segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Prefeitura recupera máquina deixada em estado crítico pela gestão passada, e reforça andamento das obras do município

Pá mecânica foi encontrado em estado de destruição pela atual gestão

Em janeiro, a situação encontrada pelo prefeito Ettore Labanca era o retrato do descaso. Prédios públicos sucateados, equipamentos quebrados e dívidas foram parte da herança deixada pela gestão passada. Máquinas danificadas também inviabilizavam a solução de problemas de saneamento e obras para a população.

Uma máquina conhecida como pá mecânica, utilizada nos serviços de limpeza urbana e transporte de cargas, estava em estado de degradação, sem sinais de manutenção ou funcionamento. Mas bastou alguns meses para a sua recuperação, através da Secretaria de Infra-estrutura e Planejamento, e a situação foi revertida.

“A máquina já está a um mês circulando pela cidade, limpando as ruas, tirando entulhos e carregando caçambas. Também está sendo usada nos serviços no loteamento Helena de Moraes, em Tiúma”, contou o diretor de Transportes, Severino José da Cunha. Com a recuperação do equipamento, as obras já iniciadas na cidade contam com um reforço a mais.
.

Continuam os cadastros para a Carteira dos Idosos

Regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Esta é a função, determinada em lei, do Estatuto do Idoso. E um desses direitos é a possibilidade de utilizar o serviço de viagens de ônibus interestaduais com gratuidade ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens. Para ter acesso ao benefício é necessário possuir uma renda de até dois salários mínimos. A pessoa idosa deve apresentar o comprovante de renda e documentação diretamente na empresa de transporte, e com antecedência.

Quem não possui comprovante de renda, poderá utilizar o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal - o mesmo cadastro do Bolsa Família - e após 45 dias solicitar a carteira do idoso. Para solicitar o benefício basta comparecer na Secretaria de Assistência Social, que fica na rua Oito de Maio, nº145, em Chã da Tábua, das 8h às 12h.

Os interessados também podem procurar um dos três Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. No CRAS I, na rua do Armazém, nº12, Loteamento Helena de Moraes, Tiúma. No CRAS II, na av. Beira Rio, nº16, Penedo. E no CRAS II, na rua Ercina Lapenda, nº 148, Matriz da Luz. O horário de atendimento ao público nos CRAS é das 8h às 17h. É necessário apresentar o relatório analítico do Cadastro Único, levar uma cópia e apresentar o documento de identidade e duas fotos 3x4.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Projeto buscará novos títulos de patrimônio

A fim de explorar o potencial turístico de São Lourenço da Mata, as secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Infra-Estrutura, se reuniram na manhã desta segunda-feira (31). O encontro foi uma pré-reunião dos três secretários que, nesta quarta-feira (02), seguem para a Fundarpe, em Olinda, com novas diretrizes e propostas de espaços do município a se tornarem Patrimônios de Pernambuco. Em discussão, estão a Igreja Matriz, o Mercado Público, e o prédio onde hoje funciona a Junta Militar da cidade, e que foi a primeira sede da Prefeitura Municipal.

Atualmente, São Lourenço concentra apenas três Patrimônios Materiais do Estado: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz, a segunda mais antiga do Brasil; a Estação Viária Frei Caneca, e a Estação Ferroviária de Tiúma. De acordo com o secretário de Cultura, Esportes e Juventude, Adalberto Epaminondas, a reunião entre as três pastas tem o objetivo de alavancar o potencial do município.

“Nós discutimos os itens que possam incrementar o patrimônio histórico e cultural de São Lourenço, viabilizando assim o maior desenvolvimento turístico da cidade”, explicou. Na reunião com a Fundarpe, os secretários irão ainda sugerir novidades para a cidade. “Vamos tentar viabilizar também antigos projetos como a instalação de um museu na cidade, que já teve 100% de aprovação na Câmara, e uma Biblioteca Municipal, junto ao Ministério da Cultura”, disse Epaminondas.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Caminhada pela paz


Na tarde deste domingo (30), foi realizada a 8º Caminhada da Paz e da Família que levou pessoas as ruas de São Lourenço onde o ponto alto foi o encontro de gerações. A pastoral da família está de parabéns pela realização do evento que tem como diretor Ricardo Satiro (Presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço).

Compesa realiza serviços

No último sábado (29), a compesa realizou serviços no Sistema do Alto Santo Antônio com o objetivo de dar mais qualidade d’água como também melhorar o abastecimento.

Até no domingo

Funcionários da empresa responsável pela obra da ponte de penedo trabalharam durante todo o domingo (30). Nota-se que o objetivo é entregar a ponte na data prevista tendo em vista o período chuvoso que atrapalhou o organograma inicial.

sábado, 29 de agosto de 2009

Secretaria de Cultura cadastrará artistas locais

Para dar seguimento às ações de valorização dos artistas da terra, a Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude começa a cadastrar os artistas de todas as modalidades a partir desta segunda-feira (31). Pessoas relacionadas a cultura e a juventude têm até a sexta-feira (04) para comparecer à sede da Secretaria de Cultura, das 8h às 13h, e realizar o cadastramento. Após o registro, os cadastrados serão convocados na segunda quinzena de setembro para uma Conferência que antecede a criação do Conselho Municipal de Cultura, que é uma exigência do Fórum de Gestores de Cultura da Região Metropolitana do Recife.

Para se cadastrar, os interessados devem estar munidos de documentos que comprovem a categoria do artista, a exemplo de fotos de seus trabalhos ou registros. No caso da Juventude, dos 15 aos 29 anos, os grupos que queiram se inscrever devem levar os projetos já desenvolvidos.

Segundo o secretário de Cultura, Adalberto Epaminondas, o cadastro vai permitir que a Secretaria tenha conhecimento de todos os segmentos artísticos, e assim dá mais voz a eles através do Conselho Municipal. “Eles terão participação direta com o poder público em todos os projetos relacionados a cultura, tanto na esfera municipal, estadual ou federal”, disse.

Outra novidade da Secretaria de Cultura é uma parceria com o Governo do Estado para realizar o I Festival de Música, iniciativa inédita no município. Mas para que o projeto aconteça, é preciso que músicos e bandas locais compareçam a Secretaria de Cultura até a quarta-feira (02), das 8h às 13h, com CDs ou panfletos. Para se cadastrar, o músico deve residir na cidade e, por isso, apresentar comprovante de residência.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Defesa Civil promoverá capacitação com o Projeto Salva Vidas

A Defesa Civil de São Lourenço da Mata promoverá a partir da próxima terça-feira, 1º de setembro, cursos de capacitação enfocando temas como a prevenção de acidentes de trabalho; prevenção de incêndios; e conhecimentos gerais sobre a defesa civil. A iniciativa faz parte do Projeto Salva Vidas, do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec), e está aberta a qualquer representante da sociedade civil.

“A partir do momento que a pessoa participa desse curso, poderá não só atuar como voluntário da defesa civil, como ajudar e minimizar os acidentes, seja na sua comunidade, ou no seu local de trabalho”, enfatizou o Coordenador de Defesa Civil do município, Josselino dos Santos. Os cursos terão duração de três dias, acontecendo todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h ao meio dia.

As inscrições acontecerão no mesmo período, das 9h ao meio dia. “É um curso aberto ao público, com no máximo 30 alunos por semana. E esta é uma ação que estenderemos durante todo o verão, já visando melhores condições para o próximo período de chuvas”, enfatizou Santos, que também será o responsável por ministrar as aulas, juntamente com o professor Walber Lopes, membro da Defesa Civil do município.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Liberada verba para construção de moradias em assentamentos

A Secretaria das Cidades e a Companhia Estadual de Habitação e Obras - Cehab, firmaram dois convênios de cooperação financeira e outro de cooperação técnica, com a Associação de Cooperação Agrícola do Estado de Pernambuco - ACAP, para participação na construção de 1.362 unidades habitacionais e assistência técnica em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST.

A solenidade, realizada no Centro de Treinamento do MST, em Normandia, município de Caruaru, contou com a presença do secretário das Cidades, Humberto Costa, do presidente da Cehab, Amaro João, e de representantes do movimento. O primeiro convênio possibilitará a complementação de recursos para a construção de 281 novas moradias através do Programa de Subsídio à Habitação, que tem como meta a erradicação de casas de taipa em Pernambuco.

