sexta-feira, 26 de julho de 2013

Municípios pernambucanos discutem ações contra o crack

11032013_AgCNM_NaoCrack11032013_AgCNM_NaoCrack
Com o objetivo de ampliar a luta contra as drogas, os Municípios de Carpina e Lagoa do Carroem Pernambuco intensificam as discussões e as ações contra o crack. Os Municípios localizados na Zona da Mata Norte começaram a fazer reuniões técnicas preliminares sobre o tema e firmaram uma parceria com o programa Pernambuco contra o Crack, promovido peloMinistério Público do Estado.

A ideia é tentar sensibilizar os Municípios e iniciar a discussão a respeito da problemática dasdrogas e traçar ações de combate ao tráfico e consumo para a região. Os encontros do MPPE servirão para que os promotores de Justiça se reúnam com os representantes dos Municípios, secretários municipais, sociedade civil, educadores, delegados de Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar. Além disso, como Carpina sedia uma Gerência Regional, a ideia é que a reunião conte com a participação dos gerentes das áreas de Educação e Saúde da localidade.
As ações do projeto Pernambuco contra o Crack foram discutidas nos Municípios de Nazaré da Mata, Paudalho e Condado. O projeto nasceu em Arcoverde (Sertão do Araripe) e um ano após sua implantação conseguiu reduzir em 86% o número de atos infracionais envolvendo adolescentes. O projeto também conseguiu diminuir o consumo e o tráfico de drogas na região. A iniciativa expandiu-se para outras cidades, mobilizando a população desses locais, até ser modificada pelo MPPE, para atingir todo o Estado.
A ideia do programa é combater, não só o crack, mas o tráfico e consumo de todas as drogas, sob várias frentes: na educação dos jovens, para que não usem pela primeira vez o crack; na saúde, para o tratamento dos dependentes químicos e na segurança pública, através do combate ao tráfico e à violência, que acompanha o seu uso.
Para o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, é importante a ação dos Municípios na prevenção, pois o crack é um problema sério e devastador. “É importante que as ações atinjam as famílias, que a prefeitura invista em esportes e alternativas de lazer para os jovens não entrarem no mundo das drogas. Pois a prevenção é mais barata que a cura”, alerta o presidente.
Fonte :CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário