

Os vereadores José Leopoldo (PSB) e Genildo Machado (PMDB) irão viajar nesta terça-feira (16) para tratar dos projetos referentes ao nosso município. Os vereadores ficarão até quinta-feira no distrito federal.

Resultado da Enquete

Se a eleição para governador de pernambuco fosse hoje em quem você votaria ?

Cadoca (PSC) - (nenhum voto)

Edilson Silva (PSOL) - 1,13% (2 votos)

Eduardo Campos (PSB) - 75,14% (133 votos)

Jarbas Vasconcelos (PMDB) - 22,60% (40 votos)

Raul Jungmann (PPS) - 1,13% (2 votos)

Total: 177 votos

Em breve nova enquete

Funeso pólo-madre Tereza / São Lourenço

A Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO Pólo-Madre Teresa/São Lourenço da Mata, realizará nesta Quarta-feira dia (17), no espaço Bulevar, a partir das 19h, ciclo de palestra sobre “Educação uma visão diferenciada do universo”. Os professores que quiserem participar deverão levar 1 kg de alimento não perecível. A abertura será feita pela ex-prefeita de Olinda Luciana Santos.

Fórum conscientiza população no tratamento com os idosos

Nesta terça-feira dia (16), das 14h às 17h, na câmara de vereadores será realizado o fórum para conscientizar a população no tratamento com os idosos. O evento é promovido pela Coordenação Municipal de Políticas para os idosos.

“O objetivo do fórum é conscientizar as pessoas de que existe uma coordenação do idoso no município, e que nós iremos combater todas as formas de desrespeito com os idosos”, explicou Teresa Cristina, coordenadora da Política para o Idoso de São Lourenço da Mata. Será apresentada uma palestra, com Paula Machado, que é Coordenadora do Centro do Idoso da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos, sobre a Representação Social do Idoso e seus Diretos. Após a palestra, serão abertos debates sobre o tema.

sábado, 13 de junho de 2009

Noite de muito forró


Foi realizada ontem a primeira noite de shows em comemoração ao dia do Santo Antônio, no bairro de tiuma. A animação ficou por conta das bandas Vilões do Forró, Forró Capim e Forró Chacal. Hoje vão se apresentar Gean Mota, Nação Forrozeira, Capim com Mel e Ferro fenomenal.

Na ocasião estiveram presentes o vereador Antônio Barros (Manga), o secretário de cultura, juventude e esportes, Adalberto Legal, os radialistas, Mário Silva, Fausto Neto, Charlys Estilos e Gil Moraes.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Fórum conscientiza população no tratamento com os idosos

Cuidar dos idosos. Essa é a função Coordenação Municipal de Políticas para o Idoso, que promove o Fórum Construindo a Rede Municipal de Atenção a Pessoa Idosa, que acontece no dia 16 de junho, das 14h às 17h, na Câmara de Vereadores. A abertura do evento ficará por conta de uma apresentação do Coral do Sesc e do grupo de teatro de idosos da academia local Cristina Lou. O Fórum é voltado principalmente para os idosos, instituições, e profissionais que trabalham com este público-alvo.

“O objetivo do fórum é conscientizar as pessoas de que existe uma coordenação do idoso no município, e que nós iremos combater todas as formas de desrespeito com os idosos”, explicou Teresa Cristina, coordenadora da Política para o Idoso de São Lourenço da Mata. Será apresentada uma palestra, com Paula Machado, que é Coordenadora do Centro do Idoso da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos, sobre a Representação Social do Idoso e seus Diretos. Após a palestra, serão abertos debates sobre o tema.

Além disso, também haverá reuniões para discutir a eleição do Conselho Municipal do Idoso, semelhante ao Conselho Tutelar. Dia 15, será comemorado o Dia Mundial de Enfrentamento a Violência contra o Idoso em São Lourenço da Mata

Renata Gondim - Secretária de Comunicação
Raphael Coutinho - Repórter

Mulher morre atropelada na BR-101, em São Lourenço da Mata

Acidente aconteceu por volta das 19h, no centro do município; de acordo com a polícia, o condutor do veículo fugiu e deixou o carro na pista

Uma mulher morreu atropelada na noite da última quinta-feira (11), em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. O acidente aconteceu por volta das 19h, na rodovia federal BR-101 sul, no centro do município.

