quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Excursão do Espan para Serra Negra

Foi realizada no último dia 06 de Setembro a 3ª excursão didática-ecológica, recreativa e de aventura, com os alunos do Ensino Médio da ESPAM, para Serra Negra, a cerca de 960 m de altitude, no município de Bezerros, que se localiza no agreste pernambucano, a cerca de 102 Km de Recife.

As excursões estão sendo realizadas com todos os alunos do Ensino Médio da ESPAM e têm a finalidade de contextualizar de forma interdisciplinar, os conteúdos que estão sendo trabalhados durante o ano letivo de 2010 e pretende levar o conhecimento “in loco” aos alunos e colocá-los em contato com a natureza com o intuito de sensibilizá-los para a importância da preservação do meio-ambiente.

Ressaltando a importância de atividades deste tipo para ampliação da relação ensino-aprendizagem, onde o aluno é tirado da sala-de-aula e é levado para o local de estudo e participa diretamente da construção do conhecimento.

A excursão sai de São Lourenço da Mata passa pelos municípios de Jaboatão, Moreno, Vitória, Pombos, Gravatá, Sairé e Bezerros, onde se localiza a Serra Negra e durante a viagem os alunos são apresentados aos aspectos econômicos, geográficos, fisiográficos, históricos, botânicos e ecológicos de toda área observada.
Em Serra Negra as atividades se iniciam com uma palestra de introdução no Auditório Ecológico, que se localiza em plena mata atlântica, com a finalidade de preparar os alunos para os assuntos que serão estudados na área.
Após a aula introdutória ocorre uma caminhada de cerca de 10 Km, por dentro da Serra Negra, onde os alunos são apresentados as informações sobre a vegetação, o solo, o clima, a economia e a história da área além de serem apresentados a uma das paisagens mais belas e deslumbrantes de Pernambucano.

Após a caminhada professores e alunos realizam uma escalada em rocha de cerca de 40 m de altura e do topo podem contemplar a natureza em todo seu esplendor com uma das vistas mais bonitas de toda a região visitada. Essa escalada é monitorada pelo Sgt. do Corpo de Bombeiros de Pernambuco André Luis, que fica responsável pela estrutura da escalada e pela segurança de todos.

Essas excursões didática-ecológica, recreativa e de aventura são capitaneadas pelos professores Aureliano Guedes e Genildo Machado, auxiliados pelas professoras Adriana Lima e Priscila Oliveira e contam com a participação de diversos professores da ESPAM.


Essas atividades estão sendo realizadas em parceria da ESPAM, com a Pref. Mun. De São Lourenço da Mata, com a Tíuma Transportes e com os candidatos a Dep. Federal Edgar Moury e a Dep. Estadual Vinicius Labanca.

2 comentários:

  1. muito lindo mesmo bezerros foi um privilegio enorme viajar ao lado dos professores Genildo machado e Aureliano guedes!!
    valeu apena enfrentar o frio pois a cada KM andado a vista da paisagem recompensava tudo!!
    e todos os alunos não só do ESPAM quanto o do MEGA agradecem de verdade ao nosso companheiro,professor,amigo. ao nosso (tio) GENILDO MACHADO
    pois se não fosse ele acho que nunca teriamos uma oportunidade dessas!!!
    obrigado!!atenciosamente um dos seus alunos queridos do ESPAM!!!
    ABRAÇOS AO PROFESSOR GENILDO MACHADO
    TE ADORAMOS!!!!

    ResponderExcluir
  2. valeu por ter postado meu comentario!!!!

    ResponderExcluir