quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Prefeito de São Lourenço da Mata e da Cidade da Copa tem direitos políticos suspensos

A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) manteve a decisão proferida pela 21ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco para dar provimento à apelação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que pretendia condenar o atual prefeito de São Lourenço da Mata – PE, Ettore Labanca (PSB), pelo ato de improbidade administrativa praticado durante o mandato de 1996 a 2000.

De acordo com o MPPE, Labanca teria sido o responsável por irregularidades na execução do convênio firmado com o Ministério da Previdência e Assistência Social e a prefeitura.

Na ocasião, o político teria recebido a quantia de R$ 244.600,00 para investir no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), mas não teria feito a prestação de contas no prazo legal, causando danos ao município, já que este deixou de ser beneficiado com outros programas do Governo Federal.

O advogado de defesa do réu, Márcio Alves, em pronunciamento, pediu a reforma da sentença.

Segundo ele, a ação civil já havia sido prescrita porque entre o encerramento do mandato de Labanca (2000) e o ingresso do Ministério Público Federal (MPF) no processo, em 2007, decorriam mais de cinco anos.

Contestou também a aplicabilidade da Lei de Improbidade Administrativa aos agentes políticos e afastou os supostos indícios de deslealdade, desonestidade ou má-fé, tendo havido apenas falha formal na prestação de contas, que estariam passíveis de julgamento pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O advogado ressaltou a diferença entre improbidade e irregularidade. “A prestação de contas ocorreu, mas não significa que houve omissão ou improbidade se ela não foi perfeita”, disse. Segundo Márcio Alves, o TCU já havia exonerado o réu, o que também justificaria a absolvição do mesmo pelo TRF5.

O representante do MPF, entretanto, contestou a pertinência da absolvição de Labanca pela suposta exoneração no TCU. Para ele, a decisão do TCU não deve interferir na decisão do TRF, já que não há relação de subordinação entre os tribunais.

O Desembargador Federal Francisco Wildo, relator do processo, afastou a alegação da defesa do réu que contestava a aplicabilidade da Lei de Improbidade neste processo, explicando que a responsabilidade política-administrativa do gestor público não é abrangida pela responsabilidade atribuída aos agentes políticos.

“O decreto-lei número 201/1967, que trata da responsablidade penal de prefeitos municipais e vereadores, também não excluem esses agentes da responsabilidade administrativa na Lei de Improbidade”, tanto que o artigo 37, § 4º da CF/88 refere que os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível, tendo estabelecido o art. 1º da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92) que estão sujeitos a ela, “...os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não...”, com o que não se excluem os agentes políticos, como os prefeitos ou ex-prefeitos, justificou o magistrado.

A aplicação do DL nº 201/67 não afasta a incidência da Lei de Improbidade, tanto porque não se sobrepõe ao texto constitucional, quanto porque está abrangida pela ressalva que faz na parte final do dispositivo “...sem prejuízo da ação plural cabível”, por se tratar de lei que define os crimes e as sanções aplicáveis aos Prefeitos e Vereadores. Assim, essa diploma legal – o DL nº 201/67 – não exclui a incidência da Lei de Improbidade (8.429/92) sob a alegação de bis in idem. Na verdade, deve-se aplicar as duas: uma em respeito à improbidade e outra em respeito à eventual prática dos crimes que dela derivam. Em relação à exoneração do réu no TCU e a possível absolvição no TRF, o magistrado também se pronunciou. “É inaceitável que se cogite que o Poder Judiciário, único habilitado constitucionalmente a apreciar e decidir sobre lesões ou ameaças ao Direito, não o possa fazer sob a alegação de que o Tribunal de Contas ainda não concluiu o exame da matéria”.

Por estas razões, o desembargador manteve a decisão proferida em primeira instância da Justiça que determinou a suspensão dos direitos políticos do atual prefeito pelo prazo de cinco anos.

Ettore Labanca também ficará proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário por igual período. O TRF5 o absolveu apenas da condenação pela indenização, antes fixada em 50% do valor da reparação do dano, já que o TCU havia reconhecido que dano nenhum houvera.

Decidiu a Segunda Turma, desta forma, a dar parcial provimento, por maioria, à apelação do político. Os desembargadores federais Paulo Gadelha e Francisco Barros Dias também participaram do julgamento.
Fonte: Blog do Jamildo

29 comentários:

  1. Como é que Jairo tem mais de 30 processos e não foi suspenso sua candidatura, ou Jarbas tem muitos amigos neste MPPE, ou Labanca deu mole. Sei que cabe recurso, mas não entendo como as coisas procedem desta forma..