Agentes da Delegacia de São Lourenço estiveram no local e registraram a ocorrência. Gerlane de Goes Gonzaga, 30 anos, foi atingida por um Fiat Uno e morreu na hora. De acordo com a polícia, o condutor do veículo fugiu e deixou o carro na pista.

O carro foi apreendido e está na Delegacia de São Lourenço, que vai investigar o caso.

Da Redação do pe360graus.com

Câmara concede título de cidadão honorífico a Ettore Labanca

Na noite desta Quinta-feira (11), a câmara municipal de São Lourenço da Mata através do projeto de resolução de Nº 003 de autoria do vereador José Leopoldo concede título de cidadão honorífico ao Sr. Ettore Labanca.

Prefeito - Ettore Labanca (PSB)

Nascido em 4 de junho, em Recife, Pernambuco, Ettore Labanca assume pela terceira vez o Poder Executivo do município de São Lourenço da Mata, para cumprir o mandato 2009-2012.

A primeira vez foi de 1989 a 1992, e a segunda, de 1997 a 2000. Assumiu o primeiro mandato legislativo, de 2002 a 2006, como deputado estadual, e de 2007 a 2008 exerceu a função de Secretário Executivo de Relações Institucionais do Governo Eduardo Campos.

Foi ainda chefe de gabinete do Secretário de Justiça (1972 a 1974), ocupou a direção da Companhia Brasileira de Armazenamento (CIBRAZEM), em 1983, e é Procurador Judicial do Estado aposentado.

O prefeito é formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP - 1972), pós-graduado pelo Institute International D'Administration Publique, de Paris (1976-1977), e em Direito Comparado pela Universidad Del Salvador (1975), em Buenos Aires, na Argentina.

Chã da Tábua em festa

A Comunidade de Chã da Tábua estará realizando nesta sexta e sábado festividades em homenagem ao Santo Antônio. Nesta sexta-feira haverá apresentação de quadrilhas juninas e também do grupo Pick samba. No sábado haverá apresentação de quadrilhas juninas e a banda de brega Ponto Com.

Tiuma comemora dia do Santo Antônio com muito forró

Nesta sexta-feira (12) e sábado (13), tiuma comemora o dia do Santo Antônio com muito forró e diversão. A festa será realizada em frente ao clube Rerum Novarum.

Confira as bandas que irão se apresentar a partir das 21h.

Sexta-feira, dia 12
Forró Capim, Vilões do Forró e Forró Chacal

Sábado, dia 13
Gean Mota, Nação Forrozeira, Capim com Mel e Ferro fenomenal

O Blog do Brito fará a cobertura do evento

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Atendimento continua

No centro social urbano de segunda a sexta-feira está sendo realizada as inscrições das pessoas que se escreveram para os lotes urbanizados. Em média são atendidas 200 pessoas por dia, agora os documentos solicitados estão sendo levados pelo departamento responsável. O horário de atendimento no centro social urbano é das 8h às 12h.

Entrevista com o vice-presidente do CDL

O Blog do Brito entrevistou o vice-presidente do CDL de São Lourenço da Mata, José Natal sobre o atual momento do comércio.

Blog do Brito – Que avaliação o CDL faz do comércio local?

José Natal – O CDL está em crescimento, o exemplo disso é a chegada de várias lojas de diversos segmentos.

Blog do Brito – Como o CDL ver o anúncio da copa de 2014 em São Lourenço?

José Natal - Será muito importante para o nosso município e também para o crescimento do comércio que deverá melhora em todos os aspectos.

Blog do Brito - O que é preciso para melhora o centro comercial?

José Natal - Segurança - Colocação de mais policiamento em todos locais

Serviços públicos – Serviços de limpeza urbana eficiente

Saúde - Mais profissionais nos postos de saúde como também no hospital para atender melhor a quem vai procurar estes locais.

Blog do Brito – O que deve ser feito para atrair visitantes para o nosso município?

José Natal - Melhorar as condições dos principais locais do nosso município, como a revitalização das praças, um centro cultural e valorização dos artistas locais.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

PEC dos vereadores é adiada por falta de Quorum

A conhecida PEC dos vereadores, que limita os gastos dos municípios com as câmaras municipais foi adiada para próxima terça-feira (16), em virtude de haver apenas 45 senadores, para a aprovação terá que ter no mínimo 49 senadores.