O investimento de R$ 843 mil beneficiará seis assentamentos do MST nos municípios de São Lourenço da Mata, Ibimirim, Camutanga, Petrolândia e Floresta. “Este é um momento em que consolidamos o compromisso do Governo do Estado com os sem terra. E, para que possamos diminuir o déficit habitacional em Pernambuco, estamos contribuindo com a nossa parcela que se soma às fontes de recursos já disponíveis ao MST”, disse o presidente da Cehab, Amaro João.

O segundo convênio, também de cooperação financeira, permitirá o repasse de recursos para a construção de outras 1.081 unidades habitacionais em diversos assentamentos em todo o Estado. O acordo de cooperação técnica prevê a parceria da Cehab com o MST no que diz respeito à assistência técnica na elaboração de projetos de infraestrutura, melhorias habitacionais, além da análise estrutural dos assentamentos.

“Depois da marcha realizada, recentemente, pelo MST, o governador Eduardo Campos se comprometeu e nos repassou a tarefa de ajudar essas famílias na construção de novas moradias. Somente com esta iniciativa estamos repassando mais de R$ 1 milhão como benefício direto a centenas de trabalha-dores”, afirmou o secretário das Cidades, Humberto Costa.

Remoção de lixos e entulhos no Residencial Francisca de Paula


Nesta Quinta-Feira (27), A Prefeitura efetuou a remoção de lixos e entulhos no Residencial Francisca de Paula situado por trás do Ginásio de Esporte Pereirão e também foram colocadas varias caçambas de metralhas para conter os buracos que havia nas Ruas daquele Residencial impedindo a circulação dos carros, tudo isso mediante a solicitação do Vereador Leonardo Barbosa que acompanhou os trabalhos de perto e vem lutando pela melhoria daquela Comunidade.

8º Caminhada da Paz e da Família

A Pastoral Familiar convida todas as famílias de São Lourenço a participarem do 8º Caminhada da Paz e da Família, no próximo domingo dia 30 de Agosto, com saída a partir das 15:00hs em frente a Capela da Ercina Lapenda, com Trio Elétrico e ministérios de músicas louvando ao senhor Jesus pelas principais avenidas da cidade em favor da paz e das famílias.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

I Seminário dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Foi realizado na manhã de hoje (27), na câmara de vereadores o I Seminário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o tema “Trabalho para todos”, O evento faz parte da 9ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

No evento foi apresentada uma palestra com representantes da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (SEAD) sobre Educação Inclusiva, Empregabilidade, Legislação dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, apresentação cultural com alunos especiais do colégio Conde Correia.

Na ocasião estiveram presentes, a vice-prefeita, Íris Moura, a Secretaria de Ação Social, Nadja Santana, representantes da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência, os vereadores Ricardo Satiro (Presidente da Câmara de Vereadores), Antônio Manga, José Leopoldo e Gilberto Monteiro.

Homenagem ao dia do Psicólogo

Parabéns a todos os Psicólogos que trabalham no município de São Lourenço da Mata

Junior, Betânia, Lilian, Cintia e Karine

O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.

Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".

O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem.

Apesar desse intuito de compreensão não ser uma característica somente do profissional de psicologia - temos também o antropólogo, o sociólogo e o economista procurando o mesmo -, fica visível que estes dão ênfase, sobretudo, aos grupos e sociedades, enquanto aquele se fixa no indivíduo.

Isto também não significa que o psicólogo só veja o indivíduo em separado, fora do coletivo, mas sim que enxerga o homem como a unidade do grupo.

Veja algumas das divisões desse estudo:

- psicologia da personalidade - ocupa-se dos diagnósticos e desenvolvimento das personalidades.
- psicologia social - estuda o comportamento dos indivíduos dentro do grupo.
- psicologia comparativa - compara o comportamento animal com o do homem.
- psicologia do desenvolvimento - avalia as mudanças que acontecem com o indivíduo.
- psicologia experimental - analisa os fenômenos psicológicos com fenômenos naturais, em condições monitoradas em laboratório.
- psicologia clínica - tratamento das neuroses e demais problemas psíquicos.

Para quem anda pensando em seguir essa profissão, alguns conhecimentos podem ajudar a se definir na escolha. Uma delas é saber sobre o seu futuro campo de atuação, ou seja, onde e como poderá trabalhar.

O psicólogo pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de funcionários; em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares; e mesmo na área de pesquisa, avaliando perfil do consumidor.

Também pode trabalhar como psicólogo esportivo, preparando os atletas emocionalmente, ou como psicólogo educacional, auxiliando pais e professores a solucionar problemas de aprendizagem.

O campo é bem amplo. A psicologia jurídica é outra área desse universo de opções. Como psicólogo jurídico, você vai acompanhar processos de adoção ou de violência a menores ou, em caso de presídios, avaliar os detentos.

Seja qual for a sua escolha, o importante é saber que você vai estar lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. E que isto requer muito cuidado.
O curso de psicologia vai dar a você, nos períodos iniciais, uma visão dos diferentes aspectos da psicologia: história, teoria e principais correntes.

Também haverá aulas enfocando matérias sobre saúde, como neurologia, por exemplo.

Mais adiante é que o aluno vai se deparar com as disciplinas profissionalizantes e optativas, como pedagogia do excepcional, problemas de aprendizagem e orientação vocacional. Nesse momento, é a hora de optar por uma área de especialização.

No caso de quem pretende clinicar, o estágio é obrigatório, mas todos, uma vez formados, deverão se registrar no Conselho Regional de Psicologia.

O curso tem duração de quatro anos, para o bacharelado, e cinco, para quem deseja ainda a formação clínica, para atendimento em consultório.

Prefeitura não irá aderir a protesto contra cortes no FPM

Em um movimento nacional como sinal de protesto contra os cortes no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que aumentam a cada mês, as Prefeituras irão amanhecer com as portas fechadas nesta sexta-feira (28), ostentando faixas pretas. No entanto, o prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), anunciou que não irá aderir ao protesto.

Apesar de sentir-se prejudicado com o corte dos repasses e estar solidário ao protesto dos amigos prefeitos, o socialista prevê que um dia a menos de expediente do Executivo trará prejuízos ao município.

Isso porque, com a suspensão, a população ficará sem profissionais de saúde, sem professores em sala de aula, e sem outros serviços básicos, que já foram muito prejudicados por falta de ações da gestão passada. “Estou solidário aos prefeitos, mas não posso paralisar os serviços de São Lourenço da Mata”, disse Labanca.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Dia de recreação para crianças com deficiência

Crianças com deficiência participaram de tarde de recreação, na última quarta-feira (26)
.
Os sorrisos estampados nos rostos dos cinqüenta alunos portadores de deficiência da rede municipal de ensino não deixavam esconder o sentimento de alegria em participar da tarde de recreação na quarta-feira (26), no Codai Centro. A ação fez parte da Semana da Pessoa com Deficiência, que até a sexta-feira (28) promete mais diversão com a exibição do filme Era do Gelo 3, nesta quinta-feira (27), no Cine Royal, às 16h30, e na sexta (28), com apresentação de dança para encerrar as comemorações, às 14h, no colégio Ermínio Moreira Dias.

Um grupo de recreadores garantiu a tarde das crianças com brincadeiras, jogos de bola, pinturas e cama-elástica, além de pipoca e algodão-doce a vontade. Os pais que foram ao local gostaram do que viram e enfatizaram a importância de levar os filhos para as ações da semana, como a doméstica Roseclé Bezerra, que tem uma filha de 21 anos, portadora de necessidade especial.

“Eu trago ela aqui para a melhoria dela, para o seu desenvolvimento. Ela se acha muito diferente, discriminada, então a gente faz tudo para trazer ela durante a semana toda. Assim ela se sente valorizada, e não diferente dos outros”, explicou.

A abertura da semana, na segunda-feira (24), foi marcada por uma palestra sobre Inclusão. Já na terça (25), os estudantes participaram de uma Oficina de Brinquedos. Para a coordenadora de Educação Especial do município, Leila Rendall, as ações da semana são indispensáveis para quebrar o preconceito contra os portadores de deficiência.

“Nós queremos mostrar a sociedade o quanto essas crianças têm potencial. Elas podem ter limitação em alguma área, mas têm potencial em outras. Nós precisamos valorizar mais essas crianças e precisamos ter um olhar mais carinhoso com elas”, disse. Leila lembrou ainda que no próximo ano as salas especiais serão extintas por determinação do MEC, e todos os alunos, sem distinções, ficarão nas mesmas classes.

