quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Idosos recebem assistência no CRAS de Beira Rio, em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa

Foi com muita alegria que um grupo de pessoas idosas foi recebido, na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Beira Rio. As pessoas acima de 59 anos que compareceram ao local puderam participar de palestras sobre a terceira idade, assistiram a um vídeo, realizaram corte de cabelo e limpeza de pele. Antes, foi oferecido um café da manhã. A ação foi promovida pela Coordenação do Idoso de São Lourenço da Mata com o objetivo de lembrar Dia Nacional do Idoso, comemorado no último domingo (27).

O evento foi bastante comemorado pelos presentes, já que se tratou de um dia diferente na vida de alguns dos que lá estavam. Para Severino Cavalcanti da Silva, 66 anos, um dos responsáveis pela Associação Sérvulos de São Vicente de Paulo, que cuida de um abrigo para pessoas entre 50 e 90 anos, a iniciativa merece ser parabenizada pela sociedade. “Esse trabalho de prestar assistência aos idosos, principalmente os que são rejeitados pela família, é muito importante para levantar a auto-estima deles”, pontuou ele.

A Coordenação do Idoso realiza, mensalmente, reuniões para tirar dúvidas e prestar assistência a essas pessoas e famílias. A próxima reunião acontece no próximo dia 15 de outubro, no CRAS II, de Beira Rio. Também está em fase de implantação em São Lourenço da Mata o Conselho Municipal do Idoso, com eleições previstas para o dia 13 de outubro. Serão escolhidos três conselheiros governamentais e mais três não-governamentais, além dos seis suplentes.

MINISTÉRIO PÚBLICO

No último dia 21 de setembro, o Ministério Público do Estado de Pernambuco, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Lourenço da Mata, recomendou que o prefeito Ettore Labanca encaminhe um projeto de Lei prevendo a criação do Conselho Municipal do Idoso e do Fundo Municipal do Idoso. De acordo com a recomendação, assinada pelo promotor Luiz Guilherme da Fonseca Lapenda, deverá ser designado o cronograma para a eleição dos membros do conselho para um mandato de dois anos e que seja disponibilizado um local apropriado para a instalação da sua sede. O prazo para a implantação é de 45 dias. Também ficou exposto que esta recomendação seja divulgada através dos meios de comunicação local para que seja de conhecimento geral da população. A decisão está ancorada na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso que determinam a criação de um conselho para a pessoa idosa.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

SAS lança concurso para escolher frase da I Olimpíada do Projovem

Estão abertas as inscrições para o concurso que vai escolher a frase que será o tema da I Olimpíada do Projovem Adolescente de São Lourenço da Mata. A ação é promovida pela Secretaria de Assistência Social e tem como objetivo inserir ainda mais os jovens nas ações voltadas para eles. Podem participar do concurso os jovens inscritos no Projovem Adolescente do município.

Os interessados devem criar a frase tendo como referência o tema “Projovem Adolescente e São Lourenço da Mata, Cidade da Copa e Capital do Pau-Brasil”. Para isso, devem se dirigir, até o dia 09 de outubro, ao seu coletivo do Projovem Adolescente ou obter informações na própria Secretaria de Assistência Social, que fica no bairro de Chã da Tábua.

O autor da frase vencedora receberá um Micro System como premiação. O segundo colocado irá ganhar um aparelho de DVD, e o terceiro, um celular.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

São Lourenço sediará o I encontro de Yalorixás e Babalorixás

O município de São Lourenço será sede nesta quinta-feira dia (01) de outubro, do I encontro de Yalorixás e Babalorixás. O encontro acontecerá às 18:hs no centro Social Urbano, e será promovido pela Afro Educação.

Confira a programação:

18:30hs Abertura - Saudação aos Orixás.

18:50hs Debate " Conhecendo e respeitando nossa luta... Nossa história. Refletindo sobre a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. "

19:30hs Mesa redonda " Políticas públicas; construindo propostas para as casas de Religião de Matriz Africana.

20:10hs Exibição do documentário " Malunguinho; história e divino " debatem, plenário final.Preparação para o IV KIPUPA

21:20hs louvação final.Agradecimentos

21:40hs momento de Confraternização.

Fonte blog do Mário

Câmara vota projeto em reunião extraordinária

Na manha desta quarta-feira (30) a câmara de vereadores de São Lourenço voto projeto do poder executivo 056/2009 que dispõe sobre complementação do crédito do vale transporte dos docentes lotados nas escolas municipais Tiradentes, Jair Pereira e Fernando Sampaio, situadas na zona rural do distrito de Matriz da Luz do município de São Lourenço

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Prefeitura de São Lourenço vai restaurar pontos de ônibus

A Prefeitura de São Lourenço deu início à retirada dos fiteiros nos principais pontos de ônibus, no centro da cidade. O objetivo da prefeitura além da restauração dos pontos é também da mais qualidade e conforto aos usuários que utilizam os pontos de ônibus.

Greve dos bancários continua em São Lourenço

Bancários de todas as unidades federativas do país mantêm nesta terça-feira (29), a greve iniciada pela categoria na última quinta.

O número de locais de trabalho paralisados dobrou nesses cinco dias, saltando de 2.881 no primeiro dia de greve para 5.786 ontem, segundo a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). O número representa 30% das agências do país.

Em São Lourenço algumas pessoas estão com dúvidas devido aos cartazes colocados nas agências e foram retirados. Em conversa com funcionários dos bancos os mesmos afirmaram que a greve continua. Já na caixa econômica só estão funcionando os caixas eletrônicos.

A categoria pede reajuste de 10%, além de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) composta por três salários mais valor fixo de R$ 3.850.

Município lembra Dia Nacional do Idoso com ação no CRAS Beira Rio

Em mais uma prova do comprometimento do prefeito Ettore Labanca (PSB) com os idosos de São Lourenço da Mata, será lembrado, nesta quarta-feira (30), o Dia Nacional da Pessoa Idosa, que foi comemorado no último domingo (27). A Coordenação da Pessoa Idosa do município realiza uma ação no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Beira Rio a partir das 8h. Podem participar pessoas acima de 59 anos de idade.

Serão desenvolvidas atividades com uma equipe da Secretaria de Saúde de São Lourenço da Mata, que irá aferir a pressão e promover teste de glicose nos presentes. Também serão oferecidos cortes de cabelo, limpeza de pele e massagem. Além disso, o grupo de idosos “Vitória e Esperança” vai realizar uma apresentação de frevo no local.

Um dos objetivos desta ação, segundo a Coordenadora da Pessoa Idosa de São Lourenço da Mata, Teresa Cristina, é aproximar este segmento de ações oferecidas pela Prefeitura e inserir ainda mais estas pessoas na sociedade. “Precisamos dar visibilidade a este público e valorizar esta etapa da vida”, destacou.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Educadores do PETI irão passar por capacitação, na quinta

A Secretaria de Assistência Social promove uma capacitação com os educadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O encontro acontece nesta quinta-feira (1), das 8h às 17h, no auditório da escola Jair Pereira, em Matriz da Luz. Com o tema “Família e Educação – Uma união fundamental”, a capacitação tem como objetivo desenvolver e integrar as pessoas que trabalham com as crianças do Peti.

De acordo com Coordenadora do projeto no município, Eliane Sebastião, é importante conhecer e estimular o desenvolvimento dos educadores que trabalham com as crianças. “Precisamos buscar atividades interativas e interligar a família, o educador e o Peti. Não adianta apenas trabalhar a criança”, lembrou.

O Peti de São Lourenço da Mata atende a 1.077 crianças e desenvolve atividades lúdicas, esportes, dança, teatro e cidadania. O objetivo do programa é afastar essas crianças e adolescentes com menos de 16 anos do trabalho precoce e transferir renda para as famílias com mais necessidades.

blog do Mário

Trabalhadores em ritmo acelerado na obra da Ponte de Penedo

Segue em fase avançada de execução a obra da Ponte de Penedo, que ligará a PE-05 ao bairro de Penedo. Os trabalhadores estão realizando no momento a execução dos blocos da ponte, que finaliza a fase de infra-estrutura da ponte.

De acordo com Ingrid Pereira, diretora da Secretaria de Transportes do estado, a próxima fase será a armação das vigas que, inclusive, já se encontram no local. “Estamos trabalhando a todo vapor. A previsão é de entregar a Ponte de Penedo dentro do cronograma, no final do mês de dezembro”, lembrou.

