domingo, 31 de julho de 2011

PSOL chama de velho e antiquado a proposta do PDT de São Lourenço

As explicações simplistas e objetivas são verdadeiros riscos e historicamente causaram estragos significantes para a humanidade e dentre esses, para os mais humildes. Tradicionalmente o uso das explicações simplistas presam por dois objetivos, primeiro a pouca profundidade e entendimento de causa, segundo por puro objetivo de secundarizar, relativizar ou até distorcer os fatos.

O Partido Socialismo e Liberdade foi convidado de forma fraterna, pelo Partido dos Trabalhadores a conhecer as propostas de um movimento partidário legítimo que congrega o PC do B, PV e PDT. Esse alinhamento prega principalmente a quebra da histórica dicotomia política, que já dura décadas na cidade, reivindicação também legítima diga-se de passagem, pois quem tem mais perdido com essa alternância é a população são lourencense, com índices alarmantes de desemprego, informalidade profissional, falta de políticas públicas ambientais e de inclusão social.
Esses problemas trazem na sua raiz a tradição política das duas famílias que se alternam no poder executivo municipal, a família Pereira e a família Labanca representam no início do século 21 a manutenção de uma prática política iniciada no século 19, consolidada e esgotada no século 20. Ambas representam um mesmo do todo que se esgotou no passado, com todo seu atraso.

Hoje o Partido Democrático Trabalhista, que tem como referência um estadista republicano, Leonel Brizola, apresenta para o São Lourenço da Mata do século 21, uma proposta “nova” um nome “novo”, que na avaliação do PSoL já nasce velho e antiquado, com um prazo de validade já vencido. O nome do tio de Jairo Pereira, Tito Pereira, representa a mesma prática política viciada de alternância do poder, enquanto quem mais precisa vivenciar os novos ares do novo século, o povo pobre da cidade, continua submetido a “política do pão e circo”.

Na reunião que o PSoL foi convidado, deixou claro o desejo de uma parcela das pessoas que querem se ver livres dessa forma arcaica de fazer política. Por reivindicar o novo se apresentou como oposição de esquerda nas esferas federal, estadual e municipal e entende que essa nova prática política não se deve dar por meio da imposição de um partido apenas, mas de uma conjunção de desejos positivos para uma cidade justa e democrática. Por isso participou, de forma aberta e respeitosa, da reunião.

Depois de identificar os limites políticos ali existentes, convidou o PT e o PC do B, reivindicando a origem história desses partidos e o respeito por seus militantes de base, à dialogarem em uma frente que verdadeiramente apresente uma nova proposta para o São Lourenço da Mata do século 21.

Por fim, essa reivindicação se mantem e o convite pelo novo continua. Nada mirabolante ou fora do praticável e racional deve nortear esse agrupamento proposto pelo PSoL, apenas a prática e a política do justo, do democrático e do bom senso.

30 de setembro de 2011

Partido Socialismo e Liberdade


São Lourenço da Mata/PE



André Justino
Jornalista
Partido Socialismo e Liberdade/SLM
Fone: 9812-6020 / 8567-3132

Fonte:Portal Slnet1

Projeto Mãos que ajudam foi Grande sucesso em São Lourenço da Mata

Foto da concentração (praça Carlos Wilson) onde também aconteceu distribuição farta de panfletos orientando a população.

A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS, realizou neste sábado, em São Lourenço da Mata, o Projeto Mãos que Ajudam. Focado no objetivo de esclarecer a população sobre os riscos da dengue e da hanceníase em nosso cidade, voluntários vindos de várias regiões da Brasil como São Paulo, Paraná, Goiais e também de cidades próximas como Camaragibe, Paudalho, Carpina entre outras, realizaram distribuição de panfletos e alertaram sobres os risco da dengue (que tem maior número de foco no Parque Capibaribe) e hanceníase (com maior número de focos na bairro de Penedo). O evento em S~]ao Lourenço da Mata contou com o apoio do Madre Teresa/Fund. Ens. Sup. de Olinda - FUNESO - PÓLO DE EXTENSÃO - SÃO LOURENÇO DA MATA, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde de S. L. da Mata.


Membros/voluntários da Igreja ( ao centro o sr. Rui Leal (Camaragibe) - apoio de realização do projeto. A esquerda do Sr. Rui os professores Magno Dantas e Patrícia Peregrino (Diretores do Pólo de Extensão da FUNESO/SLM).





Sr. Rui Leal (camisa branca) e o Bispo da Igreja João Felipe e Responsável pela movimento em São Lourenço da Mata.


O Blog do Magno Dantas parabeniza os senhores Rui e João Felipe por essa extraordinária ação social.

Fonte:Blog do Magno Dantas

15 Mil pessoas são esperadas nos dez dias de festa do Padroeiro São Lourenço Mártir




Faltando um dia oficialmente para o início da festa do padroeiro São Lourenço Mártir, a prefeitura através da secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, comandada pelo secretário Adalberto Legal e sua equipe estiveram durante todo o sábado organizando os últimos detalhes para deixar tudo pronto no pátio de evento, Jair Pereira, onde se espera cerca de 15 mil pessoas entre moradores e visitantes.

A estrutura que está sendo montada para receber as pessoas durante os dez dias contém cerca de 23 banheiros sendo 13 femininos e 10 masculinos, cerca de 12 bares, além de barracas de bebidas e comidas a disposição dos presentes.

Também está a disposição 26 camarotes particulares com toda estrutura para assistir os shows nos dez de festa. O poder executivo estalou 2 camarotes para receber os seus convidados.

Será montado um grande esquema de segurança onde estarão envolvidos as polícias, militar e civil, o departamento de trânsito, corpo de bombeiros e também como acontece todos os anos a presença do conselho tutelar.

A programação da festa sofreu pequenas alteração desde sua divulgação

Veja como ficou:

Dia 1º/08 - segunda-feira

Davisson e Banda Chamas


Frutos da paixão

Moacir do Acordeom


Dia 02/08 – terça-feira


Amor Dividido


Batuqueiros

Close de Menina

Forrozão Pop Som

Dia 03/08 – quarta-feira


Mano Jory


Pura Zueira

Véu de Noiva

Lídia Mel

Dia 04/08 - quinta-feira

Campeão do Agosto Pro Rock

Os Kara de Marte

Versus de Outubro


Seu Biu


Coco da Mata

Dia 05/08 - sexta-feira

Banda Lapada


D´pochete de Mochila


Banda Feitiço

Dia 06/08 – sábado

Arreio de Ouro


Humberto e Ricardo


Os Kara de Marte


Banda Leva

Dia 07/08 – domingo

Adilson Ramos


Moleka Bronzeada

Lia Moraes


Dia 08/08 - segunda-feira


Saia Rodada


Expresso Porto seguro


Carta Marcada


Dia 09/08 - terça-feira


Faringes da Paixão


Garota Safada


Beto Barbosa


Marcílio Montier


Dia 10/08 – quarta-feira


Prakata


Axerife


Calypso

Construção da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, completa um ano com 13% da obra concluída

Uma pilha de papéis no mar burocrático da estrutura financeira de um moderno estádio de futebol e um terreno coberto pela vegetação, com um ar quase interiorano e habitado por duas centenas de posseiros, formavam, basicamente, o cenário pernambucano para a Copa do Mundo de 2014 até o dia 30 de julho do ano passado. Naquela data, o Diário Oficial de Pernambuco publicou uma autorização ambiental para a implantação do canteiro de obras em São Lourenço da Mata.