Para Leila, que há seis anos é professora de classes especiais, não há segredo na relação com os portadores de deficiência. “Você tem que lidar com eles do seu jeito, aprendendo no dia-a-dia. Não tem receita”, contou.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Cidade da Copa é matéria de capa de revista

A Cidade da Copa e suas potencialidades são o tema da matéria de capa da edição de agosto da revista pernambucana Algo Mais. Em matéria especial sobre a maior conquista do município, São Lourenço da Mata é colocado como o ponto inicial para o desenvolvimento de um segundo pólo metropolitano. Sem mais capacidade de crescimento, Recife começará a ceder lugar à região oeste que, com a chegada da Copa do Mundo de Futebol de 2014, receberá benefícios com duração além do campeonato mundial.

Os são lourencences que já acreditavam no potencial da capital do Pau-Brasil, estão ainda mais confiantes com os novos investimentos trazidos ao município. Além do projeto da Cidade da Copa, que abrigará um estádio, um conjunto residencial com nove mil casas e um hospital metropolitano, a matéria veiculada pela Algo Mais levanta ainda toda a infraestrutura que a região irá receber, como uma estação de metrô e a duplicação da BR -408. Vantagens que estão colocando São Lourenço da Mata em lugar de destaque no cenário pernambucano.

Homem é encontrado morto em barragem em São Lourenço

Um corpo de um homem não identificado foi encontrado na tarde desta terça-feira (25) na barragem do Una, no município de São Lourenço da Mata. O corpo estava submerso, e os Bombeiros tiveram dificuldades para resgatá-lo.

De acordo com os Bombeiros, a vítima, ainda sem identificação, estava despida e o corpo em avançado estado de decomposição. Os órgãos genitais da vítima foram decapitados.

Da Redação do pe360graus.com

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

População de São Lourenço da Mata ficará sem água nos próximos três dias

A população do município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), ficará sem água nos próximos três dias. A Compesa informa que o abastecimento será suspenso a partir das 8h desta quinta-feira (27) e só será retomado a partir das 8h do sábado (29). Apenas o bairro de Parque Capibaribe não será afetado pela falta d’água.

A Compesa explica que a paralisação é necessária para que sejam feitas as obras de ampliação da estação de tratamento de água (ETA) da Várzea do Uma no município. Com a conclusão da obra, a promessa é que a cidade fique livre do racionamento de água, dobrando a produção para 600 litros por segundo, beneficiando mais de 120 mil pessoas.

Atualmente, o rodízio na cidade é de um dia com água e quatro sem. A expectativa da Compesa é que o sistema funcione plenamente até o final de setembro, quando não deverá haver mais racionamento.

Os serviços mobilizarão 15 profissionais entre engenheiros, técnicos e encanadores em um investimento de R$ 300 mil. As obras de ampliação da ETA foram iniciadas em maio do ano passado e o custo total estimado é de R$ 3,5 milhões.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Prefeitura abre inscrições para curso de formação de cabeleireiros, no Centro Social Urbano

Cursos serão ministrados no Centro Social Urbano

Preocupada em oferecer oportunidades de emprego e capacitação profissional para a população, a Prefeitura de São Lourenço da Mata passará a oferecer, a partir de outubro, cursos de formação para cabeleireiro. Inicialmente, serão abertas 70 vagas, que serão divididas em duas turmas – uma no turno da manhã, e outra no turno da tarde. O curso será ministrado por dois instrutores, no Centro Social Urbano (CSU), e possui duração de três meses.

Os interessados em participar da capacitação devem ter mais de 18 anos e comprovar a situação de baixa renda. A iniciativa, encabeçada pela primeira-dama Kelly Rangel, junto com o gabinete do prefeito Ettore Labanca, será permanente. Ou seja, ao final de cada curso, novas turmas serão abertas. As inscrições acontecem na próxima segunda-feira, dia 31 de setembro, a partir das 8h, no próprio CSU.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Faculdade Líder: uma faculdade para quem quer vencer

Taís Paranhos é jornalista e orientanda de pós-graduação do Professor Gustavo Leite, Coordenador de Pesquisa e extensão da FAL

Uma instituição de ensino que não é líder apenas no nome. Assim é a Faculdade Líder (FAL), sediada em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Destinada a formar vencedores, a FAL tem os seguintes cursos: Administração e Licenciatura em História, ambos autorizados pelo Ministério da Educação e com altos conceitos.

Com a filosofia de garantir a interligação entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Líder tem como objetivo preparar não apenas profissionais para o mercado. Acima de tudo, a meta é de formar pessoas que façam a diferença na sociedade. Qualificar para socializar o saber. Formar integralmente o capital humano. Parecem frases distantes, mas são finalidades cotidianas da FAL.

E em uma era de informação onde nos encontramos, esse começo de século XXI, qualificação é a saída para estarmos em afinidade no mundo em que vivemos. Aí onde entra a FAL, com a sua estrutura física, o corpo docente e os projetos a serem desenvolvidos pelo CIC .— Centro De Investigação Científica — que nasce com a proposta de fomentar a pesquisa como prática de e cotidiano tanto do corpo discente quanto do corpo docente, através da Revista Acadêmica Líder.

A REAL (Revista Acadêmica Líder) vem contribuir na formação e introdução a pesquisa científica. Junto a revista, temos o Blog Líder que terá como função principal a divulgação das atividades artísticas e culturais dos alunos e professores nas mais diversas situações didáticas prestigiando o processo de ensino-aprendizagem.

Desse modo, o povo de São Lourenço da Mata tem em mãos, a Faculdade destinada a formar vencedores com tendência a crescer para fazer diferença na sociedade. FAL: Faça parte desse universo você também!

Estado contará com investimento externo de mais US$ 180 milhões. São Lourenço será contemplado

O secretário de Articulação Regional, João Paulo, recebeu sinalização positiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e do Banco Mundial - Bird, durante encontro em Brasília, para financiamento de U$S 185 milhões destinados ao Projeto de Interiorização do Desenvolvimento de Pernambuco, que engloba todas as regiões do Estado, e a mais uma etapa do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural - ProRural. Os recursos resultarão de empréstimo das instituições financeiras com contrapartida do Governo de Pernambuco.

O secretário de Articulação Regional ainda participou de reunião com o gerente do Prometrópole pelo Bird, Tadeu Abicalil, para discutir uma nova etapa do programa, que deverá contemplar, além da bacia do Beberibe no Recife e em Olinda, áreas no entorno do Capibaribe nas cidades do Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata. As ações terão como ênfase a infraestrutura urbana e a promoção do desenvolvimento social e econômico dessas áreas.

Matéria Completa: Noticiário Executivo - DOE

Falta d’água em São Lourenço está com os dias contados. Aumento da vazão começa neste sábado

Vazão da água em São Lourenço da Mata será duplicada, chegando a 600 litros por segundo

Já está com os dias contados o racionamento de água em São Lourenço da Mata. A iniciativa encabeçada pelo prefeito Ettore Labanca e pelos vereadores do município, junto ao presidente da Compesa, João Bosco de Almeida, desde 3 de julho, em edição do Parlamento Comum Metropolitano, realizado no Cine Royal, já começa a surtir os efeitos tão esperados pelos são lourencences. A partir deste sábado (29), a Estação de Tratamento de Água começa a operar com aumento da vazão, que continua de forma gradativa, até atingir 600 litros por segundo, dando fim ao racionamento.

Mas para que essa ampliação aconteça, a Compesa irá paralisar o abastecimento de água no município entre essa quinta-feira (27) até o sábado (29). Atualmente, o abastecimento d’água em São Lourenço da Mata, é de 300 litros por segundo, e os moradores passam por rodízio de um dia com água e quatro sem. A duplicação do volume de água disponibilizado ao município é mais uma conquista da nova gestão para solucionar os problemas da população.

Em julho, o prefeito Ettore Labanca já havia manifestado sua queixa frente a Compesa. “Para mim, a coisa mais difícil é responder a população sobre a falta de água, porque temos três rios e dois sistemas. Água aqui não falta, mas na casa do povo falta”, disse Labanca ao participar do Parlamento Comum Metropolitano, onde São Lourenço ganhou ainda outra garantia do presidente da Compesa, João Bosco de Almeida.

“Em 2014, a água fornecida para a Cidade da Copa já estará garantida e virá do Sistema de Pirapama, que já estará em total funcionamento”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Seminário discutirá mercado de trabalho para pessoa com deficiência

A prefeitura de São Lourenço da Mata realiza durante esta semana várias ações voltadas para a pessoa com deficiência. Uma delas será o I Seminário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o tema “Trabalho para todos”, a ser realizado na próxima quinta-feira (27), das 8h às 12h. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o cumprimento da Lei 8.213/91 que estabelece cotas de 2% a 5% para a empregabilidade de pessoas com deficiência nas empresas públicas e privadas com mais de 100 funcionários.