O objetivo da obra é facilitar a vida de diversas pessoas do município e toda obra está sendo custeada pelo governo do Estado. A ponte terá um vão de aproximadamente 115 metros de extensão e o custo total da obra está estimado em mais de R$ 3,3 milhões.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Desperdício de água

Já faz uma semana que a compesa foi realizar um serviço de vazamento, na Rua Nova Esperança B, no bairro do Pixete, e não concluiu o serviço, pois o desperdício de água é enorme e até agora nenhuma atitude para a conclusão do serviço foi tomada pelo órgão.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Defesa Civil recebeu homenagem do Parque Capibaribe

Em reconhecimento ao trabalho prestado nas comunidades de São Lourenço da Mata, a coordenadoria de Defesa Civil recebeu neste último domingo (27), uma comenda da Associação dos Amigos do Parque Capibaribe (AAPC). Para o coordenador da Defesa Civil, Josselino dos Santos, mais conhecido como Cilinho, a homenagem foi uma resposta da sociedade.

“Esta comenda é importante porque está provando que o Governo Municipal tem respostas positivas, resultado de um trabalho permanente que a Defesa Civil realiza junto às comunidades para defendê-las”, ressaltou. Apesar da entrega do prêmio, Cilinho garante que os trabalhos seguem com mais força para melhor atender ao povo de São Lourenço da Mata.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Projeto que regulamenta o transporte alternativo do município só deve ser votado em outubro


Em conversa com blog o vereador Reginaldo Costa disse que o Projeto que regulamenta o transporte alternativo do município não vai entrar em pauta na reunião desta noite (28), ele acredita que só na primeira ou na segunda reunião do mês de outubro o projeto deve ser votado.

Gigante do samba cantará são lourenço da mata no carnaval 2010

A indicação de São Lourenço da Mata para sediar a Copa de 2014 vai virar tema-enredo de uma das mais tradicionais escolas de samba do Recife: a Gigante do Samba. O tema “Sou Lourenço, sou da Mata. Sou da terra do Pau-Brasil. Sou da Cidade da Copa 2014” foi anunciado pela direção da agremiação bicampeã (2008/2009) na noite deste último domingo, durante uma grande festa na quadra da escola, no bairro de Água Fria. Na ocasião, os integrantes da escola também conheceram o carnavalesco Hilário Silva, que ficará responsável pelo desenvolvimento do tema com a criação de fantasias e dos carros alegóricos.

A perspectiva é a de que a Gigante do Samba leve para a avenida no ano que vem cerca de dois mil integrantes. A idéia é que, tanto uma das rainhas da bateria, como uma das alas – com aproximadamente 100 componentes – saiam de São Lourenço da Mata. Para isso, já está sendo montado todo um cronograma de ensaios semanais, que acontecerão no próprio município a fim de deixar os são- lourencenses preparados para fazer bonito durante os 45 minutos de desfile.
Já em outubro, a escola escolherá o samba-enredo que cantará as riquezas do município. Além da conquista da Copa de 2014, a escola contará também a história do surgimento da cidade – uma das mais antigas do Brasil – desde a sua ocupação pelos índios Tupinambás, à colonização pelos portugueses e holandeses, passando pela riqueza do pau-brasil, a história de seus engenhos, e a tradição religiosa com a devoção a São Lourenço Mártir.

Ao todo, dez compositores concorrem à autoria do samba 2010, e passarão por uma comissão julgadora composta por membros da própria escola, representantes de São Lourenço da Mata, e especialistas da área cultural. “Esse é um tema muito rico, que foi escolhido depois de muito estudo da história de São Lourenço, e que foi muito bem recebido pelo nosso carnavalesco. Eu tenho certeza que vamos fazer um trabalho maravilhoso e que vamos ser tricampeões em 2010”, enfatizou o presidente da Gigante do Samba, Rivaldo Lacerda.

Fonte: Blog do Mário

Três meses e até agora nada

Foto: Dias Atuais

Foto: Dia 7 de junho
.
O Blog postou no dia 7 de junho, uma matéria mostrando a dificuldade dos moradores da Rua Princesa Isabel, no bairro do Pixete. A rua está com um buraco enorme, pois quando chove a galeria transborda tornando difícil o acesso e prejudicando a todos que precisam utilizar a rua. Já se passou três meses e até agora nada foi feito, as condições da rua são as piores possíveis.
.
Matéria postada no dia 7 de junho: Rua interditada

Marcha para Jesus percorre o centro de São Lourenço

Na tarde desde domingo (27), foi realizada uma grande marcha para Jesus, no centro de São Lourenço, com as participações de varias denominações religiosas e muita música que levou o público a cantar junto ao trio elétrico

Projeto que regulamenta transporte alternativo pode ter duas emendas

Hoje (28), a câmara de vereadores, poderá votar o projeto que regulamenta o transporte alternativo do município, dois artigos poderão ter emendas. Um dos artigos possivelmente é o que se refere ao combustível.

sábado, 26 de setembro de 2009

Democratas comemoram filiações em São Lourenço

Uma grande festa em São Lourenço, marcará a nova era dos democratas no município.

Nesse domingo dia (27), o partido anuncia o filiação do ex-vereador João Santana. Em um evento festivo às 10hs, na câmara municipal.

Ainda será anunciada outras importantes adesões a candidatura do ex-governador Mendonça Filho, que concorrerá a uma vaga para Câmara Federal.

Nomes como o de Irmão do Bolo, André Melo e Moacir do acordeon, firmaram o compromisso de apoia Mendonça no município.

O ato também servirá para ratificar o nome de João Santana como candidato a Deputado Estadual em São Lourenço.

Fonte: Blog do Mário

Comandante do 20º BPM participa de debate no Parque Capibaribe

Em comemoração ao 25º aniversário do Parque Capibaribe, foi realizado na noite desta sexta-feira (25), no Centro Comunitário Gildo dos Anjos (Terminal dos ônibus do Parque Capibaribe), um debate com o Major José Mário sobre “Segurança Pública no bairro”.

O Comandante do 20º BPM o Major José Mário, falou da importância de debates como este, junto às comunidades onde a população leva os problemas do que está acontecendo nos bairros.

Participaram do debate o vereador José Leopoldo, os radialistas Euclides Chaves, Fausto Neto (Reporte da Rádio Damata FM), o Presidente da Associação Amigos do Parque, Sr. Alberto Maranhão, membros da diretoria e também o Subcomandante do 20º BPM, Major Leonardo.

Cooperativa e Kombeiros se reuniram no Centro Social Urbano

A Cooperativa do Transporte Alternativo se reuniu na noite desta sexta-feira (25), no Centro Social Urbano, com os Kombeiros para tirar as dúvidas sobre o projeto de lei do poder executivo de nº 053/ 2009, que regulamenta o transporte alternativo no município.

Na ocasião o advogado Eliel Barbosa, falou dos artigos que geravam duvidas entre os Kombeiros. Estiveram presentes, Eliseu (presidente da comparativa) e membros da diretoria.

Artistas participaram de capacitação na busca por patrocínios da Fundarpe

Aproximadamente 60 produtores e artistas de São Lourenço da Mata participaram, na manhã desta sexta-feira (25), de uma capacitação promovida pela secretaria de Cultura, Esportes e Juventude do município e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e teve como objetivo esclarecer e orientar essas pessoas na elaboração de um projeto para captação de patrocínios junto ao Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), que este ano disponibiliza R$ 15 milhões para diversas áreas, como artes cênicas (teatro, dança, circo, etc), fotografia, literatura, música, artes plásticas, artesanato, gastronomia e pesquisa cultural.

Para o secretário Adalberto Epaminondas, é muito importante esta capacitação dos produtores não só para o Funcultura, mas para outros órgãos que disponibilizam recursos para a cultura.

“Com este conhecimento os produtores e artistas poderão solicitar patrocínio na Petrobras, Banco do Brasil, Chesf, e outras entidades que trabalhem através de edital”, disse o secretário.

A realização do evento através de uma solicitação do próprio Adalberto Epaminondas à Fundarpe durante a I Conferência Municipal da Cultura.

A palestra foi ministrada por Osmar Barbalho, representante de Fundarpe, que apresentou como se elabora um projeto, os principais erros cometidos e os documentos necessários para dar entrada neste processo.

“O governado de Pernambuco tem valorizado bastante o incentivo à cultura local. Está sendo dada para a cultura de Pernambuco a mesma importância que se tem com Suape, por exemplo”, destacou Barbalho. “

O dinheiro está lá disponível, mas nem sempre aparecem projetos capacitados para conseguir a verba”, completou.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata .

Encontro discutirá Economia Solidária e Feminista entre as mulheres artesãs do município, nesta segunda (28)

Com o objetivo de aumentar a autonomia das mulheres do município, na próxima segunda-feira (28), a Coordenadoria da Mulher de São Lourenço da Mata promove uma reunião entre as artesãs locais. O encontro será realizado às 14h na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), em Chã da Tábua.

Dentro da programação, será feita uma avaliação sobre os resultados alcançados na I Feira Municipal de Mulheres Artesãs, que aconteceu no mesmo período das festividades do padroeiro São Lourenço Mártir. Na ocasião, representantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) irão ministrar palestras sobre Economia Solidária e Feminista.