A ação, já com o governo do estado pressionado pelo apertado calendário da Fifa, foi o sinal verde para ligar os motores das dezenas de máquinas que passariam a mudar os 52 hectares do complexo local para o Mundial, com arena, estacionamento e centro de imprensa. Na sequência de ações após aquele documento, veio a remoção das árvores, explosão de rochas, terraplanagem e fundações.

Hoje, a construção da Arena Pernambuco completa um ano, alcançando 13% de todo o cronograma traçado pelo consórcio. Trata-se de um crescimento acompanhado mês a mês pela série “Diário de uma Arena”. A tendência, segundo os engenheiros da Odebrecht, responsável pela obra, é que esse número acelere bastante a partir de agora, uma vez que o prazo de entrega é até dezembro do ano que vem.

“Em breve, as pessoas poderão avistar bem desde a estrada”, diz Jayro Poggi, engenheiro responsável pela obra. Fazendo um balanço desses primeiros doze meses é, de fato, visível as mudanças proporcionadas pela obra de grande porte, já empregando 865 pessoas em três turnos por dia. Prevista para acabar em setembro, a fundação do estádio, principal etapa atual, já chegou a 35% da execução programada. Entre estacas de raiz, sapatas e blocos, o total de unidades de sustentação das futuras arquibancadas (para 46 mil torcedores) chega a 1.943.

De acordo com Poggi, o fim da terraplenagm agilizou todo o processo do estádio, onde já brotam as vigas dos lados leste e oeste - a ala sul já foi concluída. “A evolução da obra é notável em um ano. Em agosto do ano passado, tínhamos pouco mais de 15 operários com a mobilização inicial do canteiro. Hoje, são mais de 850 e esse efetivo deve chegar a 2.100 pessoas, que trabalharão no auge da construção”, afirma. A construção das bases do estádio também deixou à mostra o desnível do tereno na ala leste da futura tribuna. Proposital, diga-se. Ali será construída uma parte do estacionamento subterrâneo.

Mirante

A partir do mirante, onde o Superesportes vem registrando mensalmente o plano geral do terreno da arena, já é possível enxergar o início da forma do estádio, com o contorno das arquibancadas. A estrutura de concreto mais alta está na ala sul do projeto, já com a fundação completa. A ala norte, às margens do Rio Capibaribe, será a última a ser erguida nesta etapa da arena. A expectativa é que até o fim do ano o estádio fique visível não só do mirante (dentro do terreno da Cidade da Copa) como também da rodovia federal BR-408.

Julho / 2010

Data em que oDiário Oficial de Pernambuco publicou a autorização para a instalação do canteiro de obras. No mesmo dia, as máquinas começaram a operar na área, dando início às obras, um mês depois da assinatura da parceria público-privada (PPP) entre o governo do estado e o consórcio Cidade da Copa, criando uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).

Agosto / 2010

A vegetação ainda cobria toda a área do estádio pernambucano. Havia apenas uma placa indicando que ali seria construída a arena, com 18 operários iniciando a construção da primeira estrada do canteiro. Paralelamente a isso, alguns posseiros, que ainda não haviam recebido a indenização, seguiam na área, inviabilizando qualquer ação de grande porte.

Setembro / 2010

Apesar da autorização do governo, era preciso, também, de uma licença da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Então, a maior ação no terreno passou a ser a do departamento de arqueologia da UFPE, que iniciou o mapeamento dos 270 hectares da área. Para adiantar o serviço, a Odebrecht encaminhou tratatores para o canteiro. Todos desligados.

Outubro / 2010

Após as ações preliminares da obra, as máquinas também foram ligadas, com a autorização da CPRH. Assim, os operários começaram o longo processo para retirar toda a vegetação, incluindo a remoção de um morro. Apenas 20 famílias seguiram na área, mas nenhuma delas morava dentro do perímetro do complexo do estádio, de 52 hectares.

Novembro / 2010

Devido a uma grande tubulação da adutora de Tapacurá, responsável pelo abastecimento de água potável de 60% do Grande Recife e que cortava a área da Arena Pernambuco, foi preciso colocar no papel a construção de uma nova, feita de aço, contornando no terreno. Neste mês também entrou na reta final a construção do centro administrativo, com quatro galpões.

Dezembro / 2010

Com a ajuda de um aparelho GPS no estudo de topografia, os engenheiros e técnicos da Odebrecht definiram o local exato do meio-campo do estádio, fincando um bandeira no “centro” do futuro campo de 105m x 68m. Para remover o morro, formado por grandes rochas, os operários começaram a escavar 800 buracos para a colocação de explosivos.

Janeiro / 2011

As chuvas de verão deram o primeiro grande brake na obra. Foram oito dias perdidos somente em janeiro por causa das chuvas, devido ao solo adverso, úmido. Contexto prejudicial não só na formação do aterro como no próprio deslocamento das máquinas, com vias intransitáveis. Quando o sol apareceu, as detonações das rochas marcaram o período.

Fevereiro / 2011

Para acelerar o andamento das obras e recuperar o tempo perdido, ficou decidida a implantação de três turnos, com trabalho quase 24 horas por dia, já em uma etapa com 300 operários no canteiro, ainda na terraplanagem da área do estádio, do estacionamento e do centro de imprensa. Até ali já haviam sido retirados 120 mil metros cúbicos de areia rocohsa.

Março / 2011

Armações de concreto passaram a fazer parte do solo da Arena Pernambuco na tarde de 16 de março de 2011, com a colacação da primeira viga A partir dali foi uma média de 12 estacas construídas por dia, na principal ação tocada pelas 90 máquinas em operação. Ao todo, são previstas 600 estacas em toda a estrutura das arquibancadas.

Abril / 2011

Após uma reformulação do processo de construção, a Odebrecht divulgou o total de funcionários no pico da obra, passando de 1.500 para 1,8 mil. Àquela altura, a execução da terraplanagem já estava em 85%, ao mesmo tempo que aumentava o ritmo das fundações, em 15% com estacas-raiz e 5% em blocos de concreto (cada um pesando 17 toneladas).

Maio / 2011

Conclusão da terraplanagem da Arena Pernambuco, com 500 mil metros cúbicos de aterro. Assim, as fundações das arquibancadas começaram a ficar visíveis, com o traçado do estádio, iniciado na ala sul. A evolução da fundação passou para 30% (estaca-raiz) e 10% (blocos de concreto). No período foi construída no local uma fábrica de fôrmas e armação de aço.

Junho / 2011

Data da formação do primeiro “acesso” dos torcedores para a (futura arquibancada do estádio - no caso, no anel inferior. Com o crescimento das estacas na fundação da ala sul do estádio, o solo recebeu uma base de cimento para primeiro lounge do estádio. Ainda faltava, porém, instalações elétrica e hidráulica até o acabamento para o exigente padrão Fifa.