    ResponderExcluir
  2. Labanca não te preocupe tudo vai dar certo, pois em tudo você é melhor que malvadesa, pricipalmente que Vinicius pode ser político em quanto Bruno NÃO pode por causa dos processos do pai(Jairo). Só não ver quem não quer ver!
    Sou + LABANCA - Cidade da Copa é nossa!!!

    ResponderExcluir
  3. APERREIA LABANCA!!! ESSA JUSTIÇA BRASILEIRA ESTA DE PARABÉNS POR MOSTRAR AO POVO QUEM REALMENTE DESVIA PARA SEU BOLSO NOSSO DINHEIRO.

    APERREIA LABANCA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabèns Brito dinovo com a norticia esse sim que é o blog de São lourenço uma verdadeira impresa seria teu a norticia, a agora amiga cabe recurso mas labanca não vai pode sai candidado pois a lei do ficha suja não deixa kkkkkkk mesmo com o recurso pq ele foi julgado por mas de um juiz kkkk e jairo meu amor é ficha limpa pois tambèm foi julgado e foi absolvido pela justiça você quer o plsca kkkk 6x0 (VAI CHORA)kkkkk adeus amarelos

    ResponderExcluir
  5. LABANCA NÃO TE PREUCUPA NÃO,ISSO É SO INVEJA POIS ELES JA SABEM QUE VINICIUS JA GANHOU ISSO TA CERTISSIMO.
    SO VAI DA 40999!!!

    APERREIA VINICIUS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. a justiça tarda mais nao falha , o proximo é vinicius labanca

    ResponderExcluir
  7. já vi que aqui tem uns ingnorantes mesmo viu, quer dizer que BRUNO não pode ser candidato por causa dos processos de Jairo, vai estudar ingnorante O QUE UMA COISA TEM HAVER COM A OUTRA??? só poderia ser da equipe de Labanca mesmo que só tem Mobral.

    ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA APERREIA LABANQUEIROSSSSSSS!!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. SÓ PARA LEMBRAR DOS 30 PROCESSOS (O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, em sessão, por UNANIMIDADE votou favoravel a Jairo por (6 x 0)) E DEPOIS JAIRO É CORRUPTO, E DEPOIS JAIRO É QUEM DESVIA DINHEIRO PARA SEU BOLSO AGORA EU FALO SÓ NÃO VER QUEM NÃO QUER!!!KKKKKKK

    PARABÉNS A JUSTIÇA!!! E APERREIA LANBANCAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Eita um dia são lourenço vai fica livres desses homem !!!
    o povo tem q deixa esse amor d lado é VOTA CONTRA ESSES CARAS....
    FORA 40 FORA 45. QUALQUER OUTRO É MELHOR Q ESSES HOMEM....!!!

    Alailson Alexandre

    ResponderExcluir
  10. coitadas das viuvas de labanca kkkkkk e agora o que sera dos CC delas kkkkkkk e você brito é o unico blog que tem o respeito do povo de são lourenço pois fala sobre tudo e todos parabéns cara assim você vai longe

    ResponderExcluir
  11. Tão bonzinho Jairo Pereira...quem não conheça que acredite na santidade.Labanca pode até não concorrer a reeleição, mas uma coisa é tão certa quanto isso: Jairo Pereira não se elege nessa nem com reza braba.Vinícius pode até perder (em São Lourenço), mas será eleito com os votos de fora,até porque deputado que é deputado não fica no samba de uma nota só.

    ResponderExcluir
  12. Jairo ainda vai ter q fazer muitas outras plásticas pra recauchutar as rugas kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Porque Labanca concorrendo ou não,Vinícius tá aí na disputa e com muito mais chance de chegar do q Jairo.

    ResponderExcluir
  13. Jairo devia se candidatar na cidade q ele reside (Recife), talvez lá ele tivesse votos pra se eleger vereador kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  14. concordo q ja ta mais do q na hora de sao lourenco eleger um outro nome.ninguem merece essa velha briga de jairo x labanca, ninguem ganha nada com isso.só eles é q se beneficiam e a população fica smepre a ver navios.

    ResponderExcluir
  15. Enquanto a população não deixar de votar no "vermelho ou no amarelo", "no 15 ou no 40" os gestores se comportaram no mesmo "níve" dos que os elegem.Acordem!!! São Lourenço faz parte da Região Metropolitana do Recife e tem postura de interior das brenhas, que adora ser enrolado todos os anos e ainda vai pra rua feito besta brigar e defender o vermelho ou o amarelo.Acorda gente! Votem nas pessoas, nos gestores, pelo que eles podem de fato fazer pela cidade e não nas cores ou números.Enquanto isso não mudar...São Lourenço da Mata viverá eternamente assim, sem cores e sem números, apenas servindo de trampulim para farçantes que usam dos seus cargos para apenas se beneficiarem.