O evento faz parte das comemorações da 9ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, aberta na última sexta-feira (21), no Palácio do Campo das Princesas, pelo governador Eduardo Campos. Durante o seminário em São Lourenço da Mata, será apresentada uma palestra com representantes da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (SEAD) sobre “Educação Inclusiva”, “Acessibilidade”, “Legislação dos Direitos da Pessoa com Deficiência” e “Empregabilidade”, apresentação cultural de dança com alunos especiais do colégio Conde Correia, além de debates.

Para a coordenadora da Política da Pessoa com Deficiência no município, Alessandra Medina, o objetivo desta 9ª Semana Estadual é inserir essas pessoas no mercado de trabalho. “Elas precisam ter essa autonomia, essa emancipação. Além disso, podem provar a todos que têm capacidade de ser destaque naquilo que fazem”, apontou. O público alvo deste seminário são as próprias pessoas com deficiência e seus familiares, e associações que cuidam de pessoas deste segmento. Também participam da atividade, representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e do Ministério Público.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Rua Tabelião João Lago está esquecida

A Rua Tabelião João Lago localizada no bairro da Várzea Fria está toda esburacada, com um matagal enorme e sem iluminação tornando difícil a passagem de veículos e moradores.

Até quando

No dia 4 de maio, o Blog do Brito postou uma matéria sobre as péssimas condições do saneamento básico do Residencial Francisco de Paula. Nenhuma providência foi tomada e o residencial continua em condições precárias.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Semana da pessoa com deficiência será marcada por eventos em São Lourenço da Mata

Conviver com as diferenças em ambientes sociais geralmente não é tarefa fácil. E quando o assunto chega aos portadores de necessidades especiais, a igualdade parece ainda mais distante. A falta de acessibilidade nas ruas e o insistente preconceito são obstáculos presentes no cotidiano dessas pessoas. Mas para diminuir as dificuldades e promover uma maior conscientização dos jovens, a Secretaria de Educação realiza ações para celebrar a Semana da Pessoa com Deficiência, com início nessa segunda-feira (26). Até a sexta-feira (28), ações escolares, dia de recreação e sessão de cinema marcam a semana.

Dentro das escolas municipais, os alunos recebem orientações sobre como tratar os portadores de necessidades especiais. Para a secretária adjunta de Educação Rosane Santana, a ação visa promover a igualdade entre os estudantes. “Esse programa didático é importante para vencer o preconceito que se tem com os alunos portadores de deficiência”, explicou.

Atualmente, a rede municipal conta com cinco turmas para alunos especiais, que totalizam quarenta. Todos eles ganharão um dia de recreação exclusivo no Codai Centro, nesta quarta-feira (26). Palhaços, pipoqueiros, camas elásticas e outras brincadeiras marcarão a data que promete diversão a vontade para os alunos especiais.

Ainda durante a semana, eles irão participar de uma sessão de cinema no Cine Royal e poderão ser acompanhados pelos seus familiares. Além disso, ao longo desta semana também serão oferecidos serviços de saúde como vacinação contra a rubéola, aferição de pressão, e exames para verificar a taxa de glicose, em uma parceria da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde.

Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata

Terreno baldio dará lugar à praça, na Vila do Reinado

Praça está sendo construída no lugar de um terreno baldio

De local onde se colocava lixo e reunia criminosos, à área de lazer. Este é o objetivo da construção de uma praça na rua Riachuelo, na Vila do Reinado, que está em fase avançada de execução. A área, de aproximadamente 700 metros quadrados, vai conter brinquedos, jardins, boa iluminação e bancos.

Toda esta estrutura vai trazer vários benefícios para a comunidade. “A área causava muitos transtornos para os moradores do local” afirma o secretário-adjunto de Infra-estrutura do município, Tarcísio Cruz. “Será mais uma boa opção de lazer para os moradores de São Lourenço da Mata”, continuou.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

São Lourenço recebe serviços de saúde da SES

Na próxima quinta-feira ( 27 ), A Secretaria Estadual de Saúde (SES) comemora a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência oferecendo serviços à sociedade serão oferecidos os de serviços de Vacinação contra rubéola, aferição de pressão e exames para verificar a taxa de glicose no sangue são algumas das ações que serão desenvolvidas no município

A ação da SES é uma parceria com as secretarias municipais de Saúde e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), que vai levar palestras sobre empregabilidade, tema da nona Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O objetivo da semana, de acordo com a Sead, é chamar a atenção de autoridades, empresários e sociedade para o cumprimento da Lei 8.213/91 que estabelece cotas de 2% a 5% para as pessoas com deficiência nas empresas dos setores público e privado.

Serviço realizado

Domingo, 23 de Agosto de 2009

Segunda-feira, 1 de Junho de 2009

No dia 2 de junho, o Blog do Brito postou uma matéria sobre o buraco localizado na Rua do Cacimbão. Funcionários da prefeitura através da secretaria de obras foram até o local e solucionaram o problema.

Câmara de Vereadores

Hoje (24), na Câmara de Vereadores de São Lourenço da Mata será realizada a ultima reunião ordinária do mês de agosto.

domingo, 23 de agosto de 2009

Utilidade Pública

Encontra-se desaparecido o Sr. Severino Gomes de Moura mais conhecido com “Seu Vei”, residente na Rua Nova Esperança B, Nº 130 - Pixete. O mesmo saiu de casa por volta das 9h deste sábado (24) e foi visto pela última vez próximo ao Colégio Conde Pereira Carneiro, no bairro da Chã da Tábua.

Qualquer informação entre em contato com Dona Lia. Fone: 3519-3992 ou 8701-5589.

sábado, 22 de agosto de 2009

Câmara de Vereadores

Nesta Sexta – Feira (21), o Vereador Leonardo Barbosa o primeiro Vice Presidente da Câmara de Vereadores, em virtude da ausência do Presidente Ricardo Satiro por motivos pessoais assumiu a presidência da mesa diretora na Sessão Ordinária conduzindo o trabalho com ampla desenvoltura e sapiência, haja vista que esse Parlamentar ao longo de sua vida Política acumulou uma grande bagagem e experiência.

Quando trabalhava na ALEPE Assembléia Legislativa de Pernambuco fez diversos cursos na área procurando entender todas as engrenagens do processo Legislativo visando assim poder dar o melhor de si no âmbito da elaboração de políticas que de fato possam verdadeiramente alcançar a coletividade e, sobretudo, contribuir como Político e Cidadão São lourensense para poder ver a nossa Cidade inserida no contexto do desenvolvimento econômico e social resultando assim numa melhor condição de vida para nossa população .

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Trio suspeito de desmanche de motos é preso em São Lourenço da Mata

Três homens foram presos suspeitos de desmanche de motos em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, na noite da última quarta-feira (19). Duas motos foram recuperadas na ação da polícia.

O trio chegou à Delegacia de São Lourenço por volta de 1h. De acordo com a polícia, eles agiam no município e foram presos em suas próprias residências, após uma denúncia anônima. Com o grupo foi encontrada uma moto roubada no último dia 15 de agosto. Segundo os agentes, o veículo estava depenado, estando apenas o motor e chassi originais.

Foram detidos Cristano José do Nascimento, 20 anos, Misael José da Conceição, 24 anos, e Charles Manoel dos Santos, 21 anos. Na casa de Cristiano do Nascimento e Misael da Conceição foram achadas peças de moto, como capacetes e retrovisores.

Outra moto foi encontrada com eles, mas estava no nome da mãe de um dos acusados. No entanto, o veículo possuía peças da outra moto roubada. Charles dos Santos também faria parte da quadrilha.

De acordo com a polícia, um quarto suspeito, Jailson Santos do Carmo conseguiu fugir, mas deixou cair a identidade e a polícia agora tenta localizá-lo. Nesta quinta-feira (20) pela manhã, os suspeitos seguirão para a Delegacia de Roubo Furto de Veículos, que irá investigar o caso.

Da Redação do pe360graus.com

Polícia Militar e Civil realizam mutirão

Ouvidoria instalada no 20º BPM
.
Fausto Neto entrevistando Marcos Pereira da Silva (Delegado do DHPP)

Esta sendo realizado um grande mutirão no 20º BPM entre Polícia Militar e Civil, o objetivo é agilizar os processos de homicídios nos municípios de Camaragibe e São Lourenço.