Fonte:Cassio Zirpoli - Diario de Pernambuco.

sábado, 30 de julho de 2011

Pernambuco construirá cidade totalmente digital

O projeto inclui a Arena Pernambuco e será viabilizado por uma parceria público-privada. Cisco, Ericsson e Nec disputam fornecimento de tecnologia.

São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife deverá ser a primeira cidade inteligente do país. Escolhida para ser uma das 12 cidades-sede da Copa de 2014, a cidade, localizada a 19 km tanto do centro de Recife quanto do aeroporto internacional dos Guararapes, terá mais do que a arena multiuso de 50 hectares. O plano diretor, em fase final de elaboração, prevê a construção também de campus universitário, hotéis e centro de convenção, unidades comerciais, empresariais e residenciais, ocupando uma área total de 240 hectares (ou 2,4 km2), totalmente fibrada e com sistemas de segurança e de controle interligados a uma central de operações.

“Recife é uma das capitais com grande adensamento populacional em sua região metropolitana, tem uma demanda reprimida e queremos aproveitar o projeto (da arena) para fazermos a primeira cidade inteligente planejada do país”, conta Marcos Lessa, diretor-presidente do consórcio Arena Pernambuco, responsável pela execução do empreendimento, no modelo PPP (parceria público-privada).

O consórcio é formado pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos e Construtora Norberto Odebrecht, que assinou memorandos com a Cisco, a Ericsson e a Nec para o desenvolvimento do plano da infraestrutura tecnológica. As três fabricantes terão que apresentar soluções tanto para a infraestrutura de cabeamento/lançamento de fibras ópticas quanto as soluções inteligentes. “Queremos sistemas que façam o controle do trânsito, que transmitam as informações das câmeras de segurança para a central, e o gerenciamento inteligente de energia; além da conectividade em banda larga entre os diversos empreendimentos”, sintetiza Lessa.

Todo o plano diretor deverá ser concluído em agosto, quando o consórcio vai escolher também a empresa que será a parceira tecnológica do projeto. Segundo Lessa, com exceção da área residencial, todo o restante estará pronto antes de 2014. “O complexo residencial é de mais longo prazo e deverá ficar totalmente pronto em dez anos”, estima. O investimento inicial previsto pelo consórcio é de R$ 1,6 bilhão.

Fonte: Telesintese

Botafogo e São Lourenço vão decidir a 1° Copa Birino

Neste domingo (31) acontece a grande final no campo do pixete da 1° Copa Birino, às 08:30h. O terceiro lugar será disputado entre as equipes do Canto da Vila e Mangueirinha, logo após, será a grande decisão entre as equipes do Botafogo e São Lourenço.

O 1° Festival Pro Rock de São Lourenço da Mata terá mais de 10hs de shows

Será realizado no Próximo Domingo (31), no Pátio de evento Jair Pereira, o 1° Festival Pro Rock de São Lourenço da Mata. Com cerca de 17 atrações terá inicio às 11hs, no Pátio de evento, Jair Pereira. A festa só vai terminar na madrugada da segunda-feira(1), mais de 12 hs de shows com bandas de vários estilos.

Relator da Comissão da Reforma Política apresenta parecer em agosto

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) deve apresentar agora em agosto o seu relatório na Comissão Especial da Reforma Política. Um dos principais pontos deve ser a instituição do financiamento público das campanhas eleitorais. O objetivo é evitar a influência do poder econômico nas campanhas, que pode resultar em crimes como o caixa dois.

O deputado Luiz Couto (PT-PB) defende o mecanismo. "Acabaram com o showmício, com os outdoors; mas o dinheiro continua aí rolando a torto e a direito. Essa situação mostra que nós não podemos mais ficar fazendo de conta que queremos a reforma política."

Pelo financiamento público, seriam alocados recursos no Orçamento da União para serem divididos entre os partidos na época das campanhas. Com a proibição de doações privadas, os partidos competiriam em condições de igualdade.

Mas o deputado Arolde de Oliveira (DEM-RJ) acredita que o financiamento público não deve ser a prioridade agora. "Quando você põe dinheiro público, vai continuar a corrupção, não vai resolver. Eu acho que o financiamento público de campanhas é um aperfeiçoamento de tal ordem do sistema democrático que é uma das últimas coisas que nós temos que pensar. Depois que nós tivermos depurado o sistema partidário... nós temos quase 30 partidos políticos! Cada partido desse, a maioria, tiro aí uns 4 ou 5, a maioria é cartório eleitoral. Tem dono, esse pessoal vai se locupletar com dinheiro público", critica.

Para Arolde de Oliveira, é necessário proibir a coligação entre os partidos nas eleições e reduzir o número de partidos para algo em torno de 6.


Reportagem- Sílvia Mugnatto
Fonte:Agência Câmara

Juventude Socialista do PDT de São Lourenço da Mata realiza encontro neste Domingo (31)

O 2º Encontro 2011 da Juventude Socialista do PDT de São Lourenço da Mata foi antecipado para o próximo domingo, dia 31 de julho de 2011, já confirmaram presenças o Presidente da JS Estadual e Secretário da Executiva Estadual, Túlio Gadelha, o Tesoureiro e Presidente da Emprel, Batista Minas e os dirigentes municipais do Partido Adeildo Santos (presidente), Ananias (Vice-Presidente), Necobiu (Secretário) e os demais componentes da Executiva Municipal, Expedito Cabral, Luciana Santos, Laudenízio Azevedo e Carlos Freitas.

No Encontro como temas principais que serão discutidos:



a) reestruituração da Juventude Socialista local.




b) Integração, participação e ações dos novos quadros.




c) identificação nos nomes dos membros que desejam concorrer às eleições de 2012, em São Lourenço da Mata.

Fonte: Blog do PDT São Lourenço da Mata.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ettore volta a dizer que não está preocupado com a candidatura de ''Negão Abençoado'' à prefeitura de São Lourenço

Em entrevista ao Blog, o prefeito de São Lourenço, Ettore Labanca (PSB), voltou a dizer que não está preocupado com a candidatura do ex-deputado federal “Negão Abençoado” à sua sucessão pelos seguintes motivos:

a) O município ainda tem muitos problemas para resolver mas está no caminho certo. Deixou de ser uma “cidade dormitório” para se transformar num local de grandes investimentos, especialmente no setor imobiliário.

b) Até o ano da Copa do Mundo, cerca de 20 mil novas casas/apartamentos serão construídos em São Lourenço.

c) A cidade é quem melhor paga a professor na área metropolitana e mantém em funcionamento um sistema de saúde que á aprovado pela população.

d) A prefeitura tem um orçamento curto, é verdade, mas não deve a ninguém. As contas estão em dia, os servidores recebem dentro do mês.

e) Até o final de sua gestão, deverá calçar cerca de 200 ruas no município, além das que já foram calçadas até agora.


Fonte:Blog de Inaldo Sampaio.

Nota à Imprensa do Dep. Vinícius Labanca

Venho por meio da presente, considerando os fatos noticiados pela imprensa do meu Estado, esclarecer que o episódio ocorrido na data de hoje, em boate da cidade, não decorreu de qualquer ação direta ou indireta de minha pessoa. Na verdade, somente busquei contornar um desentendimento havido entre um amigo, e os prepostos do estabelecimento, sem que, em momento algum, eu tenha praticado qualquer ato de abuso de autoridade ou desacato, muito menos qualquer agressão verbal e/ou física direcionada a quem quer que seja. Aproveito ainda para afirmar que sou, e não me permito não ser, amigo dos meus amigos e amigas em qualquer que seja a circunstância.

Coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Recife, 29 de julho de 2011.

Deputado Estadual Vinícius Labanca (PSB)


Gabinete do Deputado Vinícius Labanca
Assessoria Parlamentar.

Renova São Lourenço mais forte do que nunca

Aconteceu nesta quinta feira (28 de julho) mais uma reunião do grupo “Renova São Lourenço da Mata”. Com a participação dos já integrantes PCdoB, PT, PV e PDT, ontem integrou-se ao grupo o PSL (Partido Social Liberal), representado na ocasião pelo Sr. Miguel (Representando Beto de ESPAN). Também esteve presente, representante do PSOL (Jornalista André Justino) para participar das discussões e debates que levarão a indicação de um nome para disputa do Executivo Municipal.

Estiveram presentes a reunião, lideranças da executiva do Partido dos Trabalhadores que reafirmaram estarem integrados ao grupo e que os problemas internos do partido serão tratados em esferas superiores.

O Partido Democrático Trabalhista – PDT apresentou seu candidato a prefeito de São Lourenço da Mata, o ex-vereador Tito Pereira que fez suas colocações sobre seus objetivos administrativos caso consiga eleger-se prefeito e suas ações em benefício da população de São Lourenço.

Os presidentes dos partidos PV, PCdoB, PDT e demais representantes reafirmaram o objetivo de caminhar juntos rumo as eleições 2012, no entanto o Jornalista André Justino ( PSOL-SLM) afirmou que seu partido é oposição ao governo federal, estadual e municipal, razão pela qual os objetivos partidários não de combinam e que seu partido prefere caminhar em outra direção.


Fonte:Blog do Magno Dantas.

Ettore Labanca lança Blog para divulgar eventos e compromissos de campanha



O Blog tem como objetivo divulgar eventos e compromissos de campanha do candidato da Frente Popular à Prefeitura de São Lourenço da Mata, e tem como responsável a jornalista Renata Gondim , com colaboração de integrantes da equipe de campanha, o endereço para acessar www.prefeitolabanca40.blogspot.com.


São Lourenço da Mata realiza VII Conferência Municipal de Assistência Social durante os dias (28 e 29)

Realizada na última quinta-feira (28) e nesta sexta-feira (29) a VII Conferência Municipal de Assistência Social realizada na igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias localizada na Av. 8 de Maio s/n, no bairro da Chã da Tábua. Compondo a mesa a Secretaria de Assistência Social - Nadja Santana, a Vice-Prefeita - Ires Moura, os vereadores Leonardo Barbosa, Antonio Manga, José Leopoldo, Reginaldo Costa, Gilberto Monteiro e Alcides Francisco, além do Conselheiro da Assistência Social – Gilton. O evento ainda contou com a palestrante Laura Isabel – Assistente Social e Pós Graduada em Políticas Públicas do Conselho estadual de Assistência Social.

Cerca de 200 pessoas participaram da conferência, entre elas usuários da assistência social, líderes comunitários, associações de moradores e representantes da sociedade civil, Além dos projetos como PETI, CJ, Projovem, CCA1, Bolsa, Coordenadoria da Mulher, CRAS e CREAS.

O primeiro dia da Conferência foi composto por apresentações culturais, debates e trabalhos em grupos. A realização da Conferência se dá a cada dois anos por determinação do Conselho Nacional da Assistência que indica uma reavaliação periódica afim de se cumprir as normas da Leis Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Para o segundo dia (28) do encontro estão reservados mais trabalhos em grupos, apresentação e aprovação de propostas, eleição de representantes para a Conferência Estadual além de outras atividades e apresentações culturais.

Fonte:Blog do Mario.

Deputado estadual vai parar em delegacia após confusão em boate

Cunhado do parlamentar teria tentado sair do estabelecimento sem pagar.

O deputado estadual Vinícius Labanca (PSB) se envolveu em uma confusão, na madrugada desta sexta-feira (29), dentro da boate Dona Carolina, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. De acordo com a polícia, um cunhado do parlamentar teria tentado sair do local sem apresentar o cartão de consumo pago.

Labanca e o advogado Ricardo Costa Pinto, 35 anos, que o acompanhava, não teriam gostado da atitude dos seguranças da casa noturna e iniciaram uma discussão.





Os donos da boate acionaram a Polícia Militar. Os agentes do 19º BPM encaminharam o deputado até a Delegacia de Plantão de Boa Viagem, onde acusaram o parlamentar de agressão e abuso de poder.

Do JC Online

FPM: terceiro repasse do mês será de mais de R$ 1,137 bi

O terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de julho será creditado na próxima sexta-feira, dia 29. O repasse de é de R$ 1.137.495.117,55 em valores já descontados a retenção do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). Em valores brutos, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 1.421.868.896,94.

Com este último repasse - maior que o previsto pela Receita Federal no início do mês - o mês de julho fecha com um total bruto de R$ 5 bilhões em valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Este valor é 47,7% maior do que o distribuído no mesmo período do ano passado, sendo uma parte deste crescimento explicado pelo repasse extra no mês que foi de R$ 574 milhões.

De acordo com os dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), no acumulando do ano o FPM apresenta um crescimento de 30,9% comparando com o mesmo período de 2010 em valores brutos e corrigidos. A previsão da Receita Federal para o mês de agosto é de R$ 4 bi.

Veja aqui o estudo completo

Fonte:CNM

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Projeto exige tempo mínimo de registro para fusão de partidos

A Câmara analisa o Projeto de Lei 696/11, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), que só permite a fusão ou incorporação de partidos políticos após dois anos de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, o partido deverá ter participado de pelo menos uma eleição.

A parlamentar lembra que o Brasil possui 27 partidos políticos registrados no TSE. “A fusão ou incorporação de partidos não podem ser automáticas, muito menos com o objetivo de burlar a atual legislação eleitoral e desmoralizar a tese da fidelidade partidária, muito cobrada pela sociedade brasileira”, argumenta.

A proposta altera a Lei dos Partidos Políticos (9.096/95). Hoje a legislação não estipula prazos para a criação, a fusão, a incorporação e a extinção de partidos políticos cujos programas respeitem a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana.

Tramitação


O projeto, que tramita em regime de prioridade, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir ao Plenário.

Reportagem - Noéli Nobre
Fonte:Agência Câmara.

Frente de Renovação Trabalha para mudar São Lourenço da Mata.

Na noite do último sábado (23), os partidos se reuniram para conversar sobre a atual conjuntura política municipal. Entendendo que se tratava de um diálogo inicial, o Partido dos Trabalhadores buscou aproximar o Partido Socialismo e Liberdade do agrupamento político que vem se formando para uma possível frente alternativa, aos candidatos apoiados pelo atual prefeito Ettore Labanca e o ex-prefeito Jairo Pereira.