O 1º vice-presidente, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que presidia os trabalhos, determinou à Mesa que incluísse a PEC dos Vereadores como o primeiro item da pauta da reunião da próxima terça-feira. Caso não se consiga o quorum, observou Perillo, a PEC entra na pauta da quarta-feira (17). Ele defendeu a aprovação da proposta, ao observar que ela vai gerar um corte de R$ 1,4 bilhão nos gastos das câmaras.

São Lourenço da Mata em Busca da Sustentabilidade Ambiental

Prefeitura lança 1º Concurso para alunos da rede municipal

Partindo do conceito de conscientizar para preservar, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, dá continuidade às ações estreantes no município relacionadas ao Meio Ambiente. A partir desta terça-feira (9), os alunos da rede municipal de ensino já podem participar da mais recente novidade: o 1º Concurso de Desenhos, Frases, Poesias e Redação: São Lourenço da Mata em Busca da Sustentabilidade Ambiental.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcos Robalinho, o objetivo é alertar a população sobre a temática. “Queremos aumentar a consciência ambiental de todos os cidadãos, principalmente os de São Lourenço da Mata, que são os guardiões do Parque das Águas”, explicou. A escolha das escolas para dar início a essa conscientização partiu de uma tentativa de ampliar a questão ambiental. “Através dos jovens nós temos mais facilidade de alcançarmos essa consciência”, afirmou Robalinho.

A secretária adjunta de Educação, Rosane Santana, compartilha a mesma opinião de Robalinho. “Todo projeto que dá certo começa na escola. A escola é o local de formação do cidadão”, disse. A secretária ressalta ainda que o concurso irá aprofundar o conhecimento dos estudantes. “O concurso é uma forma de chamar atenção dos alunos e da comunidade para o Meio Ambiente. Eles irão começar a ler mais, a pesquisar, a procurar fotos”, disse.

Todas as escolas da rede municipal já estão com o edital do concurso que traduz a preocupação da nova gestão com o Meio Ambiente. Os professores interessados podem procurar a Secretaria de Educação para adquirir uma cópia do material. A cerimônia para as premiações está agendada para o dia 07 de agosto. Os vencedores também serão conhecidos através desse site.

Fonte : Prefeitura de São Lourenço da Mata

Câmara Municipal regulamenta uso dos aparelhos de som

Na noite desta terça-feira (09/06), a câmara municipal aprovou o projeto de autoria do vereador Antônio Barros (Manga) que regulamenta o uso dos aparelhos de som colocados em veículos, bicicletas e motocicleta em movimento, parados e estacionados, para anúncio e venda de qualquer tipo de produto ou divulgar publicidade.

Câmara parabeniza vereador pela semana do meio ambiente

O vereador Genildo Machado foi parabenizado na reunião desta terça-feira dia (9), por todos os vereadores presentes devido ao empenho durante a semana do meio ambiente que contou com varias atividades desenvolvidas na Escola Estadual Professor Agamenon Magalhães (ESPAM). Na oportunidade o vereador agradeceu a todos que participaram e contribuíram para a realização do evento.

Governadores e prefeitos debaterão Copa 2014 em audiências

Governadores e prefeitos dos 12 estados e cidades que receberão jogos da Copa do Mundo no Brasil em 2014 serão ouvidos em audiências públicas promovidas pela Câmara dos Deputados. Também serão convidadas autoridades do governo federal que estiverem envolvidas com a organização da Copa do Mundo.

Requerimentos nesse sentido foram aprovados nesta terça-feira pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. Os representantes estaduais e municipais vão discutir com os parlamentares o desembolso de recursos públicos na organização da Copa.

Um dos autores dos requerimentos aprovados, o deputado Silvio Torres (PTB-SP), afirmou que o Parlamento também fiscalizará, por intermédio de subcomissão, a destinação de recursos para os aeroportos das cidades que receberão jogos da Copa.

"A fiscalização é objeto de uma subcomissão instituída para esse fim, que inicia seus trabalhos praticamente agora que foram escolhidas as sedes", explicou o parlamentar.