Na primeira etapa serão concluídos os processos do município de Camaragibe que tem cerca de trezentos homicídios. A segunda etapa será em São Lourenço que também tem um grande número de processos para serem concluídos.

Labanca prometeu e cumpriu. Começaram as obras da Escola municipal do Loteamento Constantino

Terreno onde será construída a escola já foi preparado para o início das obras

Uma reivindicação atendida pelo prefeito Ettore Labanca (PSB) começa a se tornar realidade. Esta semana, foi finalizado o processo de limpeza do terreno onde será construída a escola municipal do Loteamento Constantino. Funcionários e máquinas da Prefeitura realizaram a capinação e terraplanagem do local. A partir da próxima segunda-feira (24), será dado o início de uma nova etapa da obra, começando com a demarcação da área construída. Em seguida, já será iniciada a construção das bases para o prédio.

A planta do projeto, com as definições da área a ser construída, está pronta desde o mês de maio, e foi apresentada por Labanca em entrevista a TV Globo, como resposta a reportagem em que a menina Sulamita Xavier, moradora do Loteamento Constantino, aparecia reivindicando a construção da escola, já que todos os dias precisava caminhar mais de 3 quilômetros para chegar a unidade de ensino mais próxima.

Sulamita foi recebida no gabinete do prefeito Ettore Labanca, e convidada por ele para participar da festa de inauguração da escola. “Ela vai cortar a fita da inauguração comigo”, brincou o prefeito na ocasião. A previsão é a de que a escola fique pronta no final de outubro.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Diretores de escolas discutem prevenção da gripe na rede municipal

Marta Ramos: “Não adianta pânico, o que adianta é prevenir"

Fechando o ciclo de debates sobre a Influenza A (H1N1), a Secretaria de Saúde, junto a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Lourenço da Mata, promoveram grande discussão com profissionais da rede de ensino municipal nesta sexta-feira (21). O encontro na Câmara Municipal de Vereadores contou com a adesão de todas as escolas e esclareceu dúvidas recorrentes de como prevenir a nova gripe. As ações já foram realizadas com todos os profissionais de saúde do município e com representantes de creches municipais e comunitárias.

No início do encontro, o sanitarista da Secretaria de Saúde, Antônio Leite, apresentou aos presentes vídeos educativos disponíveis no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) que esclarecem as formas de contágio da doença, a sua prevenção, e a maneira correta de lavar as mãos. De acordo com as pesquisas apresentadas pelo sanitarista, o número de óbitos decorrentes da nova gripe vem diminuindo.

“Nas últimas semanas foi registrada uma queda nas mortes. E a tendência é que esses números caiam ainda mais com a chegada do verão, já que o calor evita a maior proliferação do vírus”, explicou Antônio Leite. Mas segundo ele, é preciso ficar atento aos sintomas da doença, como falta de ar, febre alta, dores de cabeça, dores musculares e faringite, principalmente em pessoas cardiopatas, gestantes, crianças menores de dois anos de idade, e idosos com mais de 60 anos.

Apesar de necessitar de certos cuidados, a diretora de Atenção Básica a Saúde, Marta Ramos, lembrou que não há motivos para desespero. “Não adianta pânico, o que adianta é prevenir. Todo mundo tem que se cuidar, ter uma boa higienização e mudar os hábitos. Mas entre o saber e o processar há uma grande diferença e cabe aos professores repassarem essa mudança para os alunos, mas com cuidado porque as crianças podem ficar assustadas”, concluiu.

Métodos como interditar os bebedouros, estimular a individualização de materiais, e evitar contatos mais íntimos como beijos e abraços entre os estudantes, foram acordados no encontro para impedir a proliferação do vírus nos ambientes escolares. As unidades que realizam o lanche coletivo irão manter uma maior vigilância para que um aluno não tenha contato com o lanche do outro. Os birôs, bancas e qualquer superfície irão ser limpas de duas a três vezes por dia.

Mas o secretário de Saúde, Humberto Antunes, já alertou que as medidas são apenas preventivas. “É importante que todos se conscientizem que São Lourenço e Pernambuco não estão em situação crítica. Estamos apenas nos preparando para o que pode acontecer em locais aglomerados como escolas, igrejas e cinemas, onde pode haver a transmissão direta e indireta do vírus”, explicou.

A parceria entre a Secretaria de Saúde e de Educação foi elogiada pelos presentes e pelo secretário de Educação, Amaro Barbosa. “Nós nos sentimos felizes por causa desse tratamento conjunto. Precisamos sempre da Secretaria de Saúde como parceira para trazer contribuições porque até mesmo os professores esquecem de trabalhar a questão da higiene com os alunos, o que devia estar no currículo de cada escola”, disse.

Para secretária da Escola Rosina Labanca, Arlete Souza, o encontro serviu para promover maior conscientização nas unidades de ensino. “A nossa escola é de nível fundamental, até a 4ª série, então as crianças não têm ainda muita noção do que fazem, e temos que abrir a cabeça delas para a questão da higiene, que é muito importante na escola. Vamos fazer reuniões para conscientizar as crianças e os pais”, contou.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Prefeitura intensifica ações no combate aos caramujos

Veneno começou a ser aplicado em Tiúma desde a quinta-feira (20)

Sempre preocupada com as condições dos moradores da cidade, a Prefeitura de São Lourenço da Mata realiza um verdadeiro mutirão no distrito de Tiúma, para solucionar parte dos problemas encontrados no Loteamento Helena de Moraes. Nesta última quinta-feira (20) foi iniciada a aplicação do moluscicida para o combate aos caramujos que causam meningite em toda a área. Cinco agentes de endemias estão percorrendo os terrenos baldios, escolas, creches, prédios públicos e os cemitérios da localidade.

Primeiramente é feita a medição do terreno, para definir a dose aplicada na área – uma média de 10 gramas para cada 100 metros quadrados. De acordo com Silvania Alves, bióloga e consultora técnica da Vigilância em Saúde do município, foi feito um levantamento e ficou constatada uma grande infestação de moluscos. “Estamos realizando investidas em terrenos baldios, que é onde existe um maior aparecimento do caramujo. É preciso que a população também colabore e permita o acesso dos agentes aos terrenos”, afirmou Silvania. Todos os agentes de endemias da prefeitura trabalham devidamente identificados com boné, camisa e bolsa.

Ainda de acordo com Silvania Alves, caso algum morador identifique algum foco de moluscos, deverá procurar a Vigilância Ambiental, na Secretaria de Saúde, na rua Siqueira Campos, S/N, Vila do Reinado. Esta mesma ação já foi realizada na comunidade Rosina Labanca, em Nova Tiúma, Pixete e Vila do Reinado. Na segunda fase, serão atendidas as comunidades rurais como Lages, Matriz da Luz e Muribara.

Na mesma localidade, desde a última segunda-feira (17), funcionários da Secretaria de Infra-estrutura fazem um trabalho de recuperação das vias, com a reabertura de ruas, através de máquinas, serviço de capinação e abertura de valas para a drenagem da água.

A rua dos Melões e rua Ana de Moraes, próximas ao cemitério, já receberam o serviço inicial. A dificuldade de reabrir as ruas foi maior devido ao período de chuva, que dificulta o trabalho. Por causa do grande número de ruas, não existe prazo para o término do serviço de recuperação e capinação das vias.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Paisagismo nas praças

A prefeitura está realizando nas principais praças do município o serviço de paisagismo. O exemplo disso é a poldação na praça próxima a loja Electra. O objetivo da prefeitura é recuperar todas as praças do município.

Câmara de Vereadores

Hoje (21), às 17h, será realizada na câmara de vereadores de São Lourenço da Mata, a quarta reunião ordinária do mês de agosto.

Atualizado às 16:10h

Pátio de Eventos precisa de melhorias

Devido à festa do padroeiro São Lourenço Mártir, o Pátio de Eventos Jair Pereira ficou ainda mais danificado. Quem passa pelo local nota que é necessário fazer melhorias.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Projeto de Lei que homenageia os professores municipais com o Prêmio/ Troféu Professor Referência é aprovado

Na reunião realizada na noite desta quarta-feira (19), na câmara de vereadores, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do vereador Antônio Manga que consiste em homenagear com o Prêmio/ Troféu Professor Referência aos mestres que se destacaram em todas as modalidades de ensino de São Lourenço da Mata: Educação, Infantil, Educação Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Ensino Médio.

Serviço de capinação em Tiúma

Durante toda semana a Secretaria de Serviços Públicos está realizando em Tiúma, serviço de capinação em algumas ruas do bairro. Uma das ruas é a que fica por trás do SESC LER, até a próxima sexta-feira o serviço estará concluído.