De acordo com Socorro Freire, Coordenadora da Mulher do município, este é mais um passo para conhecer o perfil das mulheres artesãs de São Lourenço da Mata. “Iniciamos este trabalho na feirinha durante a festa de agosto e vamos trabalhar para fortalecer ainda mais este segmento”, pontuou.

Ainda segundo a coordenadora, já está em fase de estudo um projeto para que a feirinha seja trabalhada periodicamente no município. “Queremos preparar essas mulheres e buscar apoios para que, em breve, essa feirinha possa ser realizada todos os meses”, afirmou Socorro.

fonte blog do mario

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Assinada ordem para recuperação de Barragem de Goitá em São Lourenço

A Barragem de Goitá, no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR) será recuperada. A ordem de serviço foi assinada hoje. Os trabalhos serão realizados pela Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco (SRH/PE) e vão incluir a restauração das cabines de operação das comportas, stop-logs (mecanismos utilizados no controle da vazão da água), sistema elétrico, coroamento (parte mais alta da barragem) e demais estruturas afetadas pela oxidação.

As obras, orçadas em mais de R$ 220 mil, devem começar na próxima semana e serão concluídas em seis meses, segundo a gerente de operação e manutenção da infra-estrutura hídrica da SRH/PE, a engenheira civil Lorenzza Leite. Ela acrescenta que o serviço é de extrema importância para que o reservatório possa ser operado corretamente, principalmente durante o período de chuvas. por se tratar de uma barragem estratégica para o controle das cheias.

A barragem do Goitá é utilizada ainda para o abastecimento da população da região e integra o sistema Tapacurá, localizado na bacia hidrográfica do Capibaribe, de onde é proveniente a água utilizada para abastecimento de 42% da RMR. Goitá foi construída nos anos 70, após a grande enchente que atingiu o Recife e diversos municípios da região. O reservatório tem capacidade para armazenar 52 milhões de metros cúbicos de água.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.Br

Nova data para sorteio das equipes da I Copa Pau-Brasil

Por questão de adaptação do cronograma de organização do campeonato, a reunião agendada para este sábado, 26 de setembro, foi adiada para o próximo dia 3 de outubro. Durante o encontro, que acontecerá na Câmara de Vereadores, às 19h, serão sorteadas as equipes para a formação das tabelas dos jogos.

Fonte: Renata Gondim - Secretária de Comunicação

Audiência Pública fecha ciclo de debates no 25 aniversario do Parque Capibaribe

Será realizada nesta sexta-feira (25), apartir das 19h, no Centro Comunitário Gildo dos Anjos (Terminal dos ônibus do Parque Capibaribe) uma grande Audiência Pública com o tema “Segurança Pública no bairro”. Na ocasião estarão presentes varias autoridades falando sobre o assunto.

Veja os Debatedores:

Dr. Paulo Nogueira (Delegado de policia)

Dra. Dilma Tenório (Delegada de Policia)

Major José Mario (Comandante do 20º BPM)

Representante do Poder Legislativo

Representante do Poder Executivo

Representante do Poder Judiciário

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Governador: inovações no transporte para a Copa 2014

A grande conquista da Copa do Mundo de 2014 já começou a trazer resultados concretos para São Lourenço da Mata. Em reunião no Palácio do Campo das Princesas durante a tarde da quinta-feira (23), onde estava presente o prefeito Ettore Labanca, o governador Eduardo Campos anunciou inovações que irão contemplar o transporte coletivo na cidade. "A Copa de 2014 trouxe a necessidade de dar prioridade aos projetos de mobilidade do Estado. O corredor Leste-Oeste passará por melhorias e ligará a Conde da Boa Vista a São Lourenço da Mata com a integração de metrôs para facilitar o acesso a cidade", explicou.

Antes da Copa, a novidade já começará a beneficiar os são lourencences, que irão contar com um corredor de transporte para chegar mais rápido ao Centro do Recife, com a redução de custos. Quando a Copa chegar, o povo ainda continua sendo beneficiado, pois os turistas terão mais um ponto de apoio para visitar o município, colaborando assim com a geração de renda da cidade. "É uma obra que não será construída em São Lourenço da Mata, mas que nos trará benefícios porque irá facilitar o acesso às 14 cidades, já visando a facilidade do transporte para a Copa 2014", enfatizou o prefeito Ettore Labanca.

Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata

Artistas irão passar por capacitação para o Funcultura

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) do governo do estado realizam, nesta sexta-feira (25), uma reunião entre os artistas e produtores de São Lourenço da Mata e Osmar Barbalho, representante da Fundarpe. O encontro ocorre às 9h, na Câmara de Vereadores e o objetivo é capacitar os interessados em apresentar projetos de patrocínio ao Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura (Funcultura).

Este ano, o governo de Pernambuco disponibilizará R$ 15 milhões para projetos em áreas como artes cênicas (teatro, dança, circo, etc), fotografia, literatura, música, artes plásticas, artesanato, gastronomia, pesquisa cultural, entre outras. Para participar da seleção do Funcultura, os interessados devem ser cadastrados na Fundarpe. Quem ainda não possui o cadastro, deve se dirigir a sede da fundação, na Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife-PE, das 8h às 12h.

Já as inscrições de projetos para o Funcultura acontecem até o dia 9 de outubro. Para ver todas as linhas de ação, o edital e outras informações, basta acessar o site da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br).

Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata

Educação em Debate

Traçar novas diretrizes para o ensino municipal foi o principal foco da abertura da I Conferência de Educação de São Lourenço da Mata. O encontro teve início nesta quinta-feira (24) e segue até esta sexta-feira (25), das 8h30 às 12h30. A abertura da Conferência teve a participação das alunas da classe de educação especial do Colégio Hermínio Moreira Dias. Em uma apresentação de dança indiana, elas esbanjaram talento e conseguiram arrancar aplausos da platéia composta por profissionais de educação e representantes da sociedade civil.

Para compor a mesa do evento foram chamados o secretário de Educação, Amaro Barbosa, a vice-prefeita, Íris Moura, a secretária-adjunta de Educação, Rosane Santana, a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretária executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado, Drª. Aida Monteiro, e as representantes do Sesc, Tereza Ferraz e Ladjane Carvalho.

O secretário Amaro Barbosa ressaltou que ações para a melhoria da educação no município já haviam sendo feitas previamente, através de pré-conferências em Tiúma, Concórdia e no Centro. “A importância da Conferência é o chamamento da sociedade civil para discutir e deliberar sobre a educação do município. E São Lourenço da Mata é o único município que nós temos conhecimento no Estado de Pernambuco que ampliou a participação da sociedade realizando três pré-conferências”, destacou.

Segundo a vice-prefeita Íris Moura, a iniciativa é de extremo valor para a cidade. “Essa é uma grande ousadia de nossa parte, porque sentar e discutir com vários segmentos não é fácil, mas graças a Deus temos grupos politizados para lutar. Nós mostramos nossas propostas e hoje estamos aqui para tentar resolver questões públicas. O sucesso de todo Estado ou país depende da educação. Sem ela, não vamos a lugar nenhum”, explicou.

A professora da UFPE e secretária executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado, Drª. Aida Monteiro, ministrou palestra com o tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação”. Para fechar o ciclo de palestras do primeiro dia, foi convidada a também professora da UFPE, Drª. Janete Azevedo.

Após as palestras foram realizados debates e grupos de trabalho. Para Amaro Barbosa, as palestrantes deram mais força ao evento. “As professoras que estão aqui tem trabalhos reconhecidos mundialmente. É difícil você reunir em uma Conferência Municipal pessoas tão renomadas junto a questão da educação”, completou.

Na sexta-feira (25), a programação do encontro segue com plenária de validação das propostas dos grupos de trabalho, eleição de delegados e encerramento oficial.

Publicado em 24/09/2009 por Juliana Aretakis / Redação-SECOM

Perfeito Ettore Labanca e o vereador José Leopoldo participarão de uma reunião com o governador Eduardo Campos

Logo mais às 15h no Palácio do Campo das Princesas haverá a primeira Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana dos Recife (CONDERM)

Estarão presentes todos os perfeitos da região metropolitana, além de um representante do poder legislativo na ocasião a câmara de vereadores de São Lourenço será representada pelo vereador José Leopoldo.

O governador recebera como convidado o ex-prefeito de Curitiba, o engenheiro Jaime Lerner

DNIT Atende pedido de Vereador, e inicia instalação de lombadas na BR408.

Na manhã da quarta-feira dia(23), os engenheiros do DNIT estiveram na BR 408, para da inicio a instalação de duas lombada físicas, no trecho que compreende os Km 93,2 e 94,6.Helio Ransei e Dra. Michele afirmaram que estavam atendendo a uma solicitação da comunidade, representada pelo vereador Gilberto Monteiro.