    ResponderExcluir
  16. AAAA meu bem, Labanca mesmo com esse processo vs vai sair prefeito dessa cidade!!
    Jairo que tem mais de 30 processos nas costas.

    ResponderExcluir
  17. É labanca na cabeça e tbm no coração!!! sou labanca até a morte! Jairo to fora.

    ResponderExcluir
  18. Olha E ainda vc e mario silva fica babando esse cara ai . equanto nosso dinheiro esta no bolso dele. aperreia jairo pereira em 2010 só vai dar jairo na cabeça e todos esses babão vão pra onde eles merecem. so vota em vonicius quem não tem conciencia . porque voces tambem no colocam ai a materia do diario de pernambuco dizendo que vinicius foi acusado por formação de quadriha e tentativa de omicidio


    esse ai e o candidato de voces brogueiros.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. CARO AMIGOS ANDEI OLHANDO OS PROCESSOS DOS CANDIDATOS E DESCOBRI QUE LABANCA TEM 25 PROCESSOS ONDE JA FOI CONDENADO EM DOIS, FORA DO TCU. É VERDADE QUE JAIRO TEM PROCESSO, POREM NAO FOI CONDENADO EM NENHUM. ALIAS FOI ABSOLVIDO POR 6X0 ( SEIS A ZERO). LABANQUEIROS NAO SE APERREIEM POIS O PREFEITO DE VC É FICHA SUJAAAAAAA E TA INELEGIVELLL.KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  20. Meu povo! Essa discursão não ganha eleição! 03 de outubro, quando Jairo tiver a pior derrota de sua vida, assim como Jarbas, aí fiquemos a vontade para desabafar.

    Condenar Labanca? Vão nada! Além do mais se ele atrasou algumas prestações de conta é pq o prefeito anterior deixou a casa numa bagunça sem tamanho.
    Os processos de Vinicius? Já foi inocentado há muito tempo. Ô povo desinformado.

    Memória curta tambem. Pois Jairo, sinceramente, sugou São Lourenço da MAta. Já Ettore... vou só listar algumas coisas que ele já fez em quase dois anos, sozinho ou com apoio de Eduardo(que Jairo não teria):
    -UPA
    -COPA
    -ACADEMIA DAS CIDADES
    -DOAÇÃO DE TERRENOS
    -COORDENADORIA DA MULHER
    -COLEGIO DE CONSTANTINO
    -PRAÇA DA ROSINA E DE TIÚMA
    -TERMINAL DE TOYOTEIROS
    -ABERTURA DO RETORNO DA PRAÇA DO CANHÃO (BURRADA DE JAIRO)
    -AUMENTO DOS PROFESSORES E CONCURSO "SÉRIO" (LEMBRAM DO ÚLTIMO DE JAIRO?? HEIN??)
    -AGENCIA DO TRABALHO CHEGANDO
    -DISTRITO INDUSTRIAL DE TIUMA CHEGANDO
    -CURSOS NO CENTRO SOCIAL
    -INSTALAÇÃO DE LIXEIRAS NAS RUAS DE MAIOR MOVIMENTO
    -AGENTES DE TRANSITO NAS AVENIDA
    -PETI E PROJOVEM
    -COORDENADORIA DO IDOSO
    -ESCOLINHA DO ZICO
    -FEIRINHA DE ARTEZANATO NA PRAÇA DO CANHÃO
    -EM BREVE, REVITALIZAÇÃO DO RIO CAPIBARIBE, TORNANDO-O ATRAÇÃO TURISTICA EM SÃO LOURENÇO EM DECORRÊNCIA DA COPA
    -RECUPERAÇÃO DE ESCOLAS E CRECHES
    -ASFALTO EM MATRIZ DA LUZ
    -"PONTE DE PENEDO"
    -AMBULÂNCIAS NOVAS
    -DENTISTAS
    -MÉDICOS O DIA TODO NOS PSF
    -ETC
    AÓ NÃO ESCREVO MAIS PQ NÃO CABE!!
    PONHAM NA BALANÇA!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. É tão bonito ver esse povo defender Jairo e Labanca como se fossem do mesmo sangue. Acho que nem mesmo seus familiares fazem isso que vcs estão fazendo. Chega a dar ansia de vômito. Isso já virou briga pessoal de kd um. Tenho certeza que poucos de vcs tem familiares em situações de pobreza, morando em lugares sem esgoto, saneamento básico ou água encanada,escolas sem merendas e de pessima qualidade, pra se preocuparem com isso. Onde seus filhos estudão? Onde vcs morão? Enquanto vcs brigão pela camisa que veste, nossos pobres estão ai nas periferias, nos engenhos, nos bairros de difíceis acessos. E vcs dividindo o mesmo teto que eles? Não! Enchendo a boca para falar quem rouba menos. Esses são a maioria dos eleitores de São Lourenço da Mata, hipócritas e mediocres, querendo apenas no dia 03/10 bater no peito e dizer: "EU NÃO DISSE QUE O MEU IRIA GANHAR POR QUE ROUBAVA MENOS!"E garantir seus cargos comissionados.
    SAIÃO DESSE MUNDINHO E VENHÃO PARA REALIDADE!


    eleitora envergonhada!