Rua com vários buracos

A Rua Manoel Amazonas que fica próximo ao cemitério de São Lourenço esta trazendo problemas aos motoristas que precisam utilizá-la, pois a mesma está com vários buracos.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Desobstrução do esgoto no centro da cidade

A prefeitura está realizando próximo ao Frigorífico do Povo no centro da cidade o serviço de desobstrução do esgoto, além do mau cheiro constante o esgoto estava a céu aberto trazendo transtorno para quem precisa utilizar o local.

Secretaria de Saúde orienta diretoras das creches municipais no combate a gripe suína (Influenza A – H1N1)

Mantendo a prevenção e promoção da saúde como lema, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Lourenço da Mata prosseguiu com as ações para o combate da Influenza A (H1N1). Em encontro com as representantes das creches municipais e comunitárias nesta quarta-feira (19), no Centro Social Urbano, a secretaria deu dicas e prestou esclarecimentos sobre a nova gripe. No debate, medidas preventivas não só contra a Influenza A, como também para os demais problemas respiratórios estavam no foco das atenções para melhor cuidar das crianças do município.

Uma troca de experiências pode resumir o encontro que reuniu as representantes de creches dos bairros de São João e São Paulo, Rosina Labanca, Beira Rio, Pixete, Chã de Tábua e Penedo; a diretora de Atenção Básica a Saúde, Marta Ramos, a diretora de creches comunitárias conveniadas, Marineide Pereira, e a responsável pela vigilância epidemiológica do município, Andrea Souza.

Para dar início ao encontro, Marta Ramos, que é também pediatra por formação, deu dicas fundamentais para o cuidado com os pequenos. Ressaltou que não basta apenas lavar as mãos com sabão rapidamente, e que a limpeza deve ser feita entre os dedos, no dorso da mão, nas costas, no punho e nas unhas, que devem estar sempre curtas. Com essa ação, o álcool em gel torna-se dispensável e seu uso fica limitado à profissionais de saúde, que manipulam secreções de pacientes.

Mas além de lavar as mãos, toda superfície de contato deve ser higienizada com freqüência para evitar a proliferação do vírus. Bebedouros devem ser trocados por garrafinhas individuais, que devem ser sempre limpas. As toalhas também devem ser de uso exclusivo de cada criança e, para enxugar as mãos, é aconselhado o uso de papéis descartáveis, como o papel-toalha.

Quem cuida das crianças deve ter atenção redobrada. As mãos devem ser lavadas antes e após tocar em cada criança, e é proibido o uso de anéis, pulseiras ou relógios. O beijo nos menores também deve ser evitado. Já os berços devem ser mantidos a uma distância de cerca de um metro para evitar o contágio, e o ambiente de convívio das crianças deve ser ventilado e arejado, sem o uso de condicionadores de ar.

Os pais não devem levar seus filhos com sintomas de gripe até as creches. Mas caso aconteça, os responsáveis pela creche devem encaminhar novamente as crianças para casa ou para um PSF, com retorno mínimo de catorze dias, tempo que a criança continua eliminando o vírus. De acordo com Marta Ramos, a “febre já é um sintoma inicial para alertar que algo não está bem no organismo da pessoa”. Na reunião ficou acordado que as creches mandarão para a residência das crianças um aviso para que os pais a mantenham em casa e procurem um médico no caso de sintomas de gripe.

Na etapa final do encontro, cada representante de creche expôs as medidas preventivas que já realizam e aproveitaram a oportunidade para tirar novas dúvidas. Para Marta Ramos, as dicas não se resumem apenas ao combate da Influenza A (H1N1). “Nós aproveitamos a questão da gripe para refletir sobre hábitos que devem ser permanentes e que ajudam a combater várias doenças. Nós temos que nos unir para nos prevenirmos e saber o que fazer para que as crianças não adoeçam”, disse.

A diretora de creches comunitárias conveniadas, Marineide Pereira, também se mostrou satisfeita com o encontro. “Me sinto contemplada com esse momento porque os representantes das creches irão se tornar agentes multiplicadores dentro das próprias comunidades”, concluiu.

A responsável pela creche Olívia Josefa, localizada no bairro do Pixete, Lécia Santos, já começou os trabalhos em combate a nova gripe e vai implantar as novas ações. “A gente já iniciou o trabalho, mas vamos aprimorar o que temos feito como a conscientização dos pais e o manuseio de materiais”, explicou.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Enquete realizada pela Prefeitura de São Lourenço da Mata

A Cidade da Copa está cada vez mais preocupada em investir no futuro de crianças e jovens por meio dos esportes. A prova disso foi o resultado da última enquete do site da Prefeitura de São Lourenço da Mata, onde 73,40% (1.007 votos) dos internautas aprovaram a iniciativa do prefeito Ettore Labanca, que recentemente firmou uma parceria com a Escolinha do Zico. Outros 26,60% (365 votos) julgaram que iniciativas sociais como esta não são importantes para o município.

A Escolinha do Zico irá contemplar 500 crianças de São Lourenço da Mata, e será a maior do Estado, já que outros municípios que firmaram a mesma parceria só atendem a 100 crianças, cada. Além do treinamento dos futuros atletas, as crianças ainda irão ganhar todo o uniforme (bolsa, camisa, calção, e meias).

Confira a enquete:

A Prefeitura acaba de firmar parceria com a Escolinha Zico 10. Você considera importante estas iniciativas sociais que valorizam o esporte no município?

1: Sim 73,40% 1007 voto(s)

2: Não 26,60% 365 voto(s)

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Reforma do Posto de Nova Tiuma

Já está na fase final a reforma do posto de Nova Tiuma que será entregue a população na próxima semana. Foram realizados serviços de Pintura, coberta, colocação de ar-condicionado no consultório de odontologia, capinação, revisão hidráulica e elétrica.

O requerimento da reforma do posto de Nova Tiuma é de autoria do vereador Antônio Manga.

Recadastramento dos Kombeiros

Tenente Sérgio

Na última sexta-feira (14), se encerou o recadastramento dos kombeiros onde foram recadastrados cerca de 160 Kombis.

Em conversa com o Tenente Sérgio, diretor do departamento de trânsito de São Lourenço o mesmo afirmou que será marcada uma reunião no ginásio de esportes Pereirão, com os kombeiros recadastrados, com o prefeito Ettore Labanca e com o departamento de trânsito para tratar dos assuntos relacionados à categoria.

Falta de medicamento

Nesta terça-feira (18), no programa Revista da Cidade da Rádio Damata FM com os comunicadores Mário Silva e Fausto Neto, moradores do loteamento São João e São Paulo afirmaram que no posto do bairro esta faltando medicamentos e pedem providencias da Secretaria de Saúde do Município.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

São Lourenço adere à luta contra a Influenza A. Palestras irão orientar como prevenir a gripe

Com os holofotes mundiais voltados para a gripe suína (Influenza A – H1N1), as dúvidas da sociedade aumentam em grande proporção. Como já foi alertado pelo Ministério da Saúde, não há motivos para pânico e a prevenção da doença ainda é o melhor caminho para evitar sua proliferação. Dando continuidade ao trabalho preventivo de saúde desenvolvido desde o início do ano, a Prefeitura de São Lourenço da Mata já começou a promover ações que se entendem por essa semana para evitar o contágio na cidade.

Na última quinta-feira (13), todos os profissionais de saúde se reuniram no Centro Social Urbano para capacitação sobre a nova gripe. No encontro, estavam em foco todas as medidas preventivas da doença repassadas aos profissionais dos postos do Programa de Saúde da Família (PSF´s). Segundo a Diretora de Atenção Básica da Secretária de Saúde, Marta Ramos, a medida vai proporcionar um melhor atendimento a população. “Os profissionais aprenderam como identificar os sintomas da doença e como fazer o encaminhamento dos possíveis casos”, disse.

Nesta próxima quarta-feira (19), também no Centro Social Urbano, será a vez de capacitar os profissionais que trabalham nas creches municipais. A reunião acontece às 9h e visa orientar como deve ser feita a prevenção da doença, que tem como peça chave a mudança de antigos hábitos para evitar o contágio tanto da nova gripe, como também da gripe comum.