Na ocasião, regada a respeito mutuo, o PSOL afirmou que o interesse inicial de participar desse agrupamento é apresentar alternativas praticáveis para uma mudança na condução política da gestão pública e no comportamento dos partidos tradicionalmente ligados aos interesses populares. Sobre os nomes, a sigla argumentou que ainda discutirá esse tema internamente, ao tempo que também não negou a possibilidade de apresentar um nome à disputa da prefeitura.

O PT que dentro dessa reunião de partidos, que ainda congrega PV, PDT e PC do B, já apresentou dois nomes para majoritária. Na reunião se mostrou interessado em assumir essa tarefa junto aos socialistas. Além de desejar conformar uma coalizão que sirva de opção frente aos nomes apresentados até agora na cidade.

PSOL e PT em São Lourenço sentam para diálogar

André Justino/PSOL - SLM

Fonte:Blog do Magno Dantas

Ricardo Leitão promete entregar a arena da Copa de São Lourenço até dezembro de 2012

O secretário extraordinário da Copa de 2014, Ricardo Leitão, informou nesta quarta-feira à TV Clube que o cronograma das obras está em dia e que a arena que está sendo construída em São Lourenço da Mata estará concluída até dezembro do próximo ano, habilitando-se, desta forma, a receber a Copa das Confederações.

Segundo ele, não há o menor risco de Pernambuco não construir este estádio dentro do prazo fixado pela Fifa.

Além disso, acrescentou, as obras de mobilidade urbana que serão construídas com recursos do PAC da Copa também estão em dia e deverão estar prontas até o início de 2014.

A Fifa anunciou hoje no RJ que a Copa terá início no Dia dos Namorados: 12 de junho de 2004 (provavelmente em SP) e encerramento em 13 de junho (no RJ).

Fonte:Blog de Inaldo Sampaio.

Municípios recebem dois repasses extras de FPM em julho

Os Municípios brasileiros recebem neste mês de julho dois repasses extras referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), depositados antes do terceiro decêndio. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, anuncia que o primeiro já foi creditado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) nesta quarta-feira, 27, e próximo está agendado para o dia 28.

O primeiro extra – relativo a depósitos judiciais bloqueados – foi de R$ 30.286.664, já com a retenção do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). De acordo com a CNM, o valor bruto, sem este desconto, chegou a R$ 37.858.330.

A entidade estima que o próximo repasse, referente à classificação por estimativa das receitas de Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) relativos aos pagamentos do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), será de R$ 429.579.210, com a retenção do Fundeb. Em valores brutos, o montante será de R$ 536.974.013.

Este último repasse, segundo esclarecimentos da CNM, ocorre separadamente em função do programa de parcelamento de dívidas, de vários impostos, da Receita Federal. Ao efetuar o pagamento da guia de Refis, pessoa jurídica ou física, a RFB classifica por estimativa a quantia de cada imposto do recolhido e separa o que é IR e IPI para fazer o repasse correspondente ao FPM.

Conquista

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, sinaliza: “este é um de diversos outros prováveis repasses extras que virão”. Resultado de parceria com deputados, como no caso do deputado Júlio César (DEM-PI), os depósitos adicionais representam mais uma conquista do movimento municipalista.

“Temos lutado já há algum tempo junto à Receita Federal para que a classificação dos refinanciamentos dos tributos seja mais rápida”, lembrou Ziulkoski.

Fonte:CNM

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Guarda municipal flagra despejo de fezes as margens da BR-408


A guarda municipal de São Lourenço da Mata sob o comando do major João Santana flagrou três caminhões da Empresa LOGICA AMBIENTAL LTDA. despejando fezes clandestinamente na margem da BR 408, próximo à entrada do engenho Santa Rosa. Os condutores Eduardo Viana Gomes, Fabrício da Cruz Fernandes e José Severino da Silva foram impedidos de continuar o despejo graças à equipe da guarda municipal, composta do inspetor Batista, GM Maurício e o próprio comandante. Interpelados, os condutores disseram estar trazendo o material de uma estação de efluentes.segundo informações da equipe da guarda, toneladas de fezes foram despejadas no local, Os caminhões foram apreendidos e os condutores levados à Delegacia de Meio Ambiente.

Veja o que diz o Decreto lei 6.514/2008

Art. 61. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar

em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da biodiversidade:

Multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais).

Parágrafo único. As multas e demais penalidades de que trata o caput serão aplicadas após laudo técnico elaborado pelo órgão ambiental competente, identificando a dimensão do dano decorrente da infração e emconformidade com a gradação do impacto.

Fonte:Portal Slnet1.

Negão Abençoado será candidato a prefeito em São Lourenço da Mata pelo PMN

O ex. Deputado Federal Marcos Antônio, cantor evangélico conhecido como Negão Abençoado fará sua filiação no PMN nesta quinta - feira (28) para disputar a prefeitura de São Lourenço da Mata, já que antigo partido PRB ira apóia a reeleição do atual prefeito Ettore Labanca (PSB), o ato de filiação será às 16h, na sede estadual do PMN.

Projeto prevê votação em dois candidatos para o Legislativo

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1699/11, da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que obriga o eleitor a votar, no mesmo pleito, em dois candidatos de gêneros diferentes para os cargos de deputado federal, deputado estadual e vereador.

Segundo a deputada, o objetivo do projeto é “corrigir lacuna legal quanto à carência de representação feminina nos Poderes Legislativos”. “O eleitor, votando em dois candidatos de gêneros diferentes, aumentará muito a probabilidade de conseguirmos tornar a representação do Legislativo brasileiro mais condizente com a realidade de nossa sociedade”, diz a parlamentar.

O projeto muda a Lei Eleitoral (9.504/97), mas não estabelece como será feita a distribuição das vagas para os cargos.

Tramitação


A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ir ao Plenário.

Reportagem – Rodrigo Bittar
Fonte:Agência Câmara

Slnet1 entrevista nesta Quarta-Feira (27) Adeildo Santos Presidente do PDT

Nesta quarta-feira (27) as 20:00 o Chat do Portal Slnet1 recebe Adeildo Santos Presidente do PDT em São Lourenço da Mata para falar sobre a Candidatura de Tito Pereira para Prefeito de São Lourenço da Mata Participe.

Fonte:Portal Slnet1

terça-feira, 26 de julho de 2011

Não há previsão para novo julgamento do caso Jennifer Kloker

O novo julgamento dos acusados de assassinar a turista alemã Jennifer Kloker continua sem previsão de acontecer. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deveria apreciar, nesta quarta-feira (27), o pedido de desaforamento do julgamento feito pelos advogados de Delma Freire, uma das acusadas do crime, durante sessão do Tribunal do Júri prevista para as 14h. No entanto, o pedido não será apreciado porque, de acordo com a assessoria de imprensa do TJPE, a Procuradoria do Ministério Público não enviou seu parecer sobre o caso.

Se o Ministério Público enviar o parecer ainda nesta semana, o pedido só poderá ser julgado no próximo dia 03 de agosto, já que as sessões do Tribunal do Júri do TJPE são realizadas somente nas quartas-feiras. Se a solitação dos advogados de Delma for acatada, a audiência não será mais realizada no Fórum de São Lourenço da Mata.

O júri popular dos quatro acusados de matar a alemã: Delma Freire de Medeiros (sogra da vítima), Pablo Richardson Tonelli (o marido), Ferdinando Tonelli (o sogro), e Alexsandro Neves dos Santos, que teria efetuado os disparos, deveria ser realizado nesta quarta-feira (27). Com receio de que a audiência fosse cancelada novamente, o juiz de São Lourenço da Mata, Djaci Salustiano, preferiu aguardar a apreciação do pedido de desaforamento.

A "novela" sobre o destino dos acusados teve início no dia 24 de maio, quando o júri popular foi adiado, menos de uma hora depois de iniciados os procedimentos do julgamento. Os defensores de Delma solicitaram que fosse realizado um exame de sanidade mental nela e uma nova data foi marcada. O resultado do exame foi divulgado no dia 22 de julho e constatou que Delma não possui problemas mentais e pode ser levada à júri popular.

Agora, a única pendência para a realização da audiência é a apreciação do pedido de desaforamento feito pela defesa. O crime, que chocou o Estado, aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2010, na altura do km 97 da BR-408, no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.

Além dos quatro acusados já mencionados, um quinto acusado de participação no crime, Dinarte Dantas de Medeiros, também seria levado a júri popular, mas recorreu da pronúncia e aguarda decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Fonte:Do NE10

1.048 Vagas Para Cursos Grátis

Com o objetivo de capacitar mão de obra profissional, o Serviço Nacional de Aprendizage Comercial de Pernambuco (Senac-PE) abriu seleção para o Programa Senac de Gratuidade (PSG) até o dia 31 de julho. Ao todo, serão ofertadas 1.048 vagas para cursos de capacitação nas áreas de montagem e manutenção de computadores, administrador de redes, operador de telemarketing, garçom, vendedor, entre outros (veja tabela). As aulas serão ministradas em unidades do Senac nas cidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Vitória, Paulista, São Lourenço, Igarassu, Garanhuns, Caruaru, Cabrobó e Salgueiro.

De acordo com a diretora Regional do Senac-PE, Lygia Leite, as oportunidades foram planejadas com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. “Todas as vezes que a gente lança o PSG, observamos o desenvolvimento das cidades, especialmente aquelas que têm demanda maior”, ressaltou a diretora.

Todos os cursos de capacitação têm carga horária mínima de 160 horas, podendo chegar a 800 horas (no caso do curso de garçom). Os interessados devem se dirigir ao Senac mais próximo da área do Programa, com documentação original e cópia de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade, além de preencher uma declaração de baixa renda. Cada candidato só poderá se inscrever para um curso. O resultado da seleção sai no dia 3 de agosto no www.pe.senac. br/psg ou pelo telefone (0800 0811688). “A partir do dia 4 de agosto, serão confirmadas as inscrições. Os convocados deverão efetivar a matrícula até o dia 12 de agosto. É muito importante que os candidatos completem o processo de matrícula”, enfatizou Lygia.

Fonte :Folha de PE

Programa Cultural de 01 a 10 de Agosto de 2011 na Praça enfrente a Igreja Matriz

De 1 a 10 de agosto será realizada na Praça enfrente a Igreja Matriz de São Lourenço da Mata uma festa cultural e religiosa em homenagem ao Padroeiro do município. Nesta segunda (1), às 20h, apresentará na Praça enfrente a Igreja Matriz de São Lourenço da Mata, o Padre Cleodon, que vem abrilhantar ainda mais a nossa festa em homenagem ao nosso Padroeiro São Lourenço Mártir.

Segunda-feira - 01/08 - às 20h00 - Show com o Padre Cleodon

Terça – feira - 02/08 - às 20h00 - Concurso Culturais

Quarta-feira - 03/08 - às 20h00 - Ministério de Musica Rainha dos Anjos

Quinta-feira - 04/08 - às 20h00 - Ministério de Musica ADEÃ;

Sexta-feira -05/08 - às 20h00 - Ministério de Musica Agnus Dei

Sábado - 06/08 - às 20h00 - MPB com André Melo e Banda

Domingo - 07/08 - às 20h00 - União Jovem

Segunda-feira - 08/08 - às 20h00 - Ministério de Musica Magnificat

Terça – feira - 09/08 - às 20h00 - Show do Programa Salve Maria e Leonardo Feitosa

Quarta-feira - 10/08 - às 20h00 – DJ da Obra de Maria

São Lourenço da Mata realizará a VII Conferência Municipal de Assistência Social.

Será realizada nos dias 28 e 29 de Julho em São Lourenco da Mata, a VII Conferência Municipal de Assistência Social, é muito importante para o município esse evento para avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política de Assistência Social no Município.

A a VII Conferência Municipal de Assistência Social,terá como tema central : “CONSOLIDAR O SUAS E VALORIZAR SEUS TRABALHADORES”.

Programa do Espaço Ciência estará em São Lourenço em Agosto

O mês de agosto será agitado para o Espaço Ciência. O motivo? O programa intenerante, Ciência Móvel. A iniciativa existe desde a fundação do espaço e começou a circular pelas cidades do interior do estado pernambucano em 2005, quando recebeu o ônibus da Academia Brasileira do Rio de Janeiro (ABRJ). Além das cidades Escada, São Lourenço da Mata, Araripina, Itambé, Goiana e Barreiros, os municípios que estejam participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, também receberão a visita do programa o mesmo estará em São Lourenço da Mata na Escola Municipal Cleto Campelo, no dia 02/08/ 2011.

Segundo a coordenadora do Ciência Móvel, por cidade, são cerca de 2 mil pessoas atendidas. “Esperamos um público maior a cada ano. Nosso foco é o público jovem em geral. Queremos levar conhecimento científico para o pessoal que não tem condições de nos visitar”, enfatiza. As cidades interessadas em receber o Ciência Móvel já podem se programar e solicitar o agendamento pelo telefone (81) 3183.5528.

O Ex-prefeito Tito Pereira agora no PDT

O Presidente do Diretório Estadual do PDT-Partido Democrático Trabalhista e também Prefeito de Caruaru, José Queiroz esteve reunido com o Ex-Prefeito de São Lourenço da Mata, Tito Pereira, o Presidente do Diretório Municipal, Adeildo Santos e o Secretário Neco Biu para tratar dos rumos das eleições de 2012 em São Lourenço da Mata.

Entre outros assuntos tratados, José Queiroz, abonou a ficha de filiação de Tito, tratou sobre sua (de Tito) pré-candidatura a prefeito e sobre o fortalecimento da sigla em São Lourenço da Mata.

Confiante e bem à vontade, Tito conversou sobre seus planos políticos e o desejo de lutar e contribuir para o crescimento do Partido.

O Partido, que já tem vários pré-candidatos para disputar as eleições de vereadores em 2012, a partir de agora vai incrementar reuniões para firmar novas composições e coligações partidárias com outras forças políticas visando formar uma ampla frente política na Cidade.

Fonte: Blog do PDT São Lourenço da Mata

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Palco para os 10 dias de show já está sendo montado






Grande parte da estrutura do palco e camarotes já estão sendo montados, no Pátio de Eventos, Jair Pereira para os 10 dias de show que deverá começar no próximo domingo (31), com a noite do rock onde irão se apresentar várias bandas do município.