Agência Câmara

terça-feira, 9 de junho de 2009

PEC dos vereadores já vira polemica

O jurista José Paulo Cavalcanti Filho comenta a informação postada agora há pouco neste blog, dando conta da aprovação da PEC dos vereadores, que vai permitir o aumento do número daqueles representatantes do povo em diversas Câmaras por todo o País. José Paulo condena a iniciativa e lembra que o Brasil é o único dos 191 paíes da ONU onde o vereador é remunerado. José Paul é o primeiro entrevistado da noite do programa Frente a Frente, ancorado por Magno Martins, na Nossa Rádio 106,9 FM. Ele não concorda também com as críticas que estão sendo feitas ao blog da Petrobras, criado recentemente, argumentando que não é ilegal.

Blog do Magno

CCJ do Senado aprova PEC dos vereadores

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, há pouco, por unanimidade, a PEC - Proposta de Emenda Constitucional - que aumenta em mais de sete mil o número de vagas de vereadores nas câmaras municipais e, ao mesmo tempo, reduz o duodécimo. Padrinho dos suplentes, o deputado Gonzaga Patriota faz gestões, neste momento, com os senadores, para que a matéria seja apreciada e votada ainda hoje pelo plenário da Casa. Se isso ocorrer, o projeto volta à Câmara para votação em dois turnos.

Blog do Magno

Metrô em greve

Os moradores de São Lourenço que utilizam diariamente o metrô terão dificuldade para chegar ao seu destino devido à greve.

Cerca de 1.700 trabalhadores do Metrô do Recife (Metrorec) decidiram deflagrar greve de advertência por dois dias. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (8), durante assembleia realizada na Estação Central do Recife, no Bairro de São José. A paralisação começou às 22h desta segunda e será encerrada na quarta (10), às 22h. Uma média de 190 mil usuários usam o Metrô diariamente.

O Metrorec anunciou que vai realizar um esquema especial das 5h às 8h30 e das 16h30 às 20h. Nesse período, supervisores e gerentes do Metrô vão operar 12 dos 14 trens que normalmente funcionam nestes horários. Fora desse horário, não haverá composições e todas as Estações serão fechadas. A Linha Sul (que vai da Estação Central até a Estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes), não funcionará em nenhum horário, assim como os trens a diesel que saem da Estação Curado até o Cabo de Santo Agostinho.

Várias linhas de ônibus também serão reforçadas. Outras serão criadas para levar os usuários entre os Terminais Integrados. Dentre as linhas, Joana Bezerra/Afogados/Barro, Barro/Camaragibe e Barro/Jaboatão.

(informações JC)

Serviços de capinação

A secretaria de serviços públicos esta realizando em vários locais do município o trabalho de capinação, o exemplo disso é a praça em frente à empresa metropolitana no bairro de Capibaribe que esta sendo concluída.

Serviço da compesa prejudica comunidade de São João e São Paulo


Os moradores do loteamento São João e São Paulo estão sendo prejudicados. Os ônibus não podem fazer o itinerário naquela comunidade devido a um serviço que a compesa realizou e não concluiu.

Outras ruas com problemas são a terceira travessa São Bernardo e a segunda travessa Bom Jesus da Lapa, sobre essas ruas membros da secretaria de obras disse que um projeto esta em andamento tanto para o loteamento como também para o bairro da Várzea Fria que será contemplado com o projeto de recuperação de asfalto e outros serviços.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Secretaria prepara Forró da Educação para a próxima sexta-feira (12)

Numa ação para integrar o seu quadro de servidores, a Secretaria de Educação promove na próxima sexta-feira, dia 12, às 18h, no Flamengo Atlético Clube, o Forró da Educação. O evento é voltado apenas para os funcionários da pasta e tem entrada gratuita. A animação ficará por conta da apresentação de quadrilhas juninas e grupos de forró pé-de-serra. Os servidores interessados devem procurar a sede da Secretaria para retirar a sua senha.