    ResponderExcluir
  22. O cascalho que jairo deu pra segurar esses processos todos deve ter sido muito grnade,viu.porque com a quantidade de processo que tem nas costas...só o R$ pra fazer a frente.Vi prefeitos com bem menos sujerada nas costas cairem do cavalo e serem ficha suja, imagina Jairo, a ficha suja ia até a quinta geração dele.o que é que dinheiro não faz né.

    ResponderExcluir
  23. O galletus ainda vai ter que vender muito paozinho de alho e galeto com queijo porque jairo pereira pra deputado vai demorar um cadinho.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. tá jairo e jarbas não decola não. a dupla deu certinho

    ResponderExcluir
  25. ACESSORIA DE EMPRENSA GALETUS22 de setembro de 2010 às 22:18

    A GALETUS NÃO ENTRA E NEM PATROCINA NENHUM PARTIDO POLITICO OU CANDIDATO, POIS A GALETUS É UMA EMPRESA IDÔNIA, QUE A CADA DIA VEM CRESCENDO DEVIDO A SEU TRABALHO CORRETO, COM DIGNIDADE E RESPEITO A SEU PUBLICO E COLABORADORES, COM NENHUM ENVOLVIMENTO POLITICO.

    ATENCIOSAMENTE,

    ACESSORIA DE EMPRENSA DO GRUPO GALETUS
    MARCELINO OLIVEIRA.

    ResponderExcluir
  26. TO COM LABANCA E NAO ABRO TO SAINDO DE ARACAJU SO PARA VOTA NELE
    JOAO BATISTA FERREIRA DA SILVA

    DEPUTADO E VENICIOS

    ResponderExcluir
  27. SINCERAMENTE NÃO SEI PORQUE MUITAS PESSOAS FICAM PREOCUPADAS COM POLÍTICOS E NÃO CONSEGUEM ENXERGAR A MALVADEZA QUE ELES FAZEM COM OS TRABALHADORES DE SÃO LOURENÇO DA MATA QUE ANDAM NOS ÔNIBUS VELHOS, LOTADOS, PARECENDO SARDINHA ENLATADA. E DIA DE SEGUNDA-FEIRA É UMA MARATONA CONSEGUIR PEGAR UMA CONDUÇÃO POIS OS DA INTEGRAÇÃO E O PARQUE CIDADE QUEIMAM DIVERSAS PARADAS POR ESTAREM LOTADOS. UM ABSURDO.

    ResponderExcluir
  28. JAIRO ACABOUSSE AGORA SÓ VAI DAR VINICIUS EM 2012 NOVO PREFEITO DE SÃO LOURENÇO. + TB CONCORDO QUE A POPULAÇÃO DEVERIA MUDAR DE JAIRO E LABANCA PQ ÉSSA HISTORIA E DEZ DA ÉPOCA DE LAPENDA E JOSUÉ + CONTINUA SEMPRE AS MESMA FAMILIA PQ JAIRO É FILHO DE JOSUÉ E LABANCA É PRIMO DOS LAPENDA ACORDA SÃO LOURENÇO VAMOS RENOVAR ABRAÇOS A TODOS.

    ResponderExcluir
  29. Estou aqui escrevendo pela 1º Vez no blog do Brito, e em minha conclusão como eleitor há mais de 30 anos em São lourenço. Ettore Labanca não foi um politico bom com todos nós eleitores, pois se o mesmo tivesse sido, não estaria agora mesmo louco da vida, tentando ludibria toda a nossa população com as suas obras as vésperas da eleção. Porque tudo isso?
    É hoje, nós eleitores convictos da verdadeira democracia em nossa cidade, já sabemos muito bem em quem confiar o nosso voto, para uma administração voltada para os interesses do nosso povo.
    Sr.Ettore Labanca o que foi feito com centenas de inscritos no seu projeto de governo para a feliz aquisção de terrenos para contrução de casas. As familias que acreditaram em uma proposta fajuta de seu governo até perguntam cadê o meu terreno?
    e como sempre ouvimos a sua afirmação: - vá lá amanhã...
    Sr. Prefeito não somos bobos estamos de olho.
    Sem mais para o momento. Ateciosamente: Moraes júnior.

    ResponderExcluir