No dia 1 de agosto: as atrações serão as seguintes:


DAVISSON E BANDA CHAMAS


FRUTOS DA PAIXÃO


MOACIR DO ACORDEOM

São Lourenço será um dos 11 diretórios escolhidos pelo PSD

O recém-criado PSD está a um passo de ser oficializado. A legenda - originada, sobretudo, de militantes do Democratas - dá início às primeiras convenções no Estado. A princípio, apenas 11 diretórios municipais começam a se estruturar em Pernambuco, para, na próxima quarta-feira, eleger o presidente estadual do novo partido, que não é segredo para ninguém: o ex-deputado federal André de Paula. Os representantes de cada diretório municipal serão escolhidos, hoje, em reuniões locais. De acordo com André, após esse processo, a legenda estará pronta para ser formalizada no Tribunal Reginonal Eleitoral.


“A partir da eleição do diretório estadual, o partido vai levar a petição para a homologação. Estaremos habilitados para ir ao TRE levar as certidões de apoiamento das diversas zonas eleitorais e mostrar que ‘tantos’ eleitores apoiaram o partido”, explicou.


Segundo André de Paula, a quantidade de diretórios municipais em Pernambuco ultrapassa o exigido pela Lei. A legenda adotou a estratégia para garantir mais consolidação na esfera estadual. “É preciso 5% (de diretórios municipais) da quantidade de municípios, ou seja, precisamos de nove, mas temos 11, então temos essa folga”, esclareceu. O social-democrata ainda explicou que em grandes cidades como Recife, Olinda e Jaboatão, o PSD preferiu esperar a entrada de mais lideranças. Já nas menores cidades, existe uma “clareza na questão política do município”.


Ainda de acordo com o dirigente, após o processo de definição da nova legenda, muitos interessados estarão mais seguros para se filiarem. “Nós temos dois ti­pos de conduta: aqueles que ingressaram no partido e resolveram correr o risco; e aqueles que pensavam que o projeto não poderia ser concluído e aguardaram apenas a certeza de que projeto se­ria fechado”, afirmou, confiante.


Os diretórios municipais do PSD estarão situados em Taquaritinga do Norte, Cumaru, Vitória de Santo Antão, Pedra, São Lourenço da Mata, Chã Grande, Pesqueira, Ribeirão, Sao José da Coroa Grande e Verdejantes.

VISITA




Após a visita sigilosa do prefeito de São Paulo e idealizador do PSD, Gilberto Kassab, ao governador Eduardo Campos (PSB), um novo encontro está previsto. A data, no entanto, não está marcada. Segundo André de Paula, o presidente nacional do PSD vem a Pernambuco para participar de um grande evento em comemoração à oficialização da legenda.


Fonte: Folha de Pernambuco

Pátio de Eventos, Jair Pereira está em péssimas condições


Está em estado lamentável, o pátio de eventos, Jair Pereira. O Pátio que abriga a maior festa do município está com vários buracos, será preciso muito trabalho para consertar, pois devido ao periodo chuvoso os serviços não poderão ser realizados rapidamente. Vale lembrar que falta uma semana para o início da festa do padroeiro do Município.

Câmara de vereadores de São Lourenço da Mata tem reunião Extraordinária nesta segunda-feira (25)

O Presidente da Mesa Diretora da Câmara convoca todos os vereadores para Reunião Extraordinária, agendada para o dia 25 de julho de 2011, segunda-feira, a fim de discutir, aprovar ou rejeitar o Projeto de Lei 018/2001 – EMENTA que trata da abertura de Crédito Especial e dá outras providências.



Às 14:00 horas; Projeto de Lei 019/2011 – EMENTA Municipal número 2.237 de 02/02/09 que altera e acresce dispositivos à Lei,

Às 15:00 horas; Projeto de Lei 020/2011, oriundo do Poder Executivo – EMENTA Municipal modificando dispositivo do Plano Diretor número 2.159 de 10/10/06,

Às 16:00 horas; Projeto de Lei 021/2011, oriundo do Poder Executivo para firmar termo aditivo de convênio com o IRH-PE, Instituto de Recursos Humanos, às 17:00 horas.


Fonte:Câmara de vereadores.

domingo, 24 de julho de 2011

Faltando uma semana para começar a festa do padroeiro de São Lourenço, o parque de diversão já está pronto

Faltando uma semana oficialmente para início da festa do padroeiro de São Lourenço de 2011, grande parte dos quinze brinquedos que fazem parte do parque de diversão já estão prontos para os dez dias de festa, os mesmos estão localizados nas laterais do clube Flamengo.

Tito Pereira (pré candidato pelo PDT) se reúne com o Presidente Regional do PDT, José Queiroz

Nesta segunda-feira (25), a partir das 9h, o pré-candidato, a prefeito pelo PDT de São Lourenço, Tito Pereira, juntamente com Adeildo Santos e Neco Biú (Presidente e Secretário do Diretório Municipal), vão se reunir com o Presidente Regional do PDT e Prefeito de Caruaru, José Queiroz e o Deputado Federal, Wolney Queiroz, para traçar as composições e possibilidades de coligações nas eleições de 2012, em São Lourenço da Mata.

Oficina de férias

A associação dos moradores da Vila do Reinado estará promovendo no período de 25/07 a 29/07/2011 varias oficinas de artes manuais, entre elas, montagem de bijuterias, confecção de caixa de presente, unhas artesanais. As inscrições podem ser realizadas na Associação dos Moradores que fica na Rua Minas Gerais, Nº 34 na Vila do Reinado, falar com Jacicleide ou Alice, mais apresse-se pois são poucas vagas para cada oficina.

Ainda no dia 29/07 haverá uma tarde de recreação para crianças apartir das 15:00 hs.Julho é mês de ferias, tempo de diversão e sempre uma boa oportunidade para aprender algo diferente e divertido. Por isso temos uma boa sugestão de distração, diferente e dinâmica para todas as idades.

Fonte:blog Meu Bairro Faz

sábado, 23 de julho de 2011

Escolas públicas e privadas podem ser obrigadas a alfabetizar em braile

A Câmara analisa o Projeto de Lei 444/11, do deputado Walter Tosta (PMN-MG), que obriga as escolas públicas e privadas a alfabetizar alunos pelo sistema de leitura em braile, quando for necessário.

O autor diz que, se a proposta for aprovada, as editoras deverão produzir material didático em braile, em quantidade suficiente, e as escolas deverão qualificar seus profissionais para essa tarefa.

“Não se trata somente de um aperfeiçoamento no sistema de ensino, mas de uma adequação às necessidades dos alunos com deficiência e acima de tudo da aplicação da isonomia constitucionalmente garantida. É justo que todo e qualquer brasileiro possa ser alfabetizado, tendo amplo acesso à informação”, afirma.

Lei atual

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/96) estabelece que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante diversas garantias, entre elas o atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

A lei também obriga os sistemas de ensino a assegurar aos alunos com necessidades especiais, entre outros pontos:
- currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
- professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte:Agência Câmara

Cerca de 9 partidos e 148 pré candidatos estarão ao lado de Ettore Labanca para as eleições de 2012

Aconteceu nesta sexta-feira (22), no espaço de evento Bulevar, o primeiro encontro do grupo político do atual prefeito, Ettore Labanca, onde participaram deste encontro os presidentes dos partidos, além dos prés candidatos que estarão ao lado de Labanca para as eleições de 2012 em São Lourenço da Mata.