Secretaria de Comunicação

Colégio Ministro Apolônio Sales ganha prêmio de R$ 2 mil da Nestlé

Em uma competição entre trinta e duas escolas do município de São Lourenço da Mata em prol do Meio Ambiente, o Colégio Municipal Ministro Apolônio Sales saiu na frente e conquistou o Prêmio Nestlé Faz bem Cuidar. Desde janeiro deste ano foi firmada a parceria entre a Nestlé e a rede municipal de ensino para a capacitação dos professores em educação ambiental. No final do mês de maio, os alunos da Apolônio Sales apresentaram uma música onde ressaltaram o Pau-Brasil e as vantagens de residir em São Lourenço da Mata.

Para a secretária-adjunta de educação, Rosane Santana, a vitória foi válida e mostra a importância da preservação ecológica. “Nossa gestão tem o compromisso com o Meio Ambiente. Essa é a grande diferença. Começamos agora uma Cidade da Copa que tem a preocupação ambiental. Nas últimas administrações, esse tema era relegado a último plano”, explicou.

Durante a capacitação foram apresentados projetos ambientais a serem executados. Foi também despertada nas crianças a consciência ecológica, de acordo com o membro da Unidade de Articulações Institucionais da Diretoria de Educação Ambiental, Adauto Neto. “Começamos a mostrar aos alunos que a educação começa dentro de casa. Se cada um preservar, logo a comunidade toda estará preservando”, afirmou.

Em reconhecimento ao trabalho apresentado, o Colégio Municipal Ministro Apolônio Sales recebeu da Nestlé o prêmio de R$ 2 mil, além de material didático composto por livros e DVD´s, e uma placa de honra ao mérito. Agora, o colégio representa São Lourenço da Mata na disputa com as escolas vencedoras de outros municípios de Pernambuco para receber o financiamento da Nestlé para a implantação do projeto ambiental.

Para Rosane Santana, a conquista marca o início de novidades. “Esse é o começo de uma série de ações, incluindo um concurso escolar sobre o Meio Ambiente que deverá ter o edital concluído até o final desta semana”, contou.

Renata Gondim - Secretária de Comunicação

É agora ou nunca

Amanhã será de um dia de grandes expectativas para os suplentes de vereadores, não só de São Lourenço da Mata como dos demais municípios em todo Brasil devido a polêmica Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/08) que modifica os limites de gastos dos municípios com o Poder Legislativo, chamada de 'PEC dos Vereadores', deverá abrir as discussões na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta terça-feira. A matéria voltou à comissão por conta da apresentação de duas emendas em Plenário, de autoria dos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Paulo Duque (PMDB-RJ), que alteram os percentuais de despesa das câmaras municipais definidos em função do número de habitantes. A PEC 47/08 é de iniciativa do senador César Borges (PR-BA) e tem o senador Valter Pereira (PMDB-MS) como relator.

A emenda de Jereissati amplia de quatro para oito o número de faixas com percentuais de gastos das câmaras de vereadores. Na primeira delas, reduz em um ponto percentual (de 8% para 7%) o limite de despesa para municípios com até 100 mil habitantes. Atualmente, a Constituição estabelece como teto desses gastos 5% para todos os municípios com população acima de 500 mil habitantes. A alteração proposta pelo senador pelo Ceará faz um escalonamento maior, definindo a última faixa de despesas do Legislativo municipal em 2% para municípios com mais de nove milhões de habitantes.

No programa frente a frente com Magno Martins o deputado federal Gonzaga Patriota disse:

O movimento dos vereadores de todo o país está com muita força na capital, devendo, portanto, a emenda que os beneficia, ser aprovada sem problemas. A emenda estabelece o aumento do número de vereadores nos diversos municípios brasileiros, e Gonzaga garante que a emenda passa sim no Congresso, ao contrário do que afirmam outros parlamentares, a exemplo de Bruno Araújo, no programa Frente a Frente, semana passada.

É agora ou nunca

Festa de Santo Antônio em Tiuma

Os últimos detalhes estão sendo tomados para a grande festa que vai ser realizada em Tiuma, em homenagem ao Santo Antônio, o parque de diversão esta sendo montado em frente do clube Rerum Novarum como também o palco para as bandas que vão se apresentar nos dias 12 e 13 de junho, às 21h.

Confira as bandas

Sexta-feira, dia 12
Forró Capim, Vilões do Forró e Forró Chacal

Sábado, dia 13
Gean Mota, Nação Forrozeira, Capim com Mel e Ferro fenomenal