Na sexta-feira (21), diretores e professores das escolas municipais receberão as orientações a serem aplicadas e divulgadas dentro dos ambientes de ensino. O encontro acontece na Câmara Municipal de Vereadores, às 9h. Para Marta Ramos, a divulgação das medidas preventivas é fundamental. “Temos que repercutir e divulgar a prevenção da doença dentro das escolas e com a população em geral para evitar o contágio”, explicou.
.
Confira abaixo as dicas do Ministério da Saúde para a prevenção da Influenza A (H1N1):

•Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;

•Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

•Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

•Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente, descartável;

•Ingerir bastante líquido.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

IBGE abrirá concurso para Recenseamento 2010

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará, em 2010, o XII Censo Demográfico, que apresentará o número atual da população do nosso país e suas características socioeconômicas. Para isso, serão percorridos nada menos do que 8 milhões de quilômetros quadrados, visitados 5.565 municípios, e aproximadamente 58 milhões de domicílios.

Até o final de setembro, o IBGE lançará o edital do concurso para a contratação dos recenseadores, que irão de casa em casa buscar estes dados. Em São Lourenço da Mata, serão 2 vagas para chefe de posto, 17 vagas para supervisores e outras 130 para recenseadores. A previsão é a de que as provas aconteçam no final de outubro, com contratação imediata para dezembro.

Os salários irão variar de R$ 900,00 a R$ 1.200,00, e será exigido o segundo grau dos participantes. Uma reunião realizada na última sexta-feira, entre representantes do IBGE, o prefeito Ettore Labanca, além de alguns secretários e vereadores do município, definiu a Comissão Municipal de Geografia e Estatística, que irá acompanhar os trabalhos locais e garantir a transparência das etapas da operação.

Um último estudo divulgado no último dia 14 de agosto revelou que a população brasileira chegou aos 191,5 milhões de pessoas, e deverá crescer em mais 1,9 milhão até o próximo ano. Em Pernambuco, São Lourenço da Mata é o décimo município mais populoso, hoje com 99.945 habitantes.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Tarde de diversão para alunos da rede municipal

A tarde desta segunda-feira (17) foi de lazer para alguns alunos da rede municipal de São Lourenço da Mata. Como já é tradição, as crianças tiveram acesso, gratuitamente, a todos os brinquedos do parque de diversões montado para a Festa de Agosto. Um grande número de meninos e meninas, de todas as idades, pôde brincar de pula-pula, bate-bate, carrossel, montanha russa, dentre outros brinquedos. A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação do município.

As crianças da escola municipal de educação infantil Dulce Cândida, com idades entre seis e dez anos, tiveram uma tarde diferente e expressavam sua felicidade a cada volta em cada um dos brinquedos. Seguranças da Prefeitura realizaram a organização das filas e garantiram o bem estar dos participantes.

As colegas Nataly de Souza, Juliana Santana e Ingrid Rayane, do 1º ano da escola municipal Conde Pereira Carneiro, aproveitaram a oportunidade para se divertirem. “Durante a festa, eu estava aqui todas as noites para acompanhar os shows. Mas no parque de diversões, eu esperei para vir hoje”, comentou Nataly, de 16 anos.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

População tem acesso a documentos durante ação da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado

Ao todo, foram disponibilizados mais de 500 vias dos documentos

No último sábado (15), a população de São Lourenço da Mata, através do Programa Chapéu de Palha, do Governo do Estado, teve acesso a serviços de emissão de documentos. Centenas de pessoas procuraram o Centro Social Urbano, das 8h às 15h, para obter gratuitamente a confecção destes documentos. A iniciativa foi uma parceria entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o prefeito Ettore Labanca (PSB).

Durante a ação, dezenas de Carteiras de Trabalho e Previdência Social, registros de nascimento e carteiras de identidade foram oferecidas a população, em uma iniciativa inédita no município. No local foram tiradas, também sem custos para a população, as fotografias necessárias para a documentação. Também foi possível emitir a segunda via destes documentos. O povo são-lourencense se mostrou satisfeito com a iniciativa, já que a burocracia e os custos atrapalham a obtenção destes serviços.

Ao todo, foram emitidas cento e cinqüenta carteiras de trabalho e previdência social, cento e cinqüenta registros de nascimento, e duzentas carteiras de identidade. A Rodoviária Metropolitana Ltda. também foi parceira no evento, e facilitou o transporte dos populares residentes em áreas rurais. A Prefeitura já trabalha com o intuito de repetir a ação em breve.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Rua intransitável

Foto: 24 de Maio de 2009
.Foto: 16 de Agosto de 2009

No dia 24 de Maio de 2009, o Blog do Brito postou uma matéria mostrando as condições da Rua Nova Esperança B, localizada no bairro do Pixete, onde a mesma se encontrava em péssimas condições. Nos dias de hoje a rua está intransitável devido ao buraco que impede a passagem de veículos e de moradores.
.
Matéria postada no dia 24 de Maio de 2009, Clique aqui Blog do Brito: Péssima Condição

UPA - Unidade de Pronto Atendimento

Está em andamento a obra da UPA - Unidade de Pronto Atendimento que ira melhorar sem duvida a saúde em nosso município. A UPA funcionará durante 24 horas, e será responsável por atender pacientes com problemas de saúde de média complexidade, funcionando como intermediária entre os postos de saúde e hospitais de alta complexidade.

(Informações Prefeitura de São Lourenço da Mata)

Diretoria de Esportes faz melhorias nos campos do município

O Diretor de Esporte de São Lourenço, Celso Luiz juntamente com a sua equipe está fazendo melhorias nos campos do nosso município. O exemplo disso são as novas barras em cinco campos, Matriz da Luz, Vila do Reinado, Muribara, Várzea Fria e Bem-te-vi.

domingo, 16 de agosto de 2009

Ettore diz que Jarbas Vasconcelos está preparando 'uma morte tranquila'

Do prefeito de São Lourenço, Ettore Labanca (PSB), que é amigo pessoal do senador Jarbas Vasconcelos, sobre o resultado da pesquisa do “Vox Populi” que o aponta com uma desvantagem de 32 pontos em relação ao governador Eduardo Campos:

- A idade também influencia na política. Jarbas é um homem de quase 70 anos e não tem mais saúde nem disposição para enfrentar um garoto (Eduardo Campos) de 44 anos. Se ele não aguentava mais aquele Palácio quando estava lá, que dirá agora!

E continuou:

Quem o estimula a ser candidato a governador não é amigo dele. É esse pessoal do PSDB e do DEM, cuja reeleição para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal está ameaçada, e o querem pôr no fogo de todo jeito.

E concluiu: “Já tendo sido prefeito do Recife e governador de Pernambuco duas vezes, Jarbas, aos 70 anos de idade, deveria estar preocupado em ter uma morte tranquila, ao lado dos seus familiares. Quem fica dando corda para ele ser candidato não é seu amigo. Quer apenas aproveitar-se da sua popularidade”.

Fonte: Blog do Inaldo Sampaio

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sábado de Futsal no Ginásio de Esportes Pereirão

Neste sábado (15), o Ginásio Pereirão recebe mais uma partida do Campeonato Pernambucano 2009 de Futsal, categoria sub-15. O time são-lourencense Cabeça de Touro recebe a equipe Moreno Futsal, às 9h. O jogo é válido pela 4ª rodada da competição. Além do Cabeça de Touro, também disputam o troféu as equipe do Sport, Náutico, e Santa Cruz, dentre outras.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Ação no Centro Social Urbano emitirá documentos para população de baixa renda, neste sábado (15)

Para proporcionar a população de São Lourenço da Mata o acesso a serviços de emissão de documentos, o governador Eduardo Campos e o prefeito Ettore Labanca, realizam, através do Programa Chapéu de Palha, um grande mutirão, neste sábado (15). Das 8h às 15h, os são lourencences podem aproveitar a oportunidade para comparecer ao Centro Social Urbano, próximo ao Pátio de Eventos, e obter gratuitamente toda a documentação pessoal.

Durante a ação serão emitidas cento e cinqüenta Carteiras de Trabalho e Previdência Social; cento e cinqüenta registros de nascimento, e duzentas carteiras de identidade. No local serão tiradas, também sem custos para a população, as fotografias necessárias para a documentação. Para quem já tirou a primeira via desses documentos e por acaso os perdeu, também será possível emitir a segunda via dos mesmos.

Para o registro de nascimento é necessário apresentar o original e a xerox da carteira de identidade do pai e/ou da mãe, além de declaração original e xerox da maternidade, da parteira ou do batistério da criança. Quem quiser tirar a carteira de identidade deve ter mais de catorze anos e levar ao local original e xerox do registro de nascimento ou certidão de casamento.