A instalação deverá está concluída até a manhã da sexta-feira (25), e dará uma maior tranquilidade aos moradores e transeuntes, que constantemente eram vitimas da alta velocidade dos veículos.

fonte blog do Mário

Primeira Conferência municipal da Juventude

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (23), na câmara de vereadores, a primeira conferencia municipal da juventude que contou com a participação do representante da Secretaria Estadual de Juventude e Emprego, e com membros de várias esferas da sociedade são-lourencense e entidades ligadas à juventude.

Vários temas foram abordados tais como, primeiro emprego, esportes e cursos de capacitação. Na ocasião estiveram presentes, o secretário municipal de Cultura, Esportes e Juventude, Adalberto Epaminondas, Nil Kennedy (diretor de eventos) , professor Queiroz, professor Jair, representantes do SESC LER e alunos das escolas estaduais, municipais e particulares

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"Tourinhos da areia" são campeões de Beach Soccer


O Cabeça de Touro de São Lourenço da Mata que tem atuação efetiva nos esportes amadores de nosso Estado, quando participa ativamente das competições oficiais da Federação Pernambucana de Futsal e da Federação Pernambucana de Beach Soccer (futebol na areia), sempre figurando entre as quatro melhores equipes nas competições de futsal e beach Soccer.

Encerrado o IX CIRCUITO SESC ESCOLAR DE BEACH SOCCER, a equipe do CABEÇA DE TOURO, categoria sub-12 sagrou-se campeã no último dia 18 de setembro na arena do SESC de Piedade e além do extraordinário feito dos “tourinhos da areia”, seis deles foram convocados para a Seleção Pernambucana de Beach Soccer, juntamente com o treinador PÁDUA MOTA.

No desafio interestadual com a Seleção de Alagoas, Pernambuco saiu vencedor pelo placar de 05 a 03, com 04 gols sendo marcados pelos atletas do CABEÇA DE TOURO.

A convocação foi realizada por uma comissão formada por treinadores e dirigentes da Federação Pernambucana de Beach Soccer, Liga Pernambucana de Beach Soccer e pelo SESC de BEACH SOCCER.

Os convocados do CABEÇA DE TOURO são: ANDERSON (TOPETINHO), THOMYSON ( NEQUINHO ), ELVIS MAGNO ( BATATA ), ELDER MAGNO (BATATINHA), ARTHUR (TUTUCA ), ERNESTO (BATORÉ), EVANDRO (MOSCA ) e o Técnico e Professor de educação Física PÁDUA MOTA.

NÃO PERCAM! CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE FUTSAL

JOGO DO PRÓXIMO SÁBADO - 25- SET- 09

GINÁSIO DE ESPORTES O PEREIRÃO

20:00 horas: CABEÇA DE TOURO X SPORT CLUBE DO RECIFE
CATEGORIA: ADULTO
COMPETIÇÃO: CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE FUTSAL - SÉRIE OURO

JOGOS DO PRÓXIMO DOMINGO (26 - SET- 09)

GINÁSIO DE ESPORTES O PEREIRÃO

CABEÇA DE TOURO X BARREIROS
HORÁRIO: 09:00 HORAS
CATEGORIA: SUB-15

CABEÇA DE TOURO X COLÉGIO ANGLO LÍDER
HORÁRIO: 10:00 HORAS
CATEGORIA: SUB-13

Homem suspeito de estuprar 11 mulheres é preso em São Lourenço da Mata

Um homem suspeito de ter praticado vários estupros nos municípios de São Lourenço da Mata e Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, foi preso na tarde desta quarta-feira. Luiz Cipriano, de 28 anos, conhecido por Nego Capeta, é acusado de ter abusado de, pelo menos, 11 mulheres.

Segundo a polícia, a última tentativa, frustrada, teria acontecido no final da manhã da última terça-feira, quando uma empregada doméstica passava próximo ao lixão de São Lourenço da Mata. De acordo com o chefe setorial de Polícia, Roberto Cavalcanti, o acusado tentou capturar a vítima com uma corda, mas ela conseguiu fugir.

“Quando passava no local, ela (vítima) viu um homem com uma camisa azul enrolada e segurando uma corda. Ele saiu correndo para laçá-la com a corda e ela fugiu com os braços levantados para que o seu pescoço não fosse atingido. A camisa do rapaz caiu e a mulher conseguiu ver o seu rosto. Depois ele voltou para o mato”, disse Cavalcanti.

Só no dia seguinte ao fato, a vítima teve coragem de ir denunciar na Delegacia de São Lourenço. “Ela chegou ainda muito constrangida e também passou mal. Mostrei uma foto do suspeito e ela conseguiu reconhecê-lo”.

Com a confirmação, uma equipe de policiais de plantão se dirigiu ao lixão e capturou o Nego Capeta. “Pegamos ele pelas costas e o algemamos”, falou o chefe setorial. Em seguida, o suspeito foi encaminhado à delegacia onde ficará até ser levado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.

Por Raphael Guerra, do Aqui PE

Secretaria de Saúde do estado confirma um caso da nova gripe em São Lourenço

Na última terça-feira (22), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais seis casos na nova gripe em Pernambuco. Com esses, sobre para 95 o número total de casos da doença, sendo que outros 149 estão em investigação. Há 21 pessoas internadas com suspeita da doença - 16 na rede pública e cinco em hospitais privados. Três pessoas morreram pela Influenza A.

Os novos casos foram notificados entre 28 de agosto e 1º de setembro. Todas as pessoas precisaram de internamento, mas já receberam alta. Como passou o período em que a transmissão ocorre (10 dias após aparecimento dos sintomas), os pacientes retomaram suas atividades.

De acordo com a Secretaria, o caso de São Lourenço foi uma menina de seis anos

Da Redação do pe360graus.com

Veja o andamento da obra da ponte de penedo


A cada dia que passa nota-se que a obra da ponte de penedo está bastante adiantada principalmente depois do período chuvoso que atrasou por alguns dias a obra. Os funcionários da empresa responsável pela obra estão trabalhando aos domingos para entregar a obra no prazo determinado.

Palestra sobre Drogas

Na noite desta terça-feira (22), foi realizada uma palestra em comemoração ao 25º aniversário do Parque Capibaribe, no Salão da Igreja Episcopal Missão Jerusalém (Terminal dos ônibus do Parque Capibaribe). A palestra foi proferida pelo Subcomandante do 20º BPM, Major Leonardo que abordou o tema “Drogas”.

Na ocasião estiveram presentes, o tenente Westerley e o Cabo Samuel ambos 20º BPM, o Presidente da Associação Amigos do Parque, Sr. Alberto Maranhão e membros da diretoria.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vereadores de São Lourenço vão a Secretária de Defesa Social

Por iniciativa do vereador Jose Leopoldo (PSB), uma comissão de parlamentares do município será recebida nesta quarta-feira dia (23), às 15hs, pelo Secretário de Defesa Social Dr. Servilho Paiva. Na palta da comissão está o reforço da segurança no município, e um maior incentivo na Policia Civil da cidade.

Além dos vereadores, ainda farão parte da comissão. O Secretário de Governo Maciel Rogério e o Comandante do 20° Batalhão Major José Mário.

Fonte: Blog do Mário

Município realizará primeira Conferência da Juventude do Estado

São Lourenço da Mata sai mais uma vez na frente dos demais municípios de Pernambuco. Nesta quarta-feira, a partir das 14h, na Câmara de Vereadores, será realizada a I Conferência Municipal da Juventude, a primeira do Estado este ano. A solenidade contará com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Juventude e Emprego, membros de várias esferas da sociedade são-lourencense e entidades ligadas à juventude. O objetivo é definir e discutir as diretrizes do plano municipal voltado para a juventude.

Entre os temas que serão abordados no encontro, estão à inserção do jovem ao primeiro emprego, esportes, cursos de capacitação, entre outros. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Esportes e Juventude, Adalberto Epaminondas, este é mais um meio dos jovens do município serem ouvidos pela administração pública. “Isso demonstra o respeito que temos pelos jovens. Vamos desenvolver oportunidades de cursos para a capacitação deles e em seguida inseri-los no mercado de trabalho”, ressaltou.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Conferência Municipal de Educação acontece nesta quinta (25) e sexta (26)

Melhorar a qualidade de ensino na rede municipal é uma constante para a Secretaria de Educação desde o início da gestão. E para garantir que os alunos são lourencenses tenham direito a uma boa educação gratuita, a Prefeitura promove nesta quinta (24) e sexta-feira (25) a I Conferência Municipal de Educação, das 8h30 às 17h, na Igreja dos Mórmons, ao lado da Escola Estadual Conde Pereira Carneiro, em Chã da Tábua.