O primeiro encontro do grupo político do atual Prefeito foi considerado pelos presentes um sucesso, onde estiveram 200 pessoas entre pré candidatos e amigos do prefeito, Labanca, que aproveitou o ensejo e agradeceu a presença de todos.



Também esteve presente, o Deputado Estadual, Vinicius Labanca, que ressaltou a forca política do grupo, já o Secretário de Finanças, Gino Albanez, falou da importância política do evento, pois cerca de 200 pessoas estiveram presentes em plena sexta-feira, demonstrando apoio ao atual prefeito, Ettore Labanca.

Os nove partidos que estão com, Ettore Labanca, são: PSB,PTB,PR,PSC,PSD,PT,PP,PTC,PTdoB.

Também marcaram presença, todos os vereadores que dão sustentação ao prefeito, Ettore Labanca e o Pré candidato a prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre e alguns vereadores de Camaragibe.

Ensino fundamental poderá ter jornada de sete horas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 450/11, do deputado licenciado Thiago Peixoto (GO), que define os critérios que os gestores de escolas públicas de educação básica devem adotar para garantir o padrão de qualidade previsto na Constituição. O texto também especifica as penalidades impostas aos responsáveis que deixarem de adotar os procedimentos previstos.

Entre os critérios obrigatórios de qualidade propostos constam a jornada escolar universal em tempo integral, de pelo menos sete horas diárias no ensino fundamental e de cinco horas no ensino médio. O magistério público também deve contar com plano de carreira e exigir titulação mínima de todos os profissionais da educação.

A proposta estabelece outros cinco critérios para a melhoria da qualidade do ensino:
- programa de formação continuada para os profissionais do magistério e servidores técnico-administrativos, de duração anual, e com dotação orçamentária específica;
- período de tempo semanal dedicado a atividades de planejamento e estudo coletivo, inserido na jornada de trabalho dos profissionais da educação;
- elaboração pelas escolas de seus próprios planos de educação, em consonância com o Plano Nacional de Educação;
- padrões definidos de infra-estrutura e funcionamento das escolas, de acordo com a relação custo/aluno/padrão/qualidade periodicamente calculada para cada etapa e modalidade da educação básica;
- estratégias diferenciadas na oferta de educação infantil, a fim de que todas as crianças na faixa etária de zero a cinco anos recebam a atenção educacional adequada.

Melhora progressiva

De acordo com o projeto, a qualidade do ensino fundamental e médio deverá ser avaliada periodicamente. A cada avaliação, as médias de resultados deverão ser superiores às anteriormente verificadas. Para tanto devem ser desenvolvidas ações específicas, com a necessária alocação de recursos financeiros em volume compatível com os esforços a serem empreendidos em cada sistema e rede pública de ensino.

A proposta determina também que enquanto houver estudantes com aproveitamento inferior ao mínimo aceitável, as unidades da Federação deverão desenvolver essas ações específicas, com destinação de recursos em escala compatível com a necessidade de superação das causas da insuficiência.

Penalidades

O descumprimento dessas regras, segundo a proposta, será considerado crime de responsabilidade, infração político-administrativa e ato de improbidade administrativa. Além disso, levará à suspensão das transferências voluntárias, relativas à educação, da União ao estado ou ao município, enquanto não forem superadas as irregularidades.

Tramitação

A proposta é idêntica ao PL 7420/06, da ex-deputada Professora Raquel Teixeira (GO), ao qual está apensado. Os projetos serão analisados pelas comissões de Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirão para o Plenário.

Thiago reapresentou seu projeto porque o anterior havia sido arquivado, mas ele foi desarquivado depois, e agora tramitam em conjunto.

Reportagem – Maria Neves
Fonte:Agência Câmara.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Caso Jennifer Kloker: júri popular dos acusados da morte da alemã é adiado

O júri popular dos acusados do assassinato da alemã Jennifer Kloker (foto) foi adiado. Inicialmente marcada para ocorrer na próxima quarta-feira (27), a sessão foi suspensa pelo juiz Djaci Salustiano de Lima, da Vara Criminal de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.

O adiamento do júri popular foi determinado pelo juiz para aguardar o julgamento do pedido de desaforamento solicitado pela defesa da ré Delma Freire de Medeiros, que tramita na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justia de Pernambuco (TJPE) e consiste em um requerimento solicitando que o acusado seja julgado em uma outra cidade, diferente do local onde ocorreu o crime. Caso o pedido seja indeferido pela Câmara, a Vara Criminal de São Lourenço poderá marcar uma nova data para o júri.

O relator do caso é o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva. Na última quarta-feira (20), o relator proferiu despacho, solicitando que o juiz Djaci Salustiano preste esclarecimentos sobre o pedido de desaforamento no prazo legal de cinco dias. A notificação dever chegar à Vara Criminal de São Lourenço até a próxima terça-feira (26). Após receber as informações do magistrado, o gabinete do desembargador encaminhará os autos à Procuradoria de Justiça para emissão de parecer.

SANIDADE MENTAL DE DELMA FREIRE

O resultado do exame de sanidade mental feito em Delma Freire, acusada de planejar o assassinato da nora, a alemã Jennifer Kloker, foi enviado pelo juiz Djaci Salustiano ao Ministério Público. A promotora de Justiça Ana Cláudia Walmsley, que recebeu o laudo dos médicos, informou que o exame atesta a sanidade mental de Delma Freire e que ela pode, sim, ser julgada pelo crime que aconteceu no ano passado.

O julgamento de Delma Freire e dos outros réus (Pablo Tonelli, Ferdinando Tonelli, Alexsandro Neves dos Santos e Dinarte Dantas de Medeiros) havia sido marcado para o dia 24 de maio, mas acabou sendo adiado porque o advogado da acusada pediu que ela fosse submetida a esse exame de sanidade mental. O irmão de Delma Freire, Dinarte Dantas de Medeiros, também vai a júri popular, mas aguarda o processo em liberdade.

ENTENDA O CASO

A alemã Jennifer Kloker, de 22 anos, foi morta a tiros às margens de uma rodovia em São Lourenço da Mata, em 16 de fevereiro de 2010, uma Terça-feira de Carnaval. As investigações revelaram que o crime foi forjado por parentes que receberiam o seguro de vida de Jennifer no valor, hoje, de mais R$ 2 milhões. Quatro deles foram presos e três acusados confessaram o crime: o marido de Jeniffer Pablo Tonelli, o pai adotivo de Pablo, Ferdinando Tonelli, e Alexsandro Neves - que teria feito os disparos. A polícia diz que Delma Freire, sogra da vítima, planejou o assassinato. Este ano, ela teria admitido a participação no crime.

Fonte:Da Redação do pe360graus.com

Secretário acompanha serviço na Miguel Arraes

Faltando uma semana para o início oficialmente da festa do padroeiro de São Lourenço de 2011, a prefeitura está realizando um grande serviço na Avenida Miguel Arraes com a colocação de pedras rachadinha para melhorar as condições de quem vai comercializar naquele local. O Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, Adalberto Legal, disse que o local vai ter várias variedades e os serviços deverá está concluído até a próxima segunda-feira (25).