Para a carteira de trabalho, é necessário que a pessoa tenha mais de dezesseis anos e apresente original e xerox do registro de nascimento, certidão de casamento e identidade. A ação conta ainda com o apoio da Rodoviária Metropolitana Ltda.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Ponte de Penedo será entregue até Dezembro

Com a chegada de novas peças da Ponte de Penedo os serviços estão evoluindo. A Ponte estará pronta até dezembro do decorrente ano.

O Blog do Brito entrevistou os dez vereadores de São Lourenço com relação à eleição de 2010

Se a eleição fosse hoje, quem seria os seus candidatos?

Veja a posição dos vereadores


Vereador Alcides Francisco

Dep. Estadual: Vinicius Labanca
Dep. Federal: José Chaves
Governador: Eduardo Campos
Senadores: Armando Monteiro e João Paulo
Presidente: Dilma

Vereador Antonio Manga

Dep. Estadual: Vinicius Labanca
Dep. Federal: Ana Arraes
Governador: Eduardo Campos
Senadores: Armando Monteiro e João Paulo
Presidente: Ciro Gomes

Vereador Fabinho Pereira

Dep. Estadual: Jairo Pereira
Dep. Federal: Indefinido
Governador: Jarbas Vasconcelos
Senadores: Marco Maciel e Sérgio Guerra
Presidente: José Serra

Vereador Genildo Machado

Dep. Estadual: Jairo Pereira
Dep. Federal: Indefinido
Governador: Indefinido
Senadores: Sérgio Guerra e João Paulo
Presidente: Indefinido

Vereador Gilberto Monteiro

Dep. Estadual: Vinicius Labanca
Dep. Federal: Indefinido
Governador: Eduardo Campos
Senadores: Armando Monteiro e João Paulo
Presidente: Dilma

Vereador José Leopoldo

Dep. Estadual: Vinicius Labanca
Dep. Federal: Indefinido
Governador: Eduardo Campos
Senadores: Armando Monteiro e João Paulo
Presidente: Dilma

Vereador Leonardo Barbosa

Dep. Estadual: Everaldo Cabral
Dep. Federal: Indefinido
Governador: Eduardo Campos
Senadores: Armando Monteiro e João Paulo
Presidente: Dilma

Vereadora Márcia Pereira

Dep. Estadual: Jairo Pereira
Dep. Federal: Sérgio Guerra
Governador: Jarbas Vasconcelos
Senadores: Marco Maciel e Sérgio Guerra
Presidente: José Serra

Vereador Reginaldo Costa

Dep. Estadual: Indefinido
Dep. Federal: Indefinido
Governador: Eduardo Campos
Senadores: Sérgio Guerra
Presidente: José Serra

Vereador Ricardo Satiro

Dep. Estadual: Vinicius Labanca
Dep. Federal: Indefinido
Governador: Eduardo Campos
Senadores: Armando Monteiro e João Paulo
Presidente: Dilma

A Rua Paudalho está esquecida


A Rua Paudalho localizada por traz do antigo shopping Timbi esta há anos sofrendo com o mato e com o difícil acesso. Quando chove a água invade as casas trazendo transtorno aos moradores que nunca tiveram apoio das autoridades municipais. Só a Rua Ipojuca que é a principal foi pavimentada na primeira gestão do ex-prefeito Jairo pereira.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Major José Mário: parceria perfeita durante os eventos da Festa de Agosto garantiu a segurança

Major José Mário é o responsável pelo 20º Batalhão da PM

”Do ponto de vista da Prefeitura, foi tudo perfeito. E no meu ponto de vista, como profissional de segurança, poderia ter sido ainda melhor. Vamos trabalhar para que no próximo ano seja assim também”. Foi assim que o Major do 20º Batalhão da PM, José Mário, definiu a parceria entre as duas instituições durante os dez dias da Festa de Agosto. Responsável direto pelos homens que estiveram nas ruas realizando abordagens, prisões e apreensões, ele garantiu que pretende, desde já, a traçar novas metas de segurança para o evento do ano que vem, e aprimorar ainda mais o que foi bem executado nesta edição da festa.

Como a Polícia Militar atuou durante a Festa de Agosto?

Major José Mário – A minha formação é em Operações Especiais. Somos treinados para estarmos sempre acima da média, pois o trabalho normal todos fazem. Nós fizemos esta festa com 90% do efetivo e não tiramos nenhuma guarnição de bairro, continuou o policiamento nos bairros. É por isso que as comunidades, apesar da festa, não sentiram falta das viaturas, por exemplo. Não tivemos nenhum homicídio relacionado ou em conseqüência da festa. Todos os policiais trabalharam no dia normal e na folga. Foram lançados em média 130 homens por dia em toda a área da festividade.

Qual a orientação que o senhor repassou aos seus homens no que se refere às abordagens realizadas no período da festa?

Major José Mário – A orientação era a de abordar todo mundo. Obviamente, em eventos como este, nossa preocupação maior é com armas e drogas. Tínhamos esse foco, mas não ficamos limitados a isso. Outra preocupação nossa era com pessoas em bicicletas e motos. Em festas como esta, as pessoas se aproveitam de bicicletas e motos para realizarem assaltos rápidos. Também tivemos um olhar diferenciado para a questão de estacionamento. Não temos informação de nenhum veículo roubado. Tivemos informações de que bares estavam fornecendo drogas e realizamos ações contra este tipo de delito.

Quantas pessoas foram recolhidas nestas abordagens?

Major José Mário – Em média, 70 pessoas por noite foram recolhidas pelo nosso efetivo. Na maioria, gente criando confusão ou brigando, e usuários de drogas. O número de adolescentes apreendidos foi grande, principalmente no que se refere ao uso do loló. E vem a questão dos pais, que acham que o loló não é tão sério, mas a criança e o adolescente começa por aí.

Na maioria das noites o senhor foi visto no Pátio de Eventos, no meio do povo, atuando junto ao seu efetivo. Qual a importância de participar diretamente dessas abordagens?

Major José Mário – Toda a minha tropa, mesmo cansada, viu que eu estava lá todos os dias. Isto serve de incentivo para a boa execução dos trabalhos.

Como o senhor avalia a parceria firmada entre a Prefeitura de São Lourenço da Mata e a Polícia Militar?

Major José Mário – Quando eu cheguei aqui, tive a grata satisfação de conhecer Adalberto (Epaminondas, Secretário de Cultura). Eu já tinha um canal aberto com Maciel (Rogério, Secretário de Governo e Segurança Comunitária) e também conheço pessoas ligadas a José Amaro (Secretário de Educação). Então, esta abertura já existia antes mesmo de chegar aqui. Tive um primeiro contato com Adalberto sobre a questão da festa (de Agosto) e se criou um respeito mútuo, com uma colaboração sem limites de ambas as partes. Do ponto de vista da Prefeitura, foi tudo perfeito, e no meu ponto de vista, como profissional de segurança, poderia ter sido ainda melhor. Vamos trabalhar para que no próximo ano seja assim também.

Deixando a festa um pouco de lado, como está o trabalho do senhor a frente do comando aqui em São Lourenço da Mata?

Major José Mário – Nós já estamos mantendo algum contato com as autoridades da Secretaria de Defesa Social para que sejamos contemplados, se não com todos, mas com pelo menos boa parte dos alunos que estão estagiando em nosso batalhão, que somam 120. E temos uma sinalização neste sentido. Este é um assunto que eu quero tratar inclusive com o prefeito Ettore Labanca para que ele também entre nesta gestão, e que esses alunos possam se somar aos 310 efetivos do nosso batalhão.

Como o senhor avalia os números de São Lourenço da Mata no combate a violência?

Major José Mário – Nós temos observado o grande avanço do município em termos de estatísticas de combate a criminalidade. Esse avanço é inquestionável. Temos hoje o apoio incondicional das autoridades e o respaldo para trabalhar. Temos condições melhores do que no ano passado, e próximo ano será ainda melhor. Acredito que 2011 ou 2012 estaremos bem próximo ao ideal, que o foco será a Copa do Mundo. Já estamos projetando o efetivo ideal para a Copa de 2014.

O prefeito Ettore Labanca já anunciou a formação de uma guarda municipal, inicialmente composta por 50 homens. Qual será a importância dela no combate a criminalidade?

Major José Mário – Será muito importante para o município. Inclusive, nos colocamos a disposição para ajudar, tendo em vista nossa formação, em sermos instrutores na capacitação desta corporação. A guarda municipal, sendo bem trabalhada e havendo uma formação bem profissional, só tem a colaborar na questão da segurança.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata / Raphael Coutinho