A abertura da Conferência, que representa mais uma ação inédita para São Lourenço da Mata, ficará a cargo do secretário estadual de Educação, Danilo Cabral. Dentre os palestrantes, também está a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutora Janete Azevedo – referência em sua área de ensino -, que discutirá “A articulação nas três esferas do poder na Educação”.

Segundo a secretária-adjunta de Educação, Rosane Santana, a ação visa o desenvolvimento do ensino local. “Nós vamos discutir propostas para a educação do município. Já temos um documento base que será debatido neste encontro e que depois levaremos para a Conferência Estadual, que deve acontecer em novembro”, explicou.

O encontro é aberto ao público e busca reunir professores, diretores, coordenadores, pais e alunos. Durante os dois dias, as aulas nas escolas municipais acontecem normalmente, e os profissionais que estiverem na conferência poderão ser substituídos no dia para não atrasar o andamento do ano letivo.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Palestra sobre a lei Maria da Penha

Nesta segunda-feira (21), foi realizada uma palestra no Salão da Igreja Episcopal Missão Jerusalém (Terminal dos ônibus do Parque Capibaribe) em homenagem ao 25º aniversário do Parque Capibaribe. A palestra foi ministrada pelo Delegado Paulo Nogueira e teve como tema a lei Maria da Penha.

Na ocasião estiveram presentes, o Comandante da Companhia em São Lourenço, o Presidente da Associação Amigos do Parque, Sr. Alberto Maranhão, Professor Jacaúna Medeiros, Reporte Fausto Neto da Rádio Damata FM 98,5 e membros da diretoria do evento.

Durante toda semana serão realizadas palestras, hoje (22), será realizada palestras sobre “Drogas”, a palestra será ministrada pelo Major José Mário e sobre “Saúde” e “odontologia”, a palestra será ministrada por Membros da Secretaria municipal de Saúde de São Lourenço da Mata e Drª. Cristina Espindola.

Apresentações musicais na 12º Edição do Sonora Brasil

Foi realizada na noite desta segunda - feira (21), na câmara de vereadores, a 12º Edição do Sonora Brasil. O projeto é promovido pelo Sesc Nacional que traz músicos de diferentes estados que apresentam um panorama da obra violonista. Na ocasião houve apresentação dos músicos, Henrique Annes e Marcelo Fernandes.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Crianças homenageiam o pau-brasil no Dia da Árvore. Ato marcou também início de projeto educacional

Alunos de onze escolas da rede municipal abraçaram a planta nativa do município

Já no nome, o município de São Lourenço da Mata faz referência a vasta vegetação que detém. E no dia da árvore, celebrado nessa segunda-feira (21), foi a vez dos alunos de onze escolas da rede municipal renderem homenagens a planta mais famosa da cidade, o pau-brasil, que deu ao município título de capital nacional. As crianças se reuniram por volta das 10h ao redor da árvore que fica na BR-408, na altura do km 98. Plantada há 13 anos, ela é exemplo de sobrevivência da espécie e desperta nos pequenos a vontade de cuidar.

Por isso, foram doadas 50 mudas de pau-brasil, com propósito diferenciado, segundo o diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Educação, Francisco Queiroz. “Nós não estamos distribuindo a planta aleatoriamente. Estamos entregando a quem realmente queira cuidar da espécie, pois o desenvolvimento da mesma exige vários cuidados”, disse. As mudas, embora entregues no mês de setembro, só devem ser plantadas em março, no período de chuvas. Quem decidir plantá-las também deve ter cuidado ao podar e regar.

Para a vice-prefeita Íris Moura, a ação com os alunos teve o objetivo de repassar para a sociedade a consciência ecológica. “Nós temos o privilégio de ainda ter uma área de 80% de mata, o que acontece em poucas cidades. Por isso estamos alertando as crianças para que eles repassem para suas famílias que o meio ambiente precisa realmente ser preservado”, explicou.

O evento contou com a banda Rosa Lima, da escola Tiradentes, que entoou o Hino Nacional para dar abertura ao dia. Na celebração estavam presentes também a secretária-adjunta de Educação, Rosane Santana, o vereador Leonardo Barbosa, representando a Câmara Municipal de Vereadores, além de professores e diretores das unidades de ensino.

A entrega das mudas de pau-brasil foi apenas o primeiro passo de um processo de conscientização. A partir desta terça-feira (22) até 22 de outubro, arte-educadores visitarão as onze escolas com atividades lúdicas. As crianças também irão até a área de reserva ecológica do Centro de Educação e Lazer (CEL), onde vão aprender sobre a conservação do solo, a reciclagem, e todas as propostas de desenvolvimento sustentável.

E para fechar com chave de ouro o projeto pioneiro, no dia 30 de outubro as crianças irão expor nas escolas todo o material elaborado no mês. No dia 31, a culminância do projeto conta com peça teatral no Pátio da Igreja Matriz sobre a importância da preservação ecológica. No final do evento, haverá a distribuição de bonsais de pau-brasil.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata .

Cruzeiro derrota o Ipiranga por 1x0 pela 2º rodada da Copa Rei Beto

Ontem pela manhã no campo da Rerum Novarum em jogo bastante equilibrado a equipe do cruzeiro derrotou a equipe do Ipiranga.

Veja os outros resultados

Jogos que foram realizados no campo do Bem-ti-vi pela manhã

São Paulo 0 x 1 10 de Novembro

Londrina 1x1 Misto

Jogos que foram realizados no campo do Bem-ti-vi pela tarde

Catuense 1xo Expressinho

São Bernardo 4 x2 Náutico

Jogo que foi realizado no campo da Várzea Fria pela manhã

Ponte Preta 0 x1 sele galinha

São Lourenço é destaque no jornal correio braziliense

Capital Nacional do Pau-Brasil comemora Dia da Árvore

A Capital Nacional do Pau-Brasil, São Lourenço da Mata, município da Região Metropolitana do Recife (RMR) comemora nesta segunda-feira (21/9) o Dia da Árvore. A data marca o início da campanha São Lourenço da Mata de Bem com a Natureza, que será realizada até outubro pela prefeitura em parceria com a ONG Centro de Educação e Lazer (CEL).

A abertura da programação acontece a partir das 10h, com uma mobilização na BR-408, onde os alunos da rede municipal vão aprender a importância do Meio Ambiente e sua preservação, e realizar o replantio de mudas de Pau-Brasil.

De amanhã até o dia 22 de outubro, arte-educadores visitarão as onze escolas integradas ao projeto para promover a consciência ecológica através de atividades lúdicas, como a montagem de personagens de florestas como o Saci-Pererê, o Pai d%u2019água e a Mãe d%u2019água.

Depois de um mês de conscientização, os alunos colocarão em prática todo o aprendizado, visitando a área de reserva ecológica do CEL, que conta com grande espaço e até chuva artificial. No local, os estudantes vão aprender sobre a conservação do solo, a reciclagem, e todas as propostas de desenvolvimento sustentável.

Para fechar o projeto, no dia 30 de outubro, as crianças irão expor nas escolas todo o material elaborado no mês. No dia 31, acontecerá a culminância do projeto com peça teatral no Alto da Igreja Matriz, no Centro, sobre a importância da preservação ecológica. No final do evento, haverá a distribuição de bonsais de Pau-Brasil.

domingo, 20 de setembro de 2009

Expor Bíblica


Foi realizado na noite deste domingo (20), a Expor Bíblica, o evento aconteceu enfrente a Igreja Matriz, na ocasião foi realizada uma feirinha promovida por cerca de 200 adolescentes que fazem parte do crismando da paróquia de São Lourenço.

Também na Igreja Matriz foi realizada a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música (OSJ-CPM). O grupo formado por mais de 70 músicos com idades entre 13 e 28.

O espetáculo, que conta com o apoio do SESC São Lourenço da Mata, faz parte de um projeto que busca preparar jovens músicos para o mercado de trabalho e aproximar a música sinfônica - até então destinada a poucos - de toda a população

12º Edição do Sonora Brasil

Nesta segunda (21) será realizada a 12º Edição do Sonora Brasil que ocorre em são Lourenço, na câmara de vereadores, a partir das 20:00h. O projeto é promovido pelo Sesc Nacional que traz músicos de diferentes estados que apresentam um panorama da obra violonista desenvolvida no país nas últimas décadas

Henrique Annes possui licenciatura em música e bacharelado em Violão pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo lecionado por 37 anos no Conservatório Pernambucano de Música. O outro músico, Marcelo Fernandes, é bacharel em Violão e mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é doutorando em musicologia na USP e docente efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Capital Nacional do Pau-Brasil comemora Dia da Árvore com projeto educacional

Desde o início da gestão a preocupação com o Meio Ambiente já se tornou prioridade para o município. E o dia da árvore, 21 de setembro, não poderia ser passado em branco na Capital Nacional do Pau-Brasil. Por isso, a Secretaria de Educação realiza ações que se estendem até o final de outubro para promover a consciência ecológica dentro de onze escolas municipais através do projeto pioneiro chamado São Lourenço da Mata de Bem com a Natureza, em parceria com a ONG Centro de Educação e Lazer (CEL).

Na segunda-feira (21), o dia da árvore marcará o início das atividades com uma mobilização na BR-408, onde será chamada a atenção dos alunos para a importância do Meio Ambiente e sua preservação, e também do replantio do pau-brasil, com distribuição de mudas. Após a data, no período de 22/09 a 22/10 arte-educadores visitarão as onze escolas para promover a consciência ecológica através de atividades lúdicas, como a montagem de personagens de florestas como o Saci-Pererê, o Pai d’água e a Mãe d’água.

Depois de um mês de conscientização será a hora dos alunos colocarem em prática todo o aprendizado. Eles irão visitar a área de reserva ecológica do CEL, que conta com grande espaço e até chuva artificial. No local, os estudantes vão aprender sobre a conservação do solo, a reciclagem e todas as propostas de desenvolvimento sustentável.

Para fechar o projeto, no dia 30 de outubro as crianças irão expor nas escolas todo o material elaborado no mês. No dia 31, acontecerá a culminância do projeto com peça teatral no Pátio da Igreja Matriz sobre a importância da preservação ecológica. No final do evento, haverá a distribuição de bonsais de pau-brasil.

Para a secretária-adjunta de Educação, Rosane Santana, o projeto é fundamental para o aprendizado escolar. “Nós queremos sensibilizar a comunidade e principalmente os alunos, que são nossos guardiões, para a questão da ecologia e da preservação”, disse.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata .

SAS entrega mais um lote das carteiras de livre acesso

Em mais uma ação promovida pela Secretaria de Assistência Social de São Lourenço da Mata, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, nesta segunda-feira (21), será realizada mais uma entrega das Carteiras de Livre Acesso, referente às pessoas com deficiência que passarão a ter isenção da taxa dos transportes públicos. Todos aqueles que deram entrada no documento deverão comparecer ao Flamengo Atlético Clube, que fica próximo ao Cine Royal, das 8h às 12h.

As pessoas que tiverem interesse em fazer a inscrição para obter o benefício, devem procurar a sede da Secretaria de Assistência Social, que fica na Rua Oito de Maio, 145, Chã da Tábua. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, também das 8h ao meio-dia.

De acordo com Alessandra Medina, coordenadora da Política para Pessoa com Deficiência, as pessoas que solicitaram o documento e não foram recebê-los nas outras entregas, deverão procurar o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), que fica na rua Carlos Porto Carneiro, 98 Boa Vista, no Recife e retirá-lo. Para mais informações, o usuário poderá ligar gratuitamente para o GRCT pelo 0800-081-0158.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata .

sábado, 19 de setembro de 2009

Coordenadora do Programa de Imunização diz que o objetivo foi alcançado

Posto de Saúde situado no bairro do Pixete
.
Posto situado na Praça do Canhão

O dia da vacinação em são Lourenço contra a poliomielite foi considerado excelente, segundo a Coordenadora do Programa de Imunização, Fernanda Carvalho. O exemplo disso foram os postos volantes da Nova esperança (Pixete) e na Praça do Canhão que vacinou cerca de 350 crianças.

Copa Rei Beto tem rodada importante neste domingo

Neste domingo (20), será realizada a segunda rodada da copa Rei Beto que movimentará novamente os campos do nosso município.

Jogos que serão realizados no campo do Bem-ti-vi pela manhã

8:30h - São Paulo x 10 de Novembro

10:30h - Londrina x Misto


Jogos que serão realizados no campo do Bem-ti-vi pela tarde

14:00h - Catuense x Expressinho

15:30h - São Bernardo x Náutico


Jogo que será realizado no campo da Várzea Fria pela manhã

8:30h - Ponte Preta x sele galinha


Jogo que será realizado no campo da Rerum Novarum em Tiuma pela manhã

8:30h - Ipiranga x Cruzeiro

Orquestra Sinfônica Jovem de Pernambuco irá se apresentar na Igreja Matriz, neste domingo (20). A entrada é gratuita

O grupo é formado por mais de 70 músicos entre 13 e 28 anos
.
A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música (OSJ-CPM) será a grande atração deste domingo (20) em São Lourenço da Mata. O grupo formado por mais de 70 músicos com idades entre 13 e 28 anos irá se apresentar a partir das 18h na Igreja Matriz, no Centro do município, com entrada gratuita. O espetáculo, que conta com o apoio do SESC São Lourenço da Mata, faz parte de um projeto que busca preparar jovens músicos para o mercado de trabalho e aproximar a música sinfônica - até então destinada a poucos - de toda a população.

Só este ano, o grupo já percorreu alguns municípios do Interior de Pernambuco e as capitais do Nordeste (Fortaleza, Natal, João Pessoa e Maceió). No repertório, regido pelo maestro José Renato Accioly, estão músicas de Mozart, Beethoven, Christian Bach e Moussorgsky. São mais de quatro anos de estrada, que somam aproximadamente 70 apresentações.

O “Circuito Sinfônico 2009” é um projeto inscrito na Lei Rouanet de incentivo à cultura e tem o patrocínio sempre fiel da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Ainda assim, o OSJ-CPM continua sempre em busca de mais apoios, na intenção de poder capacitar mais jovens. O patrocínio serve para custear as despesas de viagem (transporte, alimentação e hospedagem), e bancar a ajuda de custo oferecida a cada jovem da orquestra.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Vereador Reginaldo Costa pede vista do Projeto que regulamenta transporte alternativo


Na tarde de hoje (18), na câmara de vereadores foi colocado em votação o projeto de lei do poder executivo de nº 053/ 2009 que regulamenta o transporte alternativo no município.

A galeria estava repleta de Kombeiros e na ocasião houve um pequeno debate entre os parlamentares que estavam com duvidas em alguns itens do projeto. Diante das dúvidas o vereador Reginaldo Costa pediu vista do projeto.

I Encontro de Equipe da SEAS


Hoje (18), foi realizado o I Encontro de Equipe da SEAS, na Igreja Jesus Cristo dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons). No encontro foram debatidos vários temas tais como, Cras, Projovem, Bolsa Família, Política das pessoas com deficiência, Política dos Idosos e Plantão Social.

No evento estiveram presentes, Nadja Santana (Secretaria de Ação Social), Lizandra (psicóloga), Zenaide Calábria (Secretária Adjunta), Betânia Barros (Diretora de Ação Social), e membros da Secretaria de Ação Social.

Se ainda havia dúvida de que São Lourenço será a 'cidade da Copa', ela não existe mais

Segundo o prefeito Ettore Labanca (PSB), se alguém ainda tinha dúvida de que São Lourenço da Mata, em 2014, será a “Cidade da Copa”, essa dúvida desfez-se agora depois que o BNDES anunciou que vai abrir um crédito de até R$ 400 milhões para construção ou reforma de cada um dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014.

O dinheiro público disponível para esses estádios é R$ 4,8 bilhões e para que os empréstimos sejam concedidos basta apenas uma autorização do Conselho Monetário Nacional autorizando o endividamento dos estados e municípios.

O governador Eduardo Campos não deu nenhuma importância a uma matéria da “Folha de São Paulo”, na semana passada, dizendo que a FIFA poderia rever a escolha de Pernambuco para sediar os jogos da Copa, em razão do atraso das obras.

E garantiu que, faça chuva ou faça sol, Pernambuco estará no meio dessa festa com o estádio a ser construído em São Lourenço mediante Parceria Público Privada.

Fonte: Blog de Inaldo Sampaio

Sábado (19) é o dia D da vacinação contra a poliomielite. Campanha atingirá crianças de 0 a 5 anos

Sábado (19) é o dia D da vacinação contra a poliomielite. Os pais que ainda não levaram as crianças de 0 a 5 anos aos postos de saúde não podem perder a oportunidade de imunizar os pequenos contra a paralisia infantil. E para garantir que a criançada toda seja vacinada, a Secretaria de Saúde montou esquema especial para o dia. Além de oferecer a vacina em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs), serão montados postos volantes na Praça do Canhão, no Supermercado Todo Dia, no Hospital Petronila Campos, no Centro de Especialização Médica (antigo PAN), e nos centros de saúde Aristeu Chaves e Avenida Dois. Todos os locais funcionarão das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Fernanda Barbosa, a expectativa da Secretaria é que os pais aproveitem o dia para levar os filhos aos pontos de vacinação. “Nós já estamos em campanha, mas esperamos que nesse sábado ainda mais crianças sejam vacinadas. Por isso montamos os postos volantes em locais estratégicos, inclusive no supermercado porque é dia de feira, então os pais já aproveitam para imunizar as crianças no local”, disse.

A Secretaria de Saúde também estará de portas abertas na data, das 8h às 18h, para tirar as dúvidas da população. E nesta sexta-feira (18), levam para a Vila Constantino um posto volante para vacinar as crianças da localidade. Esta é a segunda etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite. Na primeira fase, São Lourenço conseguiu cumprir a meta e vacinou mais de 8 mil crianças. Nessa nova edição, a Secretaria quer alcançar o mesmo número.

Projeto que regulamenta transporte alternativo pode não entrar em votação hoje

Na reunião marcada para hoje (18), na câmara de vereadores, às 17h, os vereadores entre outros assuntos a serem tratados, sem dúvida o principal será o projeto do poder executivo que regulamenta o transporte alternativo. O referido projeto visa torna eficiente e dá qualidade ao transporte no município.

O projeto tem cerca de 15 artigos e os vereadores provavelmente não irão colocar em votação nesta reunião, pois os parlamentares estão com duvidas em alguns itens e poderão se reunir com a procuradoria do município para tirar as dúvidas e esclarecer alguns itens do referido projeto.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Artistas irão passar por capacitação para o Funcultura

Durante a I Conferência Municipal da Cultura, realizada na última quarta-feira (17), ficou acertada a reunião entre os artistas e produtores de São Lourenço da Mata e Osmar Barbalho, representante da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O encontro será no dia 25 de setembro, às 9h, na Câmara de Vereadores. O objetivo é esclarecer e orientar os interessados em apresentar projetos de patrocínio ao Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura (Funcultura).

Este ano, o governo de Pernambuco disponibilizará R$ 15 milhões para projetos em áreas como artes cênicas (teatro, dança, circo, etc), fotografia, literatura, música, artes plásticas, artesanato, gastronomia, pesquisa cultural, entre outras. Para participar da seleção do Funcultura, os interessados devem ser cadastrados na Fundarpe. Quem ainda não possui o cadastro, deve se dirigir a sede da fundação, na Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife-PE, das 8h às 12h.

Já as inscrições de projetos para o Funcultura acontecem até o dia 9 de outubro. Para ver todas as linhas de ação, o edital e outras informações, basta acessar o site da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br).

DELEGADOS – Ainda na I Conferência Municipal da Cultura, foram eleitos os delegados civis por meio de votação. Manoel José da Silva Ribeiro (22 votos), Ivanilson Bartolomeu Geraldo da Silva (16 votos) e Luiz Carlos Braz (8 votos) foram os escolhidos. Mais dois delegados, representantes do poder executivo, ainda serão escolhidos. Abaixo, segue o regimento da conferência, votado e aprovado pela maioria dos presentes na solenidade.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Funcionários dos Correios entram em greve

Os funcionários dos Correios entraram em greve por tempo indeterminado, após assembléias em todo o País terem aprovado a paralisação. Em São Lourenço o atendimento ao publico está normal, só os carteiros não estão trabalhando.

Se espera que 3 mil dos 3,9 mil trabalhadores do Estado não compareçam a seus postos hoje. Segundo o órgão, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não fez uma nova proposta, o que acabou por paralisar as negociações. Às 6h, os ecetistas se concentram no Complexo Operacional do Bongi, onde realizam uma manifestação. Mais tarde, às 17h, se reúnem novamente na expectativa de debater uma proposição da ECT, além de fechar uma carta aberta à população.

A classe quer um reajuste de quase 50%. Dessa forma, o piso salarial passaria de R$ 648,12 para R$ 948,12 A categoria luta ainda para obter um aumento linear do vale-refeição de R$ 20 para R$ 30, pela retomada das negociações do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e pela contratação imediata de novos profissionais.

Programação do 25º aniversário do Parque Capibaribe

Presidente da AAPC: Alberto de Albuquerque Maranhão
.
Dia 21 de Setembro de 2009 (Segunda-Feira)

Palestra

Tema: “Lei Maria da Penha”
Palestrante: Dr. Paulo Nogueira (Delegado de policia)
Local: Salão da Igreja Episcopal Missão Jerusalém (Terminal dos ônibus do Parque Capibaribe)
Horário: 19:00 hs
.
Dia 22 de Setembro de 2009 (Terça-Feira)

Palestras

Tema: “Saúde” e “odontologia”
Palestrante: Membros da Secretaria municipal de Saúde de São Lourenço da Mata e Drª. Cristina Espindola.
Local: Salão da Igreja Episcopal Missão Jerusalém (Terminal dos ônibus do Parque Capibaribe)
Horário: 08:00hs

Tema: “Drogas”
Palestrante: Major José Mario
Local: Salão da Igreja Episcopal Missão Jerusalém (Terminal dos ônibus do Parque Capibaribe)
Horário: 19:00hs


Dia 23 de Setembro de 2009 (Quarta-Feira)

Palestra

Tema: “Educação” e “Direito do Trabalho”
Palestrante: Professor Jacaúna; Dr. Celivaldo Varejão (Juiz do Trabalho)
Local: Salão da Igreja Episcopal Missão Jerusalém (Terminal dos ônibus do Parque Capibaribe)
Horário: 19:00hs


Dia 24 de Setembro de 2009 (Quinta-Feira)

Ação de Cidadania: Instituto Tavares Buril – ITB
Emissão de Carteira de Identidade
Local: Terreno da Futura Sede da AAPC (Terminal dos ônibus do Parque Capibaribe)

Celebração do Culto Ecumênico
Local: Praça de Eventos Dom Helder Câmara (Terminal do Parque Capibaribe)
Horário: 19:00hs

Dia 25 de Setembro de 2009 (Sexta-Feira)

Audiência Pública

Tema: “Segurança Pública no bairro”

Debatedores:
Dr. Paulo Nogueira (Delegado de policia)
Dra. Dilma Tenório (Delegada de Policia)
Major José Mario (Comandante do 20º BPM)
Representante do Poder Legislativo
Representante do Poder Executivo
Representante do Poder Judiciário
E demais autoridades

Local: Centro Comunitário Gildo dos Anjos (Terminal dos ônibus do Parque Capibaribe)
Horário: 19:00hs

Festa de Palco

Local: Praça de Eventos da rua 75
Horário: 20:00 hs

Atrações:

1- Grupos de Danças;
2- Grupos de Capoeira;
3- Embolador;
4- Ciranda de Baé;
5- Contador de Viola (Repentista);
6- Teatro.


Dia 26 de Setembro de 2009 (Sábado)

Show de Calouros e Escolha da Musa do Parque
Horário: 18:30 hs às 22:00 hs

Atrações:
1- Banda Versos de Outubro
2- Banda Seu Biu;
3- Banda Missigenação;
4- Banda Kabeça Ativa;
5- Banda Lune Squate;
6- DJ Andre Essex.

Local: Praça de Eventos Dom Helder Câmara (Terminal do Parque Capibaribe)
Horário: 22:00 hs


Dia 27 de Setembro de 2009 (Domingo)

Corrida de Atletismo
Saída e Chegada: Praça de Eventos Dom Helder Câmara
Horário: 08:00 hs

Encontros de Banda e Fanfarras
Trajeto:
Saída do início da Avenida 02 indo pela Avenida 01 em direção ao terminal do Parque Capibaribe.
Horário: 15:00 hs

Parabéns e a Partida do Bolo
Saída e Chegada: Praça de Eventos Dom Helder Câmara
Horário: 19:00 hs

Entregas das Comendas
Local: Praça de Eventos Dom Helder Câmara
Horário: 20:00 hs

Show da Banda Excesso de Bagagem
Local: Praça de Eventos Dom Helder Câmara
Horário: 21:30 hs


Membros Envolvidos no Trabalho

Presidente: Alberto de Albuquerque Maranhão
Diretor de Esportes: Larregio
Diretor Jurídico: Dr. Vital Espindola
Diretor de Eventos: Alberto de Albuquerque Maranhão Junior
Diretor de Transporte: Jorge Alberto Soares
Diretor de Educação e Profissionalização: Jacaúna de Medeiros
Diretor Administrativo: Erickson Mendes Maranhão
Articulador Cultural: Nado do Axé
Diretor de Cultura: Fabio Castro
Tesoureiro: Luciano
Conselheiro: Ingá

Realização
Associação dos Amigos do Parque Capibaribe - AAPC

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

I Conferência de Cultura reúne artistas locais


Com o objetivo de promover ainda mais a cultura, fortalecer a classe artística local e garantir investimentos para todos os segmentos desta área inseridos no município, a Secretaria de Cultura de São Lourenço da Mata realizou na tarde desta quarta-feira (16) a I Conferência Municipal de Cultura. A iniciativa é um pré-requisito para que o município tenha representação nas conferências estadual e nacional. Todas as cidades devem realizar as suas até 31 de outubro.

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença de uma das diretoras da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Teca Carlos, dos secretários municipais de Cultura, Adalberto Epaminondas, e Comunicação, Renata Gondim, dos vereadores Ricardo Sátiro, Leonardo Barbosa, Antônio Barros, Leopoldo Afonso e Alcides Francisco, além de representantes da classe artística são-lourencense e demais áreas. O início da solenidade foi marcado pela aprovação do regimento, lido pelo secretário de Cultura e, depois de algumas alterações, aprovado pela maioria presente.

Em seguida, a palavra foi passada para Teca Carlos, que ressaltou a importância de se fazer uma conferência de cultura em São Lourenço da Mata. “Quando um município realiza a sua conferência, ele se insere no Sistema Nacional de Cultura, dando um exemplo de cidadania, de mobilização e principalmente de resistência da cultura local”, ressaltou Teca. A diretora da Fundarpe também abordou sobre os benefícios trazidos por este trabalho na cultura dentro do âmbito municipal.

“Lutar por este tipo de investimento é importante, pois atrai emprego e renda para a população. São Lourenço da Mata está de parabéns por ser um dos primeiros municípios do estado a realizar a sua Conferência de Cultura. Recife e Olinda, por exemplo, ainda não promoveram os seus encontros”, lembrou.

Outro ponto bastante discutido no encontro foi sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 150, que eleva o orçamento para a Cultura. De acordo com o texto da proposta, “serão destinados a Cultura 2% do orçamento da União, 1,5% dos estados e 1% dos municípios”.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Acontece hoje, a I Conferência Municipal de Cultura

Acontece hoje (16), das 14h às 18h, na Câmara de vereadores de São Lourenço, a I Conferência Municipal de Cultura, na ocasião serão escolhidos os representantes do Conselho Municipal de Cultura.

O Conselho dará participação direta aos artistas da terra junto ao poder público para o planejamento de projetos culturais a serem desenvolvidos em São Lourenço da Mata.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Copa do Mundo de 2014 promete gerar cerca de 3,5 milhões de empregos em todo o país. Destes, 800 mil já no próximo ano

Os benefícios trazidos pela escolha de São Lourenço da Mata como uma das subsedes da Copa Mundial de Futebol de 2014 já começam a ser analisados por especialistas. Em matéria publicada nesta terça-feira (15) no caderno Folha de Empregos, do jornal Folha de Pernambuco, as estimativas positivas mostram o setor da construção civil como um grande filão, disponibilizando cargos de pintor e pedreiro.

De acordo com o texto, especialistas estimam que, a cada R$ 1 milhão em investimentos na construção civil, são criados 58 empregos, sendo 33 empregos diretos e 25 indiretos. Assim, o evento seria responsável pela criação de, pelo menos, 3,5 milhões de vagas. O otimismo das empresas tem base no volume de investimentos prometidos para o setor, que varia de R$ 60 bilhões a R$ 100 bilhões.

A matéria traz ainda citação do diretor do setor de construção civil da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), Edenir Artur Veiga, que acredita que já em 2010 devem ser gerados cerca de 800 mil a 900 mil empregos. “O setor da construção civil como um todo é que originará o maior número de novos postos, motivados pela Copa de 2014, sendo que a concentração maior deverá estar entre o segundo semestre de 2011 e meados de 2014. Uma probabilidade seria: 10% em 2010, 20% em 2011, 30% em 2012 e 40% em 2013. Estimamos que 80% desses empregos estarão alocados nos grandes centros, entretanto, é prevista uma migração do País inteiro para o atendimento a essa demanda”, prevê.

O diretor de Recursos Humanos da CH2M HILL, Jaime Martins, coloca as cidades-sedes como as mais favorecidas pela Copa. “Em princípio, as cidades-sede e as de apoio serão as mais beneficiadas. Porém, os municípios limítrofes e os turísticos tradicionais também não medirão esforços para melhorar sua infraestrutura e atrair o imenso contingente de turistas que assistirão aos jogos”, afirmou.

Jaime Martins continua a afirmação ressaltando que os jovens também serão beneficiados. “Para muitas das funções geradas para a Copa, a experiência prévia não será um requisito essencial, até porque há muito tempo não se realiza um evento esportivo desta magnitude. Portanto, há grande oportunidade de o setor oferecer o primeiro emprego para a população jovem”, afirma o diretor de RH.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata .

Alunos já podem renovar suas matrículas para 2010

Consciente da importância da educação para o desenvolvimento do município de São Lourenço da Mata, a Secretaria de Educação realiza a partir desta quinta-feira (17) a renovação de matrícula de todos os estudantes da rede municipal de ensino. O calendário segue até o dia 7 de outubro, no horário de funcionamento de cada unidade. Os alunos desistentes também podem comparecer às escolas para efetuar nova matrícula durante esse período. Não é necessária a apresentação de documentos, uma vez que o centro de ensino já possui o cadastramento de seus estudantes.

Após o período de renovação, será a vez dos novatos realizarem a matrícula, de acordo com a secretária adjunta de Educação, Rosane Santana. “Depois que os alunos da casa se matricularem, nós iremos fazer um levantamento para saber o número de vagas disponíveis e assim oferecê-las aos estudantes novatos ou transferidos de outras unidades de ensino”, explicou.

Os próprios alunos podem realizar a matrícula, mas no caso de crianças é necessária a presença dos pais. “É muito importante que os responsáveis dos menores compareçam até a escola para garantir a matrícula do próximo ano letivo”, disse Rosane.

Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata .

Inscrições para I Copa Pau-Brasil de Futebol de Campo prorrogadas para a próxima terça-feira (22)

Inscrições para I Copa Pau-Brasil de Futebol de Campo foi prorrogada para a próxima terça-feira ( 22 ), devido a vários pedidos dos representantes das equipes junto a diretoria de esportes. O diretor de esportes Celso Luiz em conversa com o blog afirmou que as equipes pediram mais tempo.

A reunião que estava marcada para o dia 26 de setembro passou para o dia 2 de outubro, as 19h, na câmara de vereadores. Com isso o início da I Copa Pau-Brasil de Futebol de Campo começará no próximo dia 4 de outubro.

São Lourenço da Mata, uma cidade promissora

A perspectiva no crescimento econômico da cidade de São Lourenço da Mata foi que levou o advogado Joaquim Leite Pereira Junior a abrir uma filial de seu escritório no Município de São Lourenço.

Acredita o advogado que com a escolha da Cidade de São Lourenço da Mata para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, surgirão diversos impasses em consequência do crescimento, não só econômico como também populacional. Assim quando da necessidade do acionamento da Justiça, o advogado, garante a todos, que estará pronto para representar os cidadãos do Município em suas demandas judiciais.

O jovem advogado se formou pela Faculdade de Direito de Olinda no ano de 2007 e atua nas áreas do Direito do Trabalho, do Direito Civil e Penal.

Atualmente está advogando na Cidade do Recife, no Bairro de Boa Viagem, onde funciona a sede escritório, e na Cidade de São Lourenço da Mata, com filial funcionando na tradicional Rua do Rosário.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Em reunião com secretário, nesta segunda (14), taxistas apresentam reivindicações e elogiam primeiras ações no trânsito

Uma comissão de taxistas foi recebida na manhã desta segunda-feira (14) na sede da prefeitura municipal pelo Secretário de Governo e Segurança Comunitária, Maciel Rogério. Na pauta, a municipalização do trânsito, as ações que serão realizadas nos próximos dias, e como será trabalhado o recadastramento desses profissionais. Participaram também da reunião o vereador Leonardo Barbosa, e o diretor municipal de trânsito, Tenente Sérgio.

Alguns assuntos foram bastante discutidos durante o encontro, como a regulamentação dos mototaxistas e kombeiros, quais serão os locais para ponto dos taxistas, além de irregularidades de motoristas e veículos. “As ações tomadas serão gradativas. A primeira etapa já foi iniciada com o ordenamento do trânsito e a desobstrução das calçadas, para liberar o trânsito. Agora vamos fazer ações educativas para conscientizar todos os motoristas”, argumentou o secretário Maciel Rogério.

A comitiva saiu satisfeita deste primeiro encontro. Para o taxista Carlos Marques da Silva, que trabalha na Praça de Eventos e há sete anos está na profissão, já houve uma melhora com o ordenamento do trânsito. “Estamos satisfeitos com as providências que estão sendo tomadas. Esperamos que isto venha para melhorar o trânsito e também melhorar o nosso trabalho”, salientou.

Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata .

Buraco e mau cheiro

Na Rua Adolfo Maranhão, um buraco está trazendo transtorno aos moradores daquela rua, pois além do tamanho do referido buraco o mau cheiro constante está prejudicando principalmente as crianças que moram próximo